quinta-feira, 16 de janeiro de 2014
Um pouco de Polêmica : Truculência
A longa e complexa constituição brasileira , com seus 245 artigos , GARANTE LIBERDADE DE EXPRESSÃO , DE PENSAMENTO E DE MANIFESTAÇÃO ,isto quer dizer que qualquer cidadão brasileiro pode ir para rua exigir mais educação , saúde , saneamento básico , etc... desde que isso não descambe para o tumulto e a violência.....No último dia 8 de janeiro o MOVIMENTO PASSE LIVRE organizou uma manifestação contra mais um injustificável aumento da tarifa de ônibus em Joinville (Joinville é uma cidade plana , a função do cobrador de ônibus foi extinta em 2001 , a estrutura -terminais , pontos de ônibus e vias exclusivas para ônibus- é oferecida pelo município e faltam mais opções de linhas e horários , especialmente para as regiões mais remotas da cidade) . O motivo era mais do que justo embora a própria manifestação fosse questionável (foi pouco divulgada , contou com poucos participante e não mobilizou a cidade ) , o que não serve de justificativa para mais uma ação truculenta da instituição que deveria proteger o cidadão : A POLÍCIA MILITAR . A seguir um texto do jornalista FELIPE SILVEIRA(FOTO ABAIXO) , que ouviu relatos e viu parte dos acontecimentos , publicado no BLOG CHUVA ÁCIDA . CONFIRA :
"Recentemente soube de um caso em que a polícia entrou na casa de um homem na base da porrada.
Sem mandado, com um motivo torpe, dando porrada e fazendo ameaças que fizeram calar a vítima, um trabalhador comum, marcado pela condição social.
Eu poderia ter inventado esse caso para falar do que acontece todo dia em todo o Brasil, mas esse exemplo é real, recente, e aconteceu com uma pessoa bastante próxima. Eu sei que isso acontece todos os dias, quase que exclusivamente nas periferias, e mesmo assim eu fiquei chocado quando soube desse caso.
É importante dizer que isso acontece quase que exclusivamente nas periferias. Até pouco tempo eu morava em um bairro de classe média(ABAIXO , FOTO DO BAIRRO AMÉRICA )
com alguns amigos e o mesmo motivo torpe levou a polícia até a casa. Lá, no bairro rico, não rolou violência. Evidentemente, pois a possibilidade de haver filhos de advogados,
juízes
e empresários
na casa era grande.
Na periferia não tem conversa...(ABAIXO , FOTO DE RUA DO BAIRRO ESPINHEIROS)
A repressão e a violência policial também me chocaram na quarta-feira (8), durante a manifestação contra o aumento da tarifa de transporte coletivo.(FOTO ABAIXO)
Fazia tempo que eu não via tanto 'sangue no zoio'. Longe de querer dizer que não havia antes, pois havia, sempre houve, notei que algo mudou de uns tempos pra cá. Não estão escondendo mais a vontade de esganar os manifestantes.
O troço é tão absurdo que os policiais cercaram um ônibus onde estavam os manifestantes e outros cidadãos e ameaçaram prender todo mundo que tava nele. O PM disse pra tocar pra delegacia porque ia prender todo mundo.
Isso é concebível? Eu estou louco? Sinceramente, não sei o que argumentar em relação a isso. Não consigo compreender como alguém tem coragem de defender a PM depois de saber dessas coisas.
Um policial ameaçou prender um manifestante no próximo protesto. Alguém me explica como isso é possível? Outro policial falou que teria que 'conversar melhor' com outro manifestante. Imaginem o tom da conversa.
Foram inúmeros relatos de ameaças na manifestação de quarta, sem contar a ostentação com armas letais (escopetas) e 'não-letais' (aquela parada que dá choque).
Entramos em que ano? 68?"(ABAIXO , FOTO DE POLICIAIS PERSEGUINDO MANIFESTANTE EM 1969 , ÉPOCA DA DITADURA MILITAR )
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário