A opção escolhida foi dividi-los : os poucos noruegueses ficaram em um caminho que receberia o nome de NORD STRASSE , ou RUA DO NORTE , origem da atual RUA JOÃO COLIN ; os muitos suíços ficaram em um caminho que receberia o nome de SCHWEIZER STRASSE , ou ESTRADA DOS SUÍÇOS , ( ABAIXO , FOTO DE 1866 DA ENTÃO ESTRADA SUÍÇA )
origem da atual rua XV DE NOVEMBRO e por fim os "alemães " ficaram em uma picada que se iniciava no velho CAMINHO DO JURAPÉ , utilizado há muito tempo por caçadores e moradores da região . Essa picada também margeava o modesto ribeirão MATHIAS ( ABAIXO )
e por isso acabou recebendo o nome de MATHIAS PIKADE , que devido a nacionalidade de seus moradores , acabou recebendo o nome de DEUTSCHE STRASSE , ou RUA ALEMÃ , e assim foi até outubro de 1917.......Vários navios mercantes brasileiros acabaram sendo torpedeados por submarinos , supostamente alemães : viviam-se o drama , a estupidez , as perseguições e as paranoias da PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL e , portanto , era uma afronta uma rua continuar a se chamar "Alemã " .......A rua passou a se chamar COMANDANTE SATURNINO DE MENDONÇA , oficial da Marinha ( ABAIXO )
e também um dos responsáveis pela entrada no Brasil na guerra ( ele teria confessado mais tarde que o submarino , na verdade , era inglês......) . Já estamos em 1928 e a guerra já era definitivamente uma amarga lembrança do passado .......em 9 de novembro daquele ano a rua mudou de nome pela última vez e passou a se chamar VISCONDE DE TAUNAY ( ABAIXO ) . Mas , afinal , quem foi ele ?
Nascido no Rio de Janeiro , além de nobre , ALFREDO MARIA ADRIANO D´ESCRAGNOLLE TAUNAY ( 1843-1899 - ABAIXO ) era músico , artista plástico , professor , historiador , sociólogo , crítico literário , político e , ufa ! , escritor ......
Foi presidente da então província de Santa Catarina por um breve período ( 1876-1877 ) e também deputado e senador eleito por ela , mesmo jamais tendo morado em Joinville fez muito pela cidade e como político foi um dos mais intransigentes defensores da extinção da escravidão e da imigração estrangeira para o Brasil , daí a homenagem . Ironicamente a rua que nasceu alemã virou uma das portas de Joinville para o mundo........Engana-se quem pensa que a comida é apenas uma condição vital para a vida : ela também pode ser reflexo da cultura de um povo , de uma época , de uma classe social e ainda ser o passaporte para viajar a um país , em muitos aspectos , semelhante ao Brasil......Quem percorre ou frequenta a VIA GASTRONÔMICA , ( ABAIXO )
localizada na Rua Visconde de Taunay , pode comprovar isso : restaurantes de comidas típicas australiana , espanhola , japonesa , alemã........e é claro que o MÉXICO não poderia deixar de marcar presença nessa verdadeira Babel gastronômica . O país dos mariachis , da tequila , da civilização asteca , dos cômicos CHAVES e CHAPOLIN COLORADO ( interpretados pelo saudoso ROBERTO GOMEZ BOLAÑOS ) e de um povo passional e alegre também é conhecido por suas comidas apimentadas e a culinária mexicana marca presença na Via Gastronômica através do restaurante GUACAMOLE . ( ABAIXO )
Um dos vídeos do dia conta um pouco mais sobre a culinária típica de nosso país-irmão do norte do continente e ainda traz a receita de uma das iguarias típicas daquele país : O BURRITO DE CAMARÃO ( ABAIXO ) . É DE DAR ÁGUA NA BOCA !
Nenhum comentário:
Postar um comentário