Ela tem uma extensão de 1.700 quilômetros quadrados - um território , por sinal , maior que o município de Joinville , que tem 1.183 quilômetros quadrados - e faz parte do arquipélago das geladas ILHAS HÉBRIDAS ( ABAIXO , UMA DAS DESLUMBRANTES PAISAGENS DO LUGAR ) , que ficam ao norte da igualmente gelada e montanhosa Escócia .
Além de suas atrações naturais , que por sinal não são poucas , a ILHA DE SKYE ( ABAIXO ) tem muitas histórias para contar : ela já aparecia nos mapas dos antigos romanos com o nome de SCITIS , ou SCITES ,
é o cenário de várias histórias lendárias - como a da lendária figura da guerreira celta SCÁTHACH -
e tem castelos ( ABAIXO ) , monumentos históricos e sítios arqueológicos dignos de um filme épico de aventura mas , curiosamente , não foi por nada disso que a ilha acabou ganhando uma certa notoriedade mundial mas em virtude de algo , digamos , inusitado :
um dos poucos moradores locais ( estima-se que a sua população mal ultrapasse a casa dos 9.000 habitantes ) , mais conhecido pelo apelido de TOM LEPPARD ( ABAIXO ) , cobriu 99,2 % de seu corpo com TATUAGENS imitando a pele de um LEOPARDO !
Tão surpreendente quanto a caso que acabamos de citar é a própria história da TATUAGEM : acredite , no Egito do tempo dos faraós ( ABAIXO ) - entre 2.000 e 4.000 anos antes de Cristo já se faziam tatuagens ......
Porém isso não era algo exclusivo apenas dos antigos egípcios : antigos povos que viviam nos arquipélagos da Polinésia ( uma vasta região formadas por ilhas localizadas entre a Austrália e os Estados Unidos ) , Filipinas , Indonésia e Nova Zelândia ( ABAIXO , MEMBRO DA NAÇÃO MAORI , O POVO NATIVO DA NOVA ZELÂNDIA ) já realizavam essa prática como uma simbologia religiosa , utilizando para isso ossos finos que serviam como agulhas ( ai ! ) e uma espécie de pequeno martelo para introduzir a tinta na pele .
O descobridor da tatuagem acabou sendo o almirante inglês JAMES COOK ( 1728-1779 - ABAIXO ) , tido como um dos maiores desbravadores da história da humanidade e que também é considerado o descobridor do SURF : certamente surpreso com aquele costume , digamos exótico , aquele discreto e fleumático inglês - que , por sinal , jamais subiu em uma prancha de surf - o relatou em seu diário de bordo e o chamou de TATTOW .
É provável que essa palavra tenha origem em uma palavra polinésia chamada TATAU , que nada mais era do que a reprodução do barulho feito na pele enquanto a tatuagem é executada .......Exótico ou religioso , o fato é que esse costume logo acabou se popularizando entre os marinheiros britânicos e consequentemente entre marinheiros de vários outros países . ( ABAIXO , MARINHEIRO SENDO TATUADO A BORDO DE UM PORTA-AVIÃO )
Com tempo a tatuagem também passou a ser muito relacionada com a marginalidade , os fora-da-lei ( ABAIXO ) . Resultado : uma lei inglesa de 1879 a proibiu mas curiosamente , na própria Europa , em épocas já bastante remotas , a tatuagem havia sido bastante popular ........
Como é sabido durante o período medieval - entre o fim do Império Romano ( 476 ) e a tomada da cidade de Constantinopla , atual Istambul , pelos turcos ( 1453 ) - o poder da Igreja católica ( ABAIXO ) era absoluto :
como consequência desse poder e do misticismo e obscurantismo resultantes dele a prática da tatuagem passou a ser vista como algo demoníaco , afinal o corpo humano era tido como o "templo do Espírito Santo " e fazer uma tatuagem era praticar " um ato de vandalismo contra esse templo ( religiões como MÓRMONS , JUDAÍSMO - ABAIXO - e ramos do ISLAMISMO proíbem a tatuagem , já o HINDUÍSMO a encoraja )
e como consequência dessa mentalidade , um ato do então papa ADRIANO I ( ABAIXO ) , no remoto ano de 787 a proibiu .......
Um fato curioso e ao mesmo tempo contraditório : várias ordens militares religiosas , como a dos CAVALEIROS DE SÃO JOÃO DE MALTA ( ABAIXO ) , a praticavam !
A invenção de uma máquina elétrica para se fazer tatuagens pelo imigrantes irlandês - radicado em Nova Iorque - SAMUEL O ´REILLY ( ABAIXO ) em 1891 tornou as tatuagens menos doloridas , mais fáceis de se fazer e mais populares , sendo que durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( 1939-1945 ) ela tornou -se uma verdadeira febre entre muitos dos soldados combatentes .
Mas , afinal , qual seria o significado de uma tatuagem ? Religioso ou mitológico ? A marca registrada de algum grupo social , profissão ou etnia ?
Um ato de rebeldia para chocar a sociedade ? Uma prova extrema de amor a alguma mulher , homem , entre querido ou pessoa amiga ? A exaltação de algum feito pessoal ?
Independente de que significado elas possam ter , é inegável que elas fazem parte da cultura dos centros urbanos e gostando-se ou não delas , também não dá para negar que elas são UM TIPO DE ARTE
.......uma bela forma de forma de arte , por sinal !
Aliás , de tão popular , são comuns os encontros - internacionais até - de tatuadores , tatuados e admiradores desse tipo de arte , até mesmo na ainda provinciana Joinville ( ABAIXO ) ......e é o que você terá a oportunidade ver no interessante vídeo de hoje . VALE A PENA CONFERIR !
Nenhum comentário:
Postar um comentário