segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
Clássicos de todas as horas
Quem lê só tem a lucrar........Além de adquirir mais conhecimento e uma visão mais crítica do mundo , melhora a sua escrita , seu raciocínio , a capacidade para interpretar um texto e aumenta o seu vocabulário . Na crônica de hoje o jornalista ROBERTO SZABUNIA , publicada primeiramente no último dia 9 de janeiro no jornal NOTÍCIAS DO DIA , ele dá uma verdadeira aula de conhecimento e leitura . Experiências como a dele devem ser exemplo em país tão carente de educação como o nosso e em que certo ex-presidente se gaba de sua escassa cultura......CONFIRA :
"O tema desta epístola semanal tem a ver com a crônica da semana passada(atenção jovem da era digital : epístola significa carta , mensagem , comunicado ;
não se trata , como sugere a grafia , de uma pistola eletrônica-acho que aí seria algo como e-pistol) . Para quem está chegando agora , recapitulo : escrevi sobre planejamento de ano novo , algo que vai além de simples resoluções como ' perder a pança'
ou 'ganhar na mega' .
Pois bem , entre as metas que fixei em minha agenda está a leitura de obras clássicas da literatura (brasileira e internacional).
Sou um leitor contumaz ,
tanto devido a uma característica nata quanto ao incentivo recebido sempre de pai , mãe e professores(gratidão eterna aos mestres , desde a irmã Antônia , aos professores Pedrinho , Marília , Arnaldo , Kormann ,Marcos , Valdir e todos que me colocaram livros nas mãos) . Na infância aprendi a ler antes mesmo de frequentar a escola , ávido por saber o que o Pato Donald grasnava nas histórias dos gibis da Disney .
Antes mesmo de colocar o segundo dígito na idade , minha mãe me enviava de São Paulo obras riquíssimas , como coleções do folclore brasileiro ou clássicos (ei-los , iluminando o caminho)adaptados à linguagem juvenil(ainda guardo carinhosamente uma inestimável coleção da Abril Cultural , lançada nos anos 60 , iniciada com 'A Ilha do Tesouro' ,(CAPA ABAIXO)
seguida de duas dezenas de títulos , todos da literatura internacional).
Por seu turno , meu pai , limitado pelo pouco conhecimento do português(ele veio da Polônia no fim da adolescência-ABAIXO , FOTO DO CENTRO DE VARSÓVIA , A CAPITAL DA POLÔNIA)
e pela precária oferta da nossa então pequena Rio Negrinho ,(ABAIXO , FOTO DE RIO NEGRINHO EM 1933)
fazia o que podia para me municiar de livros .
Aqui vai mais um agradecimento ao seu Frederico Lampe , o seu Edil ,(O QUE ESTÁ À ESQUERDA NA FOTO ABAIXO)
que logo comunicava a chegada de livros à Relojoaria Confiança(na época , o único estabelecimento a comercializar revistas e livros na cidade) . Melhorou bastante para nós , ávidos leitores , quando a Móveis Cimo montou uma biblioteca em sua associação de funcionários .( NA FOTO ABAIXO , FÁBRICA DA MÓVEIS CIMO EM RIO NEGRINHO NO ANO DE 1954)
Todos os meses , meu pai trazia uma obra escolhida por instinto . No início dos anos 70 , enfim foi inaugurada a Biblioteca Pública(FOTO ABAIXO)
(e descobri Júlio Verne ; durante uma ano , 1971 , li todos - sim , todos ! - os livros do grande ficcionista visionário-FOTO ABAIXO) .
Há cerca de um ano resgatei dos fundos da estante um dos primeiros livros ganhos do meu pai : 'Os Irmãos Karamazov' . Nesta releitura imaginei o quanto deveria ter boiado quando o li pela vez primeira . Devo ter achado Dostoievski um chato .(ABAIXO , CAPA DO LIVRO E RETRATO DE DOSTOIEVSKI)
Agora , porém , com o olhar amadurecido pelo tempo e pelo conhecimento , compreendi as nuances da obra e o verdadeiro diário de costumes da Rússia nos estertores do século XIX(ABAIXO , GRAVURA RUSSA DO SÉCULO XIX)
( Sigmund Freud - FOTO ABAIXO - tinha a obra como 'a maior de toda a história ') .
Pois bem , meu planejamento literário começou a ser cumprido logo após o Natal , quando iniciei a leitura de 'Ilusões Perdidas' , de Honoré de Balzac (primeiro livro que leio do autor francês) .(ABAIXO , CAPA DO LIVRO E RETRATO DE BALZAC)
É um dos tomos da coleção de clássicos lançada há uns três anos pela Abril Cultural , e que descobri por acaso , garimpando na livraria montada no 'shopping de verão' em Piçarras (não perca , caro veranista : os exemplares custam até 10 pilas) .
O próximo de minha lista é 'A Divina Comédia ' de Dante Aligheri (na ordem correta : Inferno , Purgatório e Paraíso) .(ABAIXO , CAPA DO LIVRO E RETRATO DE DANTE ALIGHERI)
Depois , Graciliano Ramos ,(FOTO ABAIXO)
Tolstói ,(RETRATO ABAIXO)
Veríssimo(ABAIXO , FOTO DE ÉRICO VERÍSSIMO)......Clássicos eternos ."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário