sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Entrevista : ELIANA APARECIDA DE QUADRA CORRÊA

A sua existência muito antiga e remonta à mitologia de antigos povos que viveram na Europa : nórdicos , celtas , germânicos e anglo-saxões . A primeira menção à sua figura foi feita no século I pelo geógrafo romano POMPEU MELA e seu nome tem origem justamente no latim , a língua oficial do Império Romano : FATUM , que significa DESTINO ..........Essas são as FADAS , cuja figura foi popularizada no século 19 através dos contos infantis , especialmente de escritores como HANS CHRISTIAN ANDERSSEN , JAMES MATTHEW BARRIE e os irmãos GRIMM . Acredita-se que as fadas são entidades em parte espirituais e em parte materiais  e , de acordo com sua vontade , podem ser visíveis ou não aos seres humanos . Elas são também responsáveis pelo destino da pessoa que protegem e também são generosas com as pessoas pobres , oferecendo-lhes moedas e pão . Descendentes de um antigo povo de origem céltica , os GAULESES , os franceses celebram o DIA DA FADA em 5 de fevereiro . Para as crianças presentes na CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - evento realizado aos sábados  pela Biblioteca Pública de Joinville - os funcionários da casa e os leitores que aparecem por lá no período matutino , a fada realmente existe , é de carne e osso e se chama ELIANA .............

 Nascida em 1978 na pequena Pouso Redondo - cidade próxima a Rio do Sul , fortemente colonizada por italianos e influenciada pela cultura daquele país - ela é muitíssimo tímida e discreta , mas diante das crianças se transforma e é  uma das pessoas que dão asa à imaginação e aos sonhos dos pequenos leitores . Também é escritora e integrante da CONFRARIA DOS ESCRITORES , entidade existente desde 2011 e que reúne escritores de Joinville . Nossa  conversa do mês de setembro  é com ELIANA APARECIDA DE QUADRA CORRÊA ( FOTO ABAIXO )  , que nos leva ao fantástico mundo da LITERATURA . CONFIRA :



1- O QUE A LEVOU A TER GOSTO PELA LEITURA ?


ELIANA - Desde pequena gosto muito dos livros. A leitura, a literatura, o livro me fascinavam desde criança. Não venho de uma família leitora de livros, mas sim, leitora de mundo. Penso que isto me influenciou. Meus avós foram minha inspiração. Adorava ouvi-los contar causos que envolviam as tradições e conhecimentos da família. Minha infância esteve sempre recheada de mitos, lendas, rituais, causos e músicas de viola alimentando o meu ser faminto de conhecimento .




2- QUAL LIVRO MARCOU ESSA FASE ?


ELIANA - Na fase da infância tenho em minha memória uma doce imagem com o livro. Uma foi em segurar uma coleção de livros infantis de capa dura e em 3 D de contos de fadas que era de uma amiga. E fiquei com uma vontade imensa de ter livros em casa. Como não tinha esta possibilidade ao meu alcance, fui a uma pequena biblioteca pública em minha cidade (Pouso Redondo – SC - FOTO ABAIXO )



 e comecei a emprestar livros. E então conheci as obras do Monteiro Lobato e me apaixonei. Sinto ate hoje o gostinho e o cheiro da jabuticaba que a Narizinho comia.



3- O QUE A LEVOU A TRABALHAR NA BIBLIOTECA ?


ELIANA - Outra paixão. Desde pequena queria ser professora, mas o universo dos livros sempre tiveram muita influência em mim. Quando vim morar em Joinville em 1990 primeira coisa que fiz foi procurar uma Biblioteca Pública. E encontrei a Biblioteca Pública Prefeito Rolf Colin e me encantei. Fiquei com uma vontade louca de trabalhar neste lugar. Os anos se passaram. Fui estudar literatura na UNIVILLE . Lecionei nas escolas locais. Mas meu coração sentia um vazio enorme. Queria estar na Biblioteca  ( FOTO ABAIXO ) .



 Conviver com os livros, as histórias, os escritores, leitores. Até que uma fada madrinha me deu esta oportunidade.





4- QUAL É A SENSAÇÃO DE TRABALHAR COM CRIANÇAS ?

ELIANA - 
Gosto de trabalhar com todas as faixas etárias do infantil, jovem, adulto e idoso se tratando de contação de histórias e trabalho com a leitura, pois a magia literária tem efeito acalentador em todos os níveis.
É claro que a criança tem um toque especial, porque ela está mais aberta a experimentar novas possibilidades . ( ABAIXO , ELIANA NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS )



5- ALÉM DE CONTAR HISTÓRIAS , QUE OUTRA ATIVIDADE EXERCE  ?


ELIANA -  Escrevo. Gosto do contado com a palavra. E gosto do brincar com as palavras e transitar pelos gêneros. Escrevo poesia para me libertar das emoções que me entristecem ou para compartilhar alegrias. Escrevo causos para rememorar épocas. Crônicas para divertir. Artigos para expor opiniões, contos para envolver e viajar em possibilidades diversas. Artigos científicos para reelaborar conhecimentos.



6- QUAL FOI A GRANDE REALIZAÇÃO COMO ARTISTA ?

ELIANA -  Olha, o que me deixou muito feliz foi ter meus textos publicado no jornal. É uma felicidade enorme ver o teu trabalho reconhecido. Outro foi ter meus textos publicado em livro.



 7 - SE FOSSE UMA FADA -MADRINHA DE VERDADE  , O QUE GOSTARIA DE REALIZAR ?
ELIANA -  É uma pergunta difícil. Mas gostaria muito de possibilitar as pessoas o dom da sensibilidade para as artes. O respeito pela diversidade de olhares na cultura, nas tradições, no letramento, no oral, no escrito, enfim, possibilidades de conhecer e respeitar. Penso que e a chave para a humanidade conviver melhor em sociedade .



8- POR ÚLTIMO , QUE MENSAGEM GOSTARIA DE DEIXAR AOS LEITORES DO ALAMEDA CULTURAL ?


ELIANA - Que a poesia, as histórias, o livro, a leitura, a literatura estejam presentes irradiando a vida de forma acalentadora. Que ela possa ser agente transformador e libertador em cada ser que dela usufrua. Uma grande abraço lítero-cultural a todos .

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário