Raríssimas pessoas - como esse sujeito - conheceram e compreenderam a complicada e labiríntica LÍNGUA PORTUGUESA e estudaram e pesquisaram tão profundamente : o alagoano AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA ( 1910-1989 - ABAIXO )........
No famoso e necessário dicionário de sua autoria e que leva o seu nome , ele deu a seguinte definição para o verbo EMPREENDER , palavra que de certa maneira tem a ver com o próprio Aurélio : " 1 - Propor , tentar ( empresa laboriosa e difícil ) . 2- Pôr em execução " .......Com todo o gigantesco respeito pelo MESTRE DAS ALAGOAS , mas ele se esqueceu de 3 palavras fundamentais para que a palavra EMPREENDER tenha sentido e vida : VISÃO , CORAGEM ( ABAIXO ) e OUSADIA .......
Estas palavras se encaixavam como uma luva no imigrante libanês JOÃO BUATIM : assim como tantos milhões de pessoas que escolheram a pátria tupiniquim como seu novo lar ( ABAIXO , FAMÍLIA DE IMIGRANTES LIBANESES NO BRASIL ) , ele veio com uma quantidade escassa de dinheiro mas com uma enorme vontade de iniciar uma nova vida e vencê-la , fazendo , da força de vontade , do trabalho , da visão e da inteligência as suas armas .
Enquanto praticamente todos os seus compatriotas iniciaram suas vidas no Brasil como caixeiros viajantes - os famosos e hoje desparecidos MASCATES ( ABAIXO ) - e com o dinheiro adquirido abriram casas comerciais e indústrias nos grandes centros do país , João viu em Santa Catarina , mais especificamente na germânica e promissora Blumenau , o seu futuro .
E foi ousado : em uma época em que aquilo era uma raridade restrita a alguns poucos endinheirados e digna de curiosidade , espanto e admiração , em 1923 abriu naquela cidade uma OFICINA MECÂNICA . Com o tempo o negócio cresceu e acabou dando lugar a uma concessionária de automóveis da marca FORD , aliás , mais do que isso : a revendedora virou uma rede com filiais ( ABAIXO ) em Lages , Rio do Sul e Joinville ( a filial de Rio do Sul ainda funciona ) .
Das 4 concessionárias , sem dúvida , a mais especial era a de Joinville , a começar pelo seu próprio local ( ABAIXO , COM A TORRE , EM FOTO DA DÉCADA DE 60 ) : por uma dessas incríveis coincidências , exatamente naquele local e logo após a fundação de Joinville um grupo de 9 imigrantes noruegueses construiu uma casa coletiva , de dois pavimentos , e estabeleceram ali uma olaria .
Adquirida por BENNO VON FRANKBERG LUDWIGSDORFF ( militar , empresário , acionista da Sociedade Hamburguesa e diretor da colônia Dona Francisca entre 1852 e 1855 - ABAIXO , GRAVURA DE CASA DE MORADORES DA COLÔNIA DONA FRANCISCA , FEITA EM 1855 ) pelo valor de 800 mil réis ,
posteriormente o seu terreno foi ampliado e ali também existiu uma plantação de cana-de-açúcar e antes de ser vendida a olaria funcionou em regime COOPERATIVISTA , tendo sido o primeiro estabelecimento desse gênero na história de Joinville . Além desse fato histórico , outros acontecimentos tornaram aquele local especial........
Inaugurada em 1954 , a concessionária funcionou ali até 1968 , sendo que no piso térreo ( ABAIXO ) funcionavam a oficina , a garagem e a exposição de carros à venda e na parte superior morava o gerente .
A sua arquitetura é rigorosamente a mesma de tantas concessionárias Ford espalhadas pelo Brasil e por várias partes do mundo , exceto por um detalhe : A ALTURA DE SUA TORRE . Embora não vivesse em Joinville , João Buatim gostava e admirava Joinville : queria ter uma visão privilegiada tanto da cidade quanto do seu crescimento .......
Por um breve período , em 1969 , o prédio chegou a servir de ginásio durante a realização dos JOGOS ABERTOS DE SANTA CATARINA em Joinville e ali , entre 1971 e 1973 , funcionou a RODOVIÁRIA DE JOINVILLE ( ABAIXO ) .......Sim , foi isso mesmo que você acabou de ler ! O que hoje pode ser uma absurdo , na época fazia todo o sentido : além de a cidade ser muito menor ( estima-se que em 1971 a população de Joinville mal ultrapassasse a marca de 120.000 habitantes ) e consequentemente existirem menos carros em circulação , os trens de passageiros da estação ferroviária de Joinville - que seria desativada em 1996 - faziam forte concorrência aos ônibus e em consequência disso os números de linhas e horários oferecidos pela rodoviária eram limitados .
A continuação dessa história todos conhecem : em 1974 Joinville já estava crescendo demais e inevitavelmente o velho prédio inaugurado em 1882 para servir de escola e que desde 1936 sediava a Prefeitura de Joinville ( ABAIXO , FOTO DATADA DE 1967 )
teve de ser demolido para possibilitar a abertura da avenida Juscelino Kubitsheck e o prédio da antiga concessionária teve de passar por várias adaptações internas para que pudesse sediar a Prefeitura .
Finalmente em 25 de outubro de 1996 , 22 anos e 4 prefeitos depois , a Prefeitura voltou a ter uma sede própria mas ao mesmo tempo surgiu um problema maior do que o tamanho do prédio da nova Prefeitura : O QUE FAZER COM A ANTIGA SEDE ? ( ABAIXO ) A partir dali iniciou uma longa disputa jurídica entre a família de João Buatim e a Prefeitura , mas enquanto eles brigavam e não se entendiam algo interessante aconteceu no antigo e imponente prédio : em 2002 realizou-se ali a quarta edição da MOSTRA BORDEAUX DE ARQUITETURA E DECORAÇÃO .
Finalmente em 2003 acendeu-se o "cachimbo da paz " : a Prefeitura acabou pagando 3 milhões de reais pelo imóvel e em 2005 ele acabou sendo tombado como um PATRIMÔNIO HISTÓRICO MUNICIPAL , embora de maneira apenas parcial ( a parte interna do prédio não foi tombada em virtude das modificações pelos quais passou ) . Durante breves períodos ali funcionou uma central de atendimento do IPTU , o almoxarifado da Prefeitura , um depósito de materiais da Secretaria da Educação nada mais além disso.......
Após ter sido sinônimo de pioneirismo , pujança , progresso , modernidade e poder , naquele ano de 2009 o velho prédio passaria a ser sinônimo também de ARTE E CULTURA : ainda no ano anterior a ACINEJ ( Associação de Cinema de Joinville e Região ) apresentara um ambicioso e ousado projeto que transformaria o local em um complexo cinematográfico , com estúdios , salas de cinema , escola de cinema , biblioteca e parcerias com outras associações culturais da cidade , estimando-se que com isso a produção audiovisual da cidade crescesse próxima a 600 % !
O projeto acabou sendo apoiado por ninguém menos que o então vice-prefeito e diretor da Fundação Cultural de Joinville , RODRIGO BORNHOLDT , e chegou até a ser anunciado oficialmente . Tudo muito bonito , só que faltou combinar coma administração seguinte .......Em 2009 os então ocupantes do poder mudaram : MARCO TEBALDI deu lugar a CARLITO MERSS e RODRIGO BORNHOLDT acabou sendo substituído pelo ator , diretor teatral e dramaturgo SILVESTRE FERREIRA . Resultado : o projeto jamais saiu do papel e o prédio encontra-se em estado criminoso de abandono , com poeira , sujeira , lixo , limo , rachaduras e infiltrações dividindo espaço com ratos , insetos , equipamentos e documentos da Prefeitura ( ABAIXO ) ........
Em um dos vídeos do dia alguns dessas poucos heróis - OS CINEASTAS DE JOINVILLE - comentam , entre outras coisas , justamente sobre a falta de um local ideal para as suas produções . O vídeo faz parte do documentário JOINVILLE EM CENA , de 2013 , e ao seu final o então diretor da Fundação Cultural de Joinville , JOEL GEHLEN ( ABAIXO ) , revela um ótimo projeto em relação ao setor audiovisual da cidade QUE , É CLARO , NÃO SAIU DO PAPEL .......VALE A PENA CONFERIR !
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