THOMAS EDISON , GRAHAM BELL , ALBERTO SANTOS DUMONT , LOUIS PASTEUR , FERDINAND PORSCH , ALBERT EINSTEIN , CRISTÓVÃO COLOMBO , ISAAC NEWTON , NEIL ARMSTRONG , JACQUES COUSTEAU .......Essa lista composta apenas por nomes de peso que acabamos de citar é mínima - ínfima até - perto de uma gigantesca relação de grandes benfeitores da humanidade , ou seja , daqueles gênios - ou não tão geniais mas extremamente visionários - ( ABAIXO , SANTOS DUMONT )
que se notabilizaram em virtude de alguma grande invenção , conquista , descoberta científica ou feito histórico-geográfico que facilitou e tornou mais cômoda a existência da espécie humana ou ampliou os nossos ainda tão limitados conhecimentos a respeito do planeta que ocupamos e do Universo . ( ABAIXO , O ASTRONAUTA NEIL ARMSTRONG , O PRIMEIRO A PISAR NA LUA )
Porém , existe uma outra gigantesca lista , formada por ilustres desconhecidos : a de pessoas que conquistaram notoriedade- geralmente de curta duração , diga de passagem - em função de algum fato , atitude , visual ou invenção curiosos , inusitados e exóticos , para não dizer esquisitos .......( ABAIXO , O ESCOCÊS TOM LEPPARD , QUE TEM 99,2 % DE SEU CORPO TATUADO )
Nesse verdadeiro LADO B dos grandes notáveis obrigatoriamente deve constar um nome que com certeza você jamais havia ouvido falar : trata-se de um sujeito natural da pequena cidade australiana de GLADSTONE ( ABAIXO ) - localizada na tórrida província de Queensland - e que atende pelo nome de NEVILLE PATTEN ......Mas o que ele fez de tão importante para conquistar o seu curto momento de notoriedade ?
Imagine UMA BICICLETA com rodas , pasmem , com apenas 1,9 centímetro de diâmetro ! Por incrível que pareça , era possível pedalar nessa mini bicicleta ( ABAIXO ) : o próprio Neville realizou com ela um percurso de 4,1 metros em 25 de março de 1988 .
Se o australiano conquistou notoriedade com o mínimo , no vizinho arquipélago da NOVA ZELÂNDIA - mais especificamente na cidade de PAHIATUA - um cidadão chamado TERRY THESSMANN tornou-se famoso pelo MÁXIMO : ele planejou e construiu uma bicicleta medindo 22, 24 metros de comprimento e pesando 340 quilos .......Foi pedalada por 4 pessoas em um percurso de 246 metros , em 27 de fevereiro daquele mesmo ano de 1988 ( aquele teria sido o ano do inusitado ? ) . Essa bicicleta , digamos diferente , tinha algum problema ? Sim , era complicado fazer uma curva com ela ........( ABAIXO , OUTRO ESTRANHO MODELO DE BICICLETA , EM FOTO DE 1896 , E QUE SERVIU DE INSPIRAÇÃO PARA A BICICLETA DO NEO ZELANDÊS )
BICICLETA TAMBÉM PODE SER SINÔNIMO DE ARTE : pelo menos é isso o que mostra um sujeito chamado ISRAEL NICOLAU ( ABAIXO ) . Construtor e artista plástico , em matéria de bizarrice as bicicletas feitas por ele não ficam nada a dever aos modelos , digamos exóticos , que acabamos de descrever e o melhor , quem ganhou com isso foi a comunidade :
o artista doou 78 dessas bicicletas para o MUSEU DA BICICLETA DE JOINVILLE ( ABAIXO ) . O breve vídeo do dia , produzido pela equipe do tradicional jornal O ESTADO DE SÃO PAULO , traz um depoimento do próprio artista e , é claro , imagens de suas inusitadas bicicletas ......VALE A PENA CONFERIR !
Nenhum comentário:
Postar um comentário