segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A Saudade Do Que Não Havia

Isso é um fato , além de opressora , toda ditadura é burra e a face mais visível dessa burrice chama-se CENSURA . Em virtude do humor de um idiota de plantão e de alguma frase ou palavra mal interpretada e tirada fora de contexto  , textos jornalísticos  ou  literários ; livros ; revistas ; falas de peças teatrais , de telenovelas  e de espetáculos de humor ; filmes ; programas de rádio , etc......podem ser mutilados ou ser simplesmente vetados ; além de burra , ela também é OBSCURANTISTA , pois isso priva a população de ter mais informação . Oficialmente a nada saudosa ditadura militar terminou em 15 de março de 1985 com a posse do então vice-presidente JOSÉ SARNEY ( o titular , TANCREDO NEVES morreria em 21 de abril )  mas para muitos , especialmente artistas e intelectuais , ele acabaria em 29 de julho  daquele ano no teatro CASA GRANDE , no Rio de Janeiro . Explica-se : naquele dia , às 19 horas , o então ministro da Justiça , FERNANDO LYRA , anunciou o fim da tão tacanha censura , com direito à banda de música e a um teatro lotado e recheado de artistas do nível de CHICO ANÍSIO , TÔNIA CARRERO , GRANDE OTELO  , CHICO BUARQUE e DIAS GOMES , quase todos eles vítimas da censura . Porém aquilo não passou de uma grande encenação ...........a censura continuou , só que em vez da censura política era a censura moral , tendo como alvo obras que tratassem de assuntos relacionados a sexo , drogas , violência e religião  . Antes ligada à POLÍCIA FEDERAL a censura passou a ser assunto do Ministério da Justiça e os censores passaram a ter o singelo o nome de CLASSIFICADORES . A censura só seria extinta em 1988 , com a promulgação da atual constituição brasileira , em 5 de outubro daquele ano .

 Sem a liberdade de opinião , expressão e informação que temos desde  então , jamais ficaríamos sabendo de maga esquemas de corrupção como o MENSALÃO e o atual escândalo envolvendo a Petrobrás , FERNANDO COLLOR talvez jamais sofresse impeachment e nem humoristas satirizariam e ridicularizariam  a classe política ( embora o horário político já seja um show de humor involuntário ) . Quando parecia que a nada saudosa ditadura estava definitivamente enterrada , no último dia 22 de março ocorreram   ridículas  manifestações  pedindo a sua volta e que , felizmente , acabaram sendo um fracasso . Caso ainda houvesse censura textos como a crônica de hoje , do sempre crítico escritor DONALD MALSCHITZKY , jamais seriam publicados . Além de mostrar o quanto a nada saudosa ditadura foi danosa para o Brasil ele  serve como uma ótima reflexão . CONFIRA :

"Bufê completo  , com várias porções  de saladas e pratos quentes , dois tipos de carne grelhada na hora  , mais 500 ml . de suco natural , tudo por R$ 2, 50 é barato , não é ? Só falta saber onde !



 A bobagem ilustra bem o desejo da volta da ditadura militar , expresso por bom número de pessoas que sequer viveram  aqueles dias cinzentos .



 Esclarecendo : o nome ficou , mas havia muitos militares patriotas que não concordaram  com os descalabros .

 Essas pessoas não sabem ou não querem saber dos intelectuais , professores , artistas , pesquisadores , estudantes , democratas , opositores , trabalhadores  que foram sequestrados , presos , torturados  da forma mais vil e muitos deles mortos covardemente , sem qualquer direito de defesa . Nunca ouviram falar das invasões dos lares , da apreensão de pessoas e de livros julgados ' subversivos ' pelo idiota de plantão .

 Acreditam que a 'Redentora ' foi uma revolução pacífica e ordeira  , sem saber das atrocidades mil cometidas pelos traidores , digo ' vencedores ' , e , principalmente , que tudo foi cometido contra pessoas indefesas , sem capacidade de resistência . ( ABAIXO , O JORNALISTA WLADIMIR HERZOG , QUE OFICIALMENTE  TERIA SE SUICIDADO NA CADEIA )



 Dizem que todos os opositores eram terroristas que esquartejavam criancinhas  , pois não sabem que o terrorismo foi uma ação de desespero de um pequeno número de pessoas . Usam como argumento que terroristas foram treinados em Cuba e na União Soviética , o que é verdade , de novo , para um número ínfimo ; ( ABAIXO , FOTO DA GUERRILHA DO ARAGAUAIA , CONFRONTO QUE OCORREU NA DIVISA ENTRE OS ESTADOS DO PARÁ E TOCANTINS  ENTRE GRUPO GUERRILHEIRO DE ESQUERDA E AS FORÇAS ARMADAS ENTRE OS ANOS DE 1972 E 1975 )



 mas esquecem dos milhares de ' democratas '  treinados nos Estados Unidos , inclusive em táticas de tortura . ( ABAIXO , LOCAL DE TORTURA )



 ' Ah , mas  havia segurança ' , dizem . Tanto havia que era preciso chamar o ladrão para nos proteger da polícia , como dizia Chico Buarque . Afirmam que não havia corrupção , embora ela fosse quase endêmica , mas ai de quem denunciasse algo . O comércio era proibido de abrir suas portas aos domingos , os postos de gasolina os sábados e domingos . A centralização de decisões era tanta , que o ministério precisava se reunir para determinar o preço das corridas de táxi em centenas de cidades .

 As dívidas externa e interna chegaram à estratosfera ,  o Brasil estava entre quem pagava as maiores taxas de juros  por empréstimos internacionais no mundo e a inflação saiu num galope tal que ficou incontrolável . ( ABAIXO , DELFIM NETO , MINISTRO DA FAZENDA NA ÉPOCA DA DITADURA E IDEALIZADOR DA POLÍTICA ECONÔMICA ADOTADA NO PERÍODO )



 Foram muitos os pecados , mas a perseguição aos estudantes ( FOTO ABAIXO ) , não permitindo que entre eles se formassem líderes capazes



e aos cientistas , fazendo com que a grande maioria saísse do Brasil , expulsa , fugida , perseguida , é eternamente indesculpável : até hoje não voltamos a criar líderes capazes e confiáveis e , na área , científica , o atraso é fenomenal  .

 Tudo e muitíssimo mais do que está escrito acima está devidamente documentado , diferentemente do combustível dessa saudade sem nexo . " ( ABAIXO , MANIFESTAÇÃO OCORRIDA NO ÚLTIMO DIA 22 DE MARÇO  EM SÃO PAULO PEDINDO A VOLTA DA DITADURA )



Nenhum comentário:

Postar um comentário