sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Viagem Musical : Barítono Do Rock

Com uma voz fortíssima e poderosa  , ele teria tudo para ser um consagrado barítono , abrilhantando óperas em grandes teatros de Nova Iorque , Londres , Milão e Paris  , mas quis o destino que que ele nascesse no seio de uma família operária da pequena cidade inglesa de Saltburn- By -The- Sea  em 22 de setembro de 1951 . Melhor assim..........aquele garoto como tantos adolescentes ingleses , e também não ingleses , dos anos 60 foi "contaminado " pelo rock´n roll , "vírus " espalhado pelo mundo por um certa banda de Liverpool chamada THE BEATLES . Entre 1967 e 1968 fez parte de duas obscuras bandas - DENVER MULE e THE SKYLINERS - e continuou sem chamar muito a atenção até agosto de 1973 , quando um fato mudou radicalmente a sua carreira ............Este é DAVID COVERDALE e sua voz inigualável ! O tal fato importante foi um teste para ser vocalista de uma das maiores bandas de rock do mundo : o DEEP PURPLE ( alguns anos antes ele chegou a se oferecer para cantar na banda e acabou sendo solenemente ignorado ). Ele acabou passando no teste e tendo uma missão um tanto ingrata : substituir o consagrado vocalista IAN GILLAN , chamado por muitos de SILVER VOICE ( Voz de Prata ) . E ele cumpriu a missão com louvor , participando de um dos melhores discos da banda , BURN , lançado no início de 1974 . No final daquele mesmo ano a banda gravaria mais um disco , STORMBRINGER , que acabou sendo uma tremenda decepção e em 1975 ainda seria lançado mais outro disco sem muito brilho , COME TEST THE BAND . Já sem clima e longe do sucesso a banda seria desfeita em março de 1976 ( retornaria em 1984 )  e além dos três discos citados até hoje foram lançados mais 16 discos da época da participação de David Coverdale na banda  , entre sobras de gravações de estúdio e shows ao vivo .



 Após uma rápida carreira solo , em 1977 Coverdale formou a sua própria banda , o WHITESANKE  , que teria o seu primeiro disco lançado no ano seguinte , SNAKEBITE . Na década de 80 a banda se tornou uma das maiores do mundo , emplacando sucessos como HERE I GO AGAIN ( 1982 ) , LOVE AIN ´T NO STRANGERS ( 1984 ) e STILL OF THE NIGHT ( 1987 ) . Um dos grandes momentos da banda foi no primeiro ROCK IN RIO , em janeiro de 1985 , quando o Whitesnake banda teve que substituir às pressa  a banda inglesa DEF LEPPARD ( o baterista dessa sofreu um grave acidente automobilístico ) e o seu disco de maior sucesso foi , sem dúvida  WHITESNAKE , de 1987 , que tenha o sucesso romântico IS THIS LOVE ? A banda conquistou o mundo fazendo um som furioso , mistura de hard rock e heavy metal  com canções românticas melodramáticas . As participações da atriz e mulher de David Coverdale , TAWNY KITAEN , em vários clipes e em cenas quentes  contribuíram para essa imagem , digamos ," caliente " da banda .........Em 1991 Coverdale saiu da banda e resolveu se dedicara outro projeto : um disco em parceria com o ex-guitarrista do LED ZEPPELIN , JIMMY PAGE . O disco foi lançado em 1993 e acabou sendo um fracasso , tendo , porém , o grande mérito de fazer com que Jimmy Page e ROBERT PLANT  voltassem a gravar um disco juntos de pois de 15 anos ( o ex-vocalista do Led Zeppelin é um desafeto de Coverdale e o considera um imitador do seu jeito de cantar . O disco citado é NO QUARTER , de 1994 ) .



 O disco RESTLESS NIGHTS , de 1997 , marca o retorno de Coverdale ao Whitesnake ( segundo muitos o disco na verdade foi solo ) e também uma virada no seu estilo musical , com um som mais suave , romântico e mais influenciado pelo blues . O trabalho mais recente da banda é FOREVERMORE , de 2011 ( no total foram até hoje 25 discos , entre discos de estúdio , coletâneas e shows ao vivo ) . Como cantor solo Coverdale gravou 3 discos ( WHITESNAKE , de 1977 ; NORTHWINDS , de 1978 e INTO THE LIGHT , de 2000 ) e ainda a música THE LAST NOTE OF FREEDOM , que fez parte da trilha sonora do filme DIAS DE FÚRIA , de 1990 . O clipe do dia é da música DON´T FADE AWAY , primeira música do disco RESTLESS HEART . AGORA CURTA TODO O ROMANTISMO DO BARÍTONO DO ROCK !

Nenhum comentário:

Postar um comentário