sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Viagem Musical : Paz e Amor , Bicho !

Ela nasceu em 18 de julho de 1952 em Niterói , então capital do Estado do Rio de Janeiro , em uma família de classe média alta e seu nome é um tanto aristocrático : Bernardéte Dinorah de Carvalho Cidade . Pela lógica ele teria tudo para se casar com um chamado " bom partido " e ser talvez uma dessas  mulheres ricas que frequentam as colunas sociais  mas havia algo chamado MÚSICA . Cantando e tocando violão ainda muito pequena , já aos 14 anos venceu um concurso de música . Em 1969 o mundo vivia uma época de efervescência  e o auge do movimento HIPPIE ; aquela bela adolescente não ficou imune à isso e acabou fugindo de casa .............acabou parando na Bahia , onde conheceu 4 jovens músicos : MORAES MOREIRA , GALVÃO , PAULINHO BOCA DE CANTOR e um virtuoso guitarrista , que pouco tempo antes havia sido líder da banda  OS NINOS  . Como ela era a única mulher da turma virou BABY , ou melhor , BABY CONSUELO . O tal guitarrista era nada mais do que PEPEU GOMES , que viria a ser seu marido . Essa turma marcou época na história da música brasileira  e sendo jovens  , ganharam o nome de OS NOVOS BAIANOS , fortemente influenciados pelo rock e pelo tropicalismo ( movimento musical do final dos anos 60 , liderado por CAETANO VELOSO e GILBERTO GIL ) . O nome do primeiro disco do grupo , lançado em 1970 , já dava uma ideia de toda a sua irreverência : É FOGO NA BONECA . Em 1972 mudaram-se para um sítio no bairro carioca de Jacarepaguá e lá viveram no melhor estilo hippie , gravando naquele mesmo ano aquele que muitos consideram seu melhor trabalho : ACABOU CHORARE  . Até 1978 , quando o grupo foi desfeito , foram mais 6 discos gravados e em 1997 eles ainda mataram a saudade  de seus fãs  gravando o disco INFINITO CIRCULAR .



 Baby Consuelo estreou sua carreira solo com o disco O QUE VIER EU TRAÇO , lançado ainda naquele mesmo ano de 1978 e que atingiu a nada desprezível  marca de 400.000 cópias vendidas . O grande auge da carreira  da cantora ocorreu entre 1979 e 1985 , quando 3 discos lançados nesse período - PRA ENLOUQUECER ( 1979 ) , CANCERIANA TELÚRICA ( 1981 ) e SEM PECADO E SEM JUÍZO ( 1985 ) -igualaram ou superaram a marca de 1 milhão de discos vendidos . Em 1983 ela e Pepeu Gomes gravaram o memorável especial MASCULINO E FEMININO , exibido pela TV Globo . Uma de suas marcas , assim como de Pepeu Gomes , foi o visual exótico , com cabelo e roupas coloridos . O estilo "bicho grilo" de ser fica evidente na capa do disco Pra Enlouquecer , em que aparece com seus filhos ,  e no mega sucesso Sem Pecado E Sem Juízo , que em outra época poderia perfeitamente ser um dos hinos do movimento hippie . Coincidência ou não , após o fim de seu casamento com Pepeu Gomes , ela nunca mais repetiu o sucesso dessa época e seu disco mais vendido desde então é um disco ao vivo , de 1998 , que vendeu cerca de 250.000 cópias . Na mesma época ela tornou-se evangélica , passou a ser pastora da IGREJA DO MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS e mudou seu nome artístico para BABY DO BRASIL .



 Seu décimo segundo e mais recente trabalho é o disco GERAÇÃO GUERREIROS DO APOCALIPSE  , de 2011 . Após se dedicar ao trabalho missionário e à música gospel , desde 2012 ela tem revivido em shows os seus grandes sucessos  . Um dos vídeos do dia é o clipe da bela música MENINO DO RIO , tema de abertura da novela ÁGUA VIVA , exibida pela TV Globo em 1980 e composta por CAETANO VELOSO . OUÇA O SOM BICHO GRILO DE BABY DA MÚSICA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário