sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Viagem Musical : Vive Le France !

Caro leitor , por acaso você já ouviu falar em SILVINHO BRAU BRAU  ? Em VINÍCIUS CANTUÁRIA ? Em KID VINIL e sua banda MAGAZINE ? É muito provável que , caso você não tenha vivido a década de 80 ou tenha uma memória dita de elefante , jamais tenha ouvido falar neles . Entre 1982 e 1987 o Brasil viveu a chamada febre do rock nacional , em inúmeros cantores e bandas , muitos de qualidade questionável , desapareceram de maneira tão rápida quanto surgiram . O VIAGEM MUSICAL desta semana traz um típico exemplo de uma dessas estrelas de brilho passageiro ........No final da década anterior , mais precisamente em 1978 , surgia na cidade de São Paulo uma banda de nome curioso , GOTA ( mais trade alterado para GOTA SUSPENSA ) , e que após inúmeras formações não encontrou uma identidade musical e nem fez sucesso . Curiosamente a banda chamou a atenção da gravadora CBS , que resolveu apostar nela . Em 1984 finalmente a banda chegava a uma formação definitiva : VIRGINIE ( vocais ) , ALEC ( guitarra ) , YANN ( teclado ) , XAVIER ( baixo ) e DANY ( bateria ) ; sendo que todos eles eram , curiosamente , franceses ou filhos de franceses . O estilo musical adotado foi o NEW WAVE , tipo de rock quase pop e  bastante característico da década de 80 , e o novo era algo que lembrava muito São Paulo : METRÔ .



 Um disco com apenas duas músicas , BEAT ACELERADO e  SÂNDALO DE DANDI  , lançado ainda naquele ano , foi bem recebido pelo público , mas o momento de glória da banda viria em 1985 com o disco OLHAR : além da música-título , mais  3 músicas - TUDO PODE MUDAR , TI TI TI  e JOHNNY LOVE - fizeram sucesso . O surpreendente sucesso fez com que a banda se tornasse uma obrigatória em programas de televisão , chegando até mesmo a participar do programa dos saudosos TRAPALHÕES . Os membros da banda ainda encontram tempo para serem manequins : em suas apresentações eles usavam roupas da marca ZOOMP . A música Ti Ti Ti  abria a novela de mesmo nome da TV Globo ( em uma época em que não havia internet nem youtube , ter uma música em uma novela da Globo era um presente dos céus.....) e Johnny Love , que contou com a participação de LÉO JAIME , fez parte da trilha sonora do filme ROCK ESTRELA , que longe de ser um clássico do cinema nacional , mostra um pouco do que foi aquela  febre de rock no Brasil . Nos bastidores , porém , as coisas não andavam bem e o guitarrista Alec teve que entrar na justiça  para que a  banda recebesse um dinheiro justo pelas expressivas vendas do disco . A retaliação da gravadora não tardou e em abril de 1986 a vocalista Virginie foi demitida......



 Em seu lugar entrou o cantor português PEDRO PARQ D ´OREY ( pouco depois , o percussionista EDMUNDO CARNEIRO também entrou na banda )  e o disco AS MÃOS DE MAO , lançado em 1987 , esteve longe do estrondoso sucesso de 1985 . Em 1988 ocorreu o inevitável fim da banda . Em 2002 , para a  alegria de antigos fãs e saudosistas da década de 80 , a banda retornou com Virginie , Yann e Dany . Naquele ano a banda gravou o disco DÉJÀ VU ,  gravado e lançado de maneira independente , e com novas versões dos sucessos BEAT ACELERADO , JOHNNY LOVE e ainda de AQUARELA DO BRASIL ( de Ary Barroso ) e MENSAGEM DE AMOR ( dos Paralamas do Sucesso ) . Bem recebido pelo público , o disco rendeu uma turnê por São Paulo , Rio de Janeiro , Lisboa , Moçambique , Paris e Londres ( que contou com algumas participações do baixista Xavier ) ; só que para a tristeza dos fãs o retorno da banda durou pouco tempo e Virginie e Xavier não seguem mais carreira artística .  Pode parecer brincadeira mas TUDO PODE MUDAR foi mais tocado nas rádios brasileiras do que WE ARE THE WORLD ( a histórica música gravada pelos grandes nomes da música norte-americana em benefício dos atingidos pela fome na África )  em 1985 .......e um dos vídeos do dia é justamente o  clipe da música . AGORA , EMBARQUE NO METRÔ E FAÇA UMA VIAGEM NO TEMPO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário