quinta-feira, 4 de setembro de 2014

No Tempo dos Musicais

Com certeza , até mesmo aqueles que não gostam ou se interessam por cinema , já assistiram esse filme ........trata-se de GREASE , o famoso - filme musical de 1978 , que acabou consolidando a carreira de OLIVIA NEWTON JOHN como cantora e reforçando a imagem do ator JOHN TRAVOLTA como um dos grandes símbolos daquela década . Baseado em um livro escrito pelo norte-americano BROTE WOODARD , o filme se desenrola em torno do romance entre DANNY ( John Travolta ) e SANDY ( Olivia Newton John ) e tem como pano de fundo a juventude da década de 50 . O filme , que custou "apenas" 6 milhões de dólares , acabou rendendo 394 milhões ; foi indicado ao OSCAR na categoria de melhor música ( HOPELESS DEVOTED TO YOU , interpretada por Olivia Newton John ) e em 2006 foi considerado pelo instituto AFI ( American Film Institut ) , uma das grandes autoridades em se tratando de cinema , um dos 25 maiores filmes-musicais de todos os tempos . Surpreendentemente o filme fez sucesso em uma época em que os musicais não faziam mais sucesso e nem sequer eram mais lembrados . Na crônica de hoje , o escritor HILTON GORRESEN pega a sua máquina do tempo e nos convida a uma viagem rumo ás décadas de 40 , 50 e 60 , época de ouro desse gênero de cinema . CONFIRA :

"Você pensa que já viu de tudo ? Já viu o Clint Eastwood cantando ? ( assista ao filme 'Aventureiros do Ouro ' , da década de 1960 - CARTAZ ABAIXO  ) .



 Só falta o Schwarzenegger  dançando balé .

 Cometi essa piadinha aí em cima para falar de um gênero de filmes feito em Hollywood : os musicais . Sua importância foi tamanha que alguns estúdios hollywoodianos foram salvos da falência por esses filmes . Películas como 'Cinderela em Paris ' , ' Sete Noivas Para Sete Irmãos ' , ' Lili ' ( que divulgou na época o sucesso '  Hi  Lili Hi  Lo ' , que você certamente poderá ouvir na internet ) e naturalmente o mais badalado deles , 'Cantando Na Chuva ' . Mais recentemente , ' A Noviça Rebelde ' , uma versão do injustamente esquecido filme alemão ' A Família Trapp ' . ( FOTO ABAIXO )



 Aí pela década de 1940 , a Metro filmou uma série de operetas românticas , estrelando os cantores Nelson Eddy e Jeanet  MacDonald  , com eventuais participações de Maurice Chevalier ,o francês que tinha cara de vovô bonachão . ( FOTO ABAIXO )



 Devo confessar : para os jovens que iam para o cinema aos domingos somente para assistir aos seriados de faroeste  , musical era uma chatice . Mocinho olhava para a mocinha e em vez de fazer o que se poderia esperar  de um casal de apaixonados , aproximava o rosto dos lábios da moça e começava a cantar . Bom , nos tempos da censura braba nos meios de comunicação isso devia simbolizar o que não deviam mostrar na tela . Quando saía um beijo ( cronometrado pelos censores ) a galerinha sacudia a sala de cinema gritando em uníssono : Goooool !



 O cinema aproveitou o sucesso de vários cantores para seus  românticos  filmes : o tenor Mário Lanza ; o cantor mirim Joselito , o rouxinol a Espanha ; o padre-cantor José Mojica e para a juventude da década de 1960 , Pat Boone , Olivia Newton John , e talvez o mais rendoso deles , o Rei do Rock Elvis Presley .



 Isso sem esquecer a nossa Carmem Miranda , que triunfou em Hollywood . Os musicais apresentavam um mundo otimista , divertido , sem violência . Em ' Sete Noivas Para Sete Irmãos ' ( FOTO ABAIXO )  as brigas eram como um divertido balé acrobático .



 Na produção nacional quem pode se ' ouvidar ' ( esse verbo é pertinente , em se tratando de musicais ) das chanchadas que sacudiram o cinema nas décadas de 1950-60 , ( ABAIXO , FOTO DE CENA DO FILME MATAR OU CORRER )



provavelmente calcadas no teatro de revista , de origem mais antiga ? Uma de suas funções era mostrar aos espectadores os artistas cujas vozes eram admiradas nos programas da Rádio Nacional , além de fazer uma prévia dos sucessos para o próximo carnaval .

 Desculpe , leitor , essas reminiscências , a culpa foi das canções de Eastwood . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário