e olha que esse país é constante vítima de furações , terremotos , vulcões ; foi atingido por um terrível tsunami em fevereiro de 2011 ; tem uma quantidade limitadíssima de terras férteis ; saiu derrotado , arrasado e humilhado da Segunda Guerra Mundial e seu território - na verdade um arquipélago formado por 6.852 ilhas - é menor do que por exemplo , o do Estado de Minas Gerais ........
Em 1964 , já plenamente recuperado , o milenar JAPÃO teve o privilégio de sediar a décima quinta edição dos Jogos Olímpicos na cidade de Tóquio , ( ABAIXO , YOSHINORI SAKAI , NASCIDO EM 6 DE AGOSTO DE 1945 - DATA EM QUE FOI LANÇADA A BOMBA ATÔMICA SOBRE A CIDADE DE HIROSHIMA - E QUE TEVE O PRIVILÉGIO DE ACENDER A PIRA OLÍMPICA )
mostrando todo o seu impressionante poder de superação , sendo que na mesma época já impressionava o mundo com seus eficientes rádios
e aparelhos de televisão , mas nada é por acaso........No Japão , os únicos que não precisam se curvar diante do IMPERADOR ( desde 1989 esse posto é ocupado por AKIHITO - ABAIXO )
são OS PROFESSORES ( ABAIXO ) , pois acredita-se que sem professores um país não pode ter um imperador ........SÁBIO POVO !
Da chamada "Terra do Sol Nascente " agora iremos para adura realidade tupiniquim .......E agora a palavra é do professor JULIANO CARVALHO BUENO : "Uma certa revista de renome nacional trouxe reportagem sobre a adoção da meritocracia para os professores.Para variar, consultaram pesquisa feita por uma universidade norte-americana. A culpa pela má qualidade da educação recaiu sobre o professor
.Interessante,é que o país citado ( ABAIXO )
na pesquisa há muitos anos não está na vanguarda da educação mundial,mas mesmo assim a revista insiste com esse tipo de pesquisa.A Finlândia ( ABAIXO )
e a Coreia do Sul ( ABAIXO )
são citados como exemplos de países que adotaram a meritocracia para melhorar a qualidade da educação...' Avaliar o desempenho individual dos professores permite não só premiá-los de forma justa,mas também fazer algo mais importante:entender como eles trabalham ' .
Mas a publicação esqueceu de um pequeno detalhe.A qualidade da educação decaiu no Brasil, justamente por não existir a meritocracia para os alunos.
Se a escola e o professor brasileiro tivessem pelo menos a autonomia de avaliar e aprovar os melhores alunos,com certeza a educação brasileira iria dar um salto na qualidade. Não vamos citar a questão salarial que passou em branco pela revista.
Mas na realidade o que desanima os professores é a meritocracia ter que ser adotada apenas para os profissionais da educação.De forma alguma os professores temem a meritocracia.
Que ela venha e que seja adotada. Mas que a sociedade também pressione o governo para exigir que a meritocracia seja adotada nas escolas para premiar os melhores alunos.
E que o governo de fato honre o slogan ' Brasil , Pátria Educadora ' . "
É , caro Juliano , que a qualidade da educação no Brasil é ruim infelizmente não é novidade para ninguém ( um exemplo disso é a nossa presidanta , ops ! , presidente ) mas você e os demais leitores do ALAMEDA CULTURAL hão de ficar estarrecidos com os dados expostos em um dos vídeos do dia ........PARA CONFERIR E REFLETIR !
Fico honrado com a presença do meu texto no teu blog. Como diria o teu conhecido... " humildemente " fico agradecido com a sua lembrança.
ResponderExcluir