que aqui chegaram no período entre 1851 e 1881 ( depois dessa data a imigração para Joinville praticamente cessa ) tiveram o seu grau de importância , embora muitas delas - senão a maioria - tenham ficado pouquíssimo tempo aqui em terras de Dona Francisca ( ABAIXO , MAPA DA COLÔNIA DONA FRANCISCA E REGIÃO DATADO DE 1853 ) .
Ah , sim , já estávamos nos esquecendo : também teve os luso-brasileiros que aqui viviam antes da fundação oficial de Joinville , os seus escravos , aqueles 9 imigrantes europeus pioneiros que aqui chegaram em 22 de maio de 1850 ( ver texto O EMBRIÃO , postado no último dia 31 de março ) , os índios carijós , os sambaquianos ( ABAIXO ) .........
Mas se alguém fizer uma análise mais complexa e detalhada de cada uma daquelas pessoas que aqui chegaram ( ABAIXO , RESIDÊNCIA DO SAPATEIRO RICHILIN , QUE LOCALIZAVA-SE NA ATUAL RUA DO PRÍNCIPE ) - o que , obviamente , é um trabalho complicado , demorado e que exige uma paciência do tamanho do Universo - logo irá perceber que algumas dessas pessoas ultrapassaram a categoria do "ter sido importante " :
dentro de suas possibilidades , de suas áreas de atuação profissional e de sua época , elas foram REVOLUCIONÁRIAS , mudando completamente os rumos da história de Joinville , seja por terem sido líderes comunitários ( ABAIXO , OTTOKAR DOERFFEL , UMA DAS MAIS DESTACADAS FIGURAS NOS PRIMÓRDIOS DE JOINVILLE ) , líderes políticos , lideres religiosos , agentes culturais , artistas , empresários , comerciantes , agricultores , visionários ou simplesmente por terem feito algo nobre e altruísta em prol da comunidade ........
A princípio aquele navio veleiro chamado LUCIE CAROLINA ( ABAIXO ) que aportou em São Francisco do Sul em 9 de novembro de 1857 , depois de mais de 2 meses de viajem ( saiu do porto de Hamburgo em 21 de agosto ) , não parecia ter nada demais :
era um dos tantos navios que chegavam trazendo dezenas ou até centenas de esperançosos e empobrecidos imigrantes rumo ao outro lado da baía da Babitonga . ( ABAIXO , INAUGURAÇÃO , EM 1882 , DO PRÉDIO ONDE FUNCIONOU UMA ESCOLA E MAIS TARDE - ENTRE 1936 E 1974 - A PREFEITURA DE JOINVILLE )
Eram 58 pessoas , oriundas de 8 países ou regiões : Prússia ( 32 pessoas ) , Holstein ( uma região que até 1864 pertenceu à Dinamarca e da qual vieram 9 pessoas ) , Hannover ( 6 pessoas - ABAIXO , O BRASÃO DO HOJE EXTINTO REINO DE HANNOVER ) ,
Pomerânia ( hoje a maior parte da região pertence à Polônia e dela vieram 4 pessoas ) , Bavária ( 3 pessoas ) , Saxônia ( 2 pessoas ) , Silésia ( a região , assim como a Pomerânia , também faz parte da Polônia e dela veio uma pessoa - A REGIÃO ESTÁ DESTACADA POR UM CÍRCULO NO MAPA ABAIXO ) e Meckelemburg ( uma pessoa ) e em relação às profissões , ali estavam 14 agricultores , 2 curtidores , ,um oleiro , um sapateiro ,um carpinteiro , um marceneiro , um médico , um moleiro e um tipógrafo .
MAS ENTÃO , O QUE HAVIA DE TÃO EXTRAORDINÁRIO ALI ? Quem fizer uma pesquisa a respeito desses passageiros irá descobrir duas daquelas figuras de altíssima importância histórica que comentamos há pouco e a primeira delas atendia pelo nome de WIGAND ENGELKE ( 1832-1918 ) ........
Único médico a ter feito parte dessa leva de imigrantes , era - coisa rara nos primórdios de Joinville - católico e natural da pequena cidade de Hildesheim , no reino de Hannover , região historicamente mais ligada à Inglaterra do que propriamente à Alemanha ( hoje esse reino equivale ao Estado alemão da Baixa Saxônia - DESTACADO DE VERMELHO NO MAPA ABAIXO - cuja capital é a cidade de Hannover ; consta também que a atual dinastia reinante no Reino Unido - os WINDSOR - tem raízes nessa região ) .
Embora muito antes de sua chegada vários médicos já tivessem vivido e clinicado na então colônia Dona Francisca - por pouquíssimo tempo , é verdade - é considerado o primeiro médico de Joinville , tendo vivido aqui longos 31 anos e sido também um importante líder comunitário . Deixou Joinville em 1888 e passou os últimos 30 anos de sua vida em Blumenau ........( ABAIXO , FOTO DE 1897 DE UMA DAS MAIS IMPORTANTES RUAS DAQUELA CIDADE : A XV DE NOVEMBRO )
Pode-se afirmar também que o KOLONIE ZIETUNG - aquele histórico e importantíssimo jornal escrito em alemão e que circulou entre 1862 e 1942 - começou a nascer no Lucie Caroline : entre aquelas 58 pessoas estava CARL BOEHM ( 1826-1899 - ABAIXO ) ........
Oriundo da cidade prussiana de Bunzlau ( na verdade ele nascera em Gross Glogau , na Silésia ) , ele foi o tipógrafo responsável pela impressão do jornal ( ABAIXO ) e mais tarde o seu proprietário . Ah , já estávamos nos esquecendo dele.........
Naquele navio estava um jovem ( ABAIXO ) padre de apenas 24 anos ( assim como o doutor Wigand Engelke , era natural de Hilsdesheim e vivia no seminário daquela cidade ; nasceu em 24 de agosto de 1833 ) e que veio acompanhado de seu irmão , chamado Franz .
Contratado pela SOCIEDADE HAMBURGUESA ( vale lembrar que havia um contrato entre a empresa e o governo imperial brasileiro a obrigando a construir na colônia escolas , hospitais , igrejas e de outras instituições públicas e que até 1891 o catolicismo foia religião oficial do Brasil ) , foi o primeiro padre da história de Joinville e veio em muito boa hora : dos então 1.700 habitantes de Joinville apenas 213 eram católicos . ( ABAIXO , A ANTIGA CATEDRAL DE JOINVILLE , INAUGURADA EM 1867 E DEMOLIDA EM 1964 )
Esse pioneiro , cujas atividades não se resumiram apenas ao sacerdócio , atendia pelo nome de.........Bom , dessa vez deixaremos um ponto de interrogação no ar ! O vídeo do dia conta um pouco mais da história dessa figura "misteriosa " , que além de ter sido um importante pioneiro também foi uma das figuras mais queridas dos primórdios de Joinville , mesmo pelos protestantes.......VALE A PENA CONFERIR !
Nenhum comentário:
Postar um comentário