segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Para Curitiba , Com Simon e Garfunkel

Ambos são naturais de Nova Iorque , de origem judia e também  excelentes músicos , mas as semelhanças param por aí ..........um é baixo , moreno e tem olhos castanhos ; já o outro é alto , ruivo e tem olhos azuis . Um é mais compositor , o outro é mais cantor , também têm gostos  musicais e comportamentos completamente distintos ...........PAUL SIMON e ART GARFUNKEL são a prova de que não apenas as diferenças se atraem como se complementam . Em um período curto , entre 1964 e 1970 , a dupla entrou para a história da música mundial , gravando 5 discos e emplacando sucessos como THE SOUND OF SILENCE ( 1964 ) , I AM A ROCK ( 1965 ) , MRS. ROBINSON ( 1968 ) , CECILIA e THE BOXER ( ambas de 1969 ) . As inúmeras diferenças artísticas e pessoais levaram a dupla ao seu fim em 1970  mas foi justamente o último disco da dupla , lançado naquele mesmo ano  , o seu melhor trabalho . O disco esteve entre os mais tocados em diversos países e rendeu à dupla um disco de platina e 5 prêmios GRAMMY  ! Mais tarde reataram a amizade e voltaram a tocar juntos em apenas 3 ocasiões ( 1981 a 1983 ; 2003 - 2004 e 2009 ) , mas um delas foi marcante : um show de 1981 no CENTRAL PARK , tradicional local de Nova Iorque , atraiu 500. 000 pessoas , naquele que talvez tenha sido o maior show , em público , da história  !

  Conquistaram uma legião de fãs misturando doses de rock  e  pop com uma fortíssima dose de folk , fortemente influenciados por músicas folclóricas tradicionais norte-americanas . Também se tornaram ícones da cidade de Nova Iorque retratando locais conhecidos da cidade como a Estátua da Liberdade e a ponte da Rua 59 e tipos humanos que existem na cidade . A mágica música da dupla também pode  diminuir o tédio de uma cansativa viagem serra acima , o escritor DONALD MALSCHITZKY que o diga........Na crônica de hoje ele relata uma viagem que fez de carro , ao som da dupla norte-americana  . CONFIRA :

"Dia nada convidativo , frio , vento e nuvens baixas na serra . Vontade não dá , mas preciso subi-la .



 Acompanham-me apenas Simon e Garfunkel ( FOTO ABAIXO ) num velho CD - 'The Definitive ' - comprado numa cesta de ofertas há algum tempo . É terça , mas o disco começa com ' Wednesday  Morning ' : ' Posso ouvir a respiração suave da mulher que amo . '



 Companheira  e , ás vezes , Amiga da Onça , a estrada me absorve .



 O que pensam aqueles que passam  , me ultrapassam ou me veem passar ? Ouvem música , assobiam , xingam  os outros motoristas ? Quantos sentem saudades e recém partiram ? Ás vezes preenchem o carro com ' Homeward  Bound ' : ' Em casa , onde meu amor espera silenciosamente por mim . ' Descem as nuvens , a neblina faz tudo parecer uma fotografia de Lair ( Bernardoni ) .



 Vou com cuidado , pois já vi demais nessa estrada . Se for para ser estatística , que seja das boas . Pingos esparsos anunciam a chuva que está a caminho . 'Kathy ´s Song ' acompanha : ' Como memória , caia a garoa . '



 É cedo , um ou outro posto de venda de pinhão começa a ser montado , os vendedores embrulhados em suas surradas roupas , encolhidos pelo frio e a garoa . Fumaça sobe dos fogões improvisados para cozinhar o pinhão e das chaminés das casas simples . Vem imagem de bule de café em cima do fogão . Curvas suaves desenham o caminho .

 Estou no alto , a mesma paisagem , e sempre tão diferente . Vejo que vento sopra , talvez mais do que deveria . Sim , um dia vamos conhecer Campo Largo da Roseira , ( FOTO ABAIXO )



 por enquanto é apenas uma placa , indicando a direção , mas já traz lembranças . ' Preserve suas lembranças , elas são tudo que lhe restam . ' , acaricia minhas lembranças .

 Passou o dia ocupado , como sempre . Hora de voltar . Horizonte negro . Na volta , desce em forma cachoeiras iluminadas por raios  que brotam por trás das nuvens  de chumbo . Gosto de tempestade , embora fique um gosto de receio .



 O  mesmo CD , ' Velhos Amigos......., silenciosamente compartilhando os mesmos medos . '

 Esse cara tem um cristal na garganta , só isso explica como Art  Gafunkel ( FOTO ABAIXO )



 lapida cada nota , cada sílaba de ' For Emily ' : ' E quando acordei e senti você quente e perto , beijei seus cabelos , com minhas lágrimas de gratidão........I love you , girl . ' Eu também .

 Atravesso muitas pontes . ' Quando a escuridão chegar e a dor cercar você , como uma ponte sobre águas turbulentas  , eu me estenderei  . ' Cheguei , mas , na próxima vez , não me deixe ir sozinho . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário