sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Entrevista : CLEITON DA SILVA

Sabe pessoa extremamente sincera que diz tudo , TUDO MESMO , o que pensa , doa a quem doer ? Pois é , difícil encontrá-las , não é mesmo ? Pois , definitivamente , as palavras HIPOCRISIA E DISSIMULAÇÃO não fazem parte do dicionário de CLEITON DA SILVA .......Muitas vezes Cleiton costuma dizer  duas frases que definem muito bem essa personalidade , digamos , transparente : " A sabedoria popular é a melhor definição da burrice humana ! " e " Os espertos nunca morrerão por falta de idiotas " . Ela também gosta de fazer as seguintes citações : " De todas as coisas seguras , a mais segura  é a dúvida " ( frase de autoria do pensador alemão BERTOLD BRECHT  ) e " A raça humana exagera em tudo : seus heróis , seus inimigos , sua importância " ( frase de autoria do poeta norte-americano CHARLES BUCOWISKI  ) ........Procuramos saber o que significa a palavra SINCERIDADE e nos deparamos com duas explicações curiosas ......Como tantas palavras da língua portuguesa , essa palavra tem origem em uma expressão latina : SIN CERA . A primeira explicação é a seguinte : na antiga Roma os escultures desonestos e que produziam estátuas de mármore , escondiam as imperfeições de suas obras passando um tipo de cera especial , que as ocultava . Quem descobria essas imperfeições dizia que a estátua era CUN CERA e os escultures honestos faziam questão de dizer que suas obras eram SIN CERA , ou seja , sem cera ......A outra explicação também tema ver com o mundo das artes : eram comuns na antiga Roma os vasos feitos de cera , e quando perfeitos , eram transparentes , podendo-se observar o que estava dentro deles . Por isso se dizia que os vasos eram SIN CERA .......E o  que significa o nome CLEITON ? A origem é inglesa e significa " Lugar ou cidade cuja terra é argilosa " ( CLAY , ou CLEAG , significa " terra argilosa " e TON , significa lugar ou cidade ) ......Existe ainda um segundo significado : " Pessoa  de fácil relacionamento e amizade " , ou seja , tal pessoa é tão fácil de modelar quanto uma argila , o que se contradiz com a forte personalidade de nosso último e super sincero entrevistado de 2015 ......Joinvilense , nascido em 14 de outubro de 1979 , Cleiton é proprietário de uma loja de instrumentos musicais na rua Nove de Março ( fica quase ao lado do edifício Turim ) e nesta conversa comenta sobre a sua breve experiência como artista , deu um verdadeiro show de informações e conhecimentos sobre o mundo das artes , mais especialmente a música , e como não poderia deixar de ser , faz os seus comentários - sema menor cerimônia - a respeito de temas delicados , como o SIMDEC ( verba pública destinada a projetos culturais ) e que desde 2006 vem amarrando a classe artística de Joinville . COM VOCÊS , CLEITON DA SILVA  ( ABAIXO ) , O PROFETA !


1- VOCÊ É LITERALMENTE UM COMERCIANTE QUE VENDE ARTE, O QUE O LEVOU A TRABALHAR NESSE RAMO? VOCÊ CHEGOU A SEGUIR UMA CARREIRA ARTÍSTICA?
CLEITON - Eu vendo arte ? Bom, após Marcel Duchamp ( ABAIXO - POETA, ESCULTOR E PINTOR FRANCÊS ) tudo pode ser arte, né ? ( RISOS )
Enfim, eu entrei no ramo de instrumentos musicais justamente numa época em que eu tava passando um perrengue danado por justamente viver de arte. Fui ser vendedor em uma loja , ( ABAIXO , À DIREITA , CLEITON MOSTRANDO AS SUAS HABILIDADES MUSICAIS , AO LADO DA CANTOR FÁBIO CABELO )

depois passei para gerente e depois montei a Circus. Eu fiz muita coisa ligada à arte e vivi exclusivamente disso desde os 16 anos... Inclusive “Circus” é uma epígrafe ! ( ABAIXO , COM A PLACA PRETA , A LOJA DE CLEITON : CIRCUS MUSIC STORE )

Uma herança dessa fase (ou face como diria Quintana - ABAIXO , O GRANDE POETA GAÚCHO MÁRIO QUINTANA , QUE VIVEU ENTRE 1906 E 1994 ) . 

Escrevi quatro musicais, realizei 12 montagens, participei de outras, fiz direção de palco para outros zilhões de projetos. Também montei uma banda para tocar as trilhas dos musicais. Quando adolescente cheguei a tocar em barzinho, mas eu definitivamente não sirvo pra isso. Não tenho essa vocação para ser rádio de pilha. 

Admiro muito quem tem, de verdade ! Mas não me vejo fazendo arte que não envolva criação... ( ABAIXO , CLEITON )

2 - COMO VOCÊ VÊ O CENÁRIO MUSICAL JOINVILENSE ? DESTACARIA ALGUÉM?
CLEITON - Vejo o cenário joinvilense da mesma forma que vejo o cenário nacional e até mundial, com as devidas proporções. O problema é que vivemos o fechamento de um ciclo. As pessoas ficam esperando um novo Led Zeppelin, mas elas não entendem que para ser igual precisa ser diferente. Quando surgiu, o Zeppelin foi uma porrada de novidade ! ( ABAIXO , LEGENDÁRIA BANDA INGLESA DE ROCK QUE EXISTIU ENTRE 1968 E 1980 )

Essa época da cultura pop (como costumo chamar) criativamente se inicia em meados de 1880, tem seu ápice lá nos anos 50 a 70 e inicia seu declínio nos 80. ( ABAIXO , BANDA INGLESA DE DARK ROCK QUE FIZ GRANDE SUCESSO NAQUELA APAGADA DÉCADA DE 80 )

Sou realista e entendo que não há mais espaço para se criar coisas daquela forma. É claro que esporadicamente aparece um bom disco aqui, uma boa banda ali... Bom, vou tentar explicar sem ser prolixo: se você falar sobre qualquer cenário, seja o “Hard Rock” anos 80 fervendo em Los Angeles ( ABAIXO ) , 

ou o “Anos 80” brasileiro no Lira Paulistana, você verá que havia uma cultura de prestar atenção, de procurar o novo. E não era coisa de bicho grilo que procura disco empoeirado que ninguém nunca quis ouvir. O que era o Lira? Era um teatrinho em São Paulo ( ABAIXO ) , num porão. Pra pouco mais de 100 pessoas...

A galera pagava ingresso e ia assistir o que fosse. Num dia tocava o Ratos de Porão ( ABAIXO ) , no outro o Almir Sater, no outro os Titãs... Todos iniciando suas carreiras... 

Não era balada. Não tinha celular pra tirar self. 

O pessoal ia literalmente para assistir esses shows. Assistir. Ponto. Entende ? Hoje se o U2 ( ABAIXO ) lançar um disco conceitual inédito e resolver tocar ele na íntegra sem tocar “Sunday Bloody Sunday” o público quebra o estádio !

Então, é fato: quase não há mais espaço para a assinatura ! Como falei acima, se estivéssemos no cenário Hard Rock de Los Angeles., encontraríamos o Guns N’ Roses tocando Aerosmith, mas tocando Aerosmith como Guns N’ Roses.( ABAIXO )

Resumindo: hoje eu não só vejo a guriada querendo ser o Slash ( O ANTIGO GUITARRISTA DA BANDA : É O DE CAMISA BRANCA NA FOTO ANTERIOR ) . Vejo aquelas bandinhas de Curitiba imitando Rua Augusta ou rock gaúcho ( ABAIXO , BANDA GAÚCHA CACHORRO GRANDE ) que imita Rua Augusta... Todas iguais, e umas mais iguais que as outras... ( RISOS ) 
Como diz um amigo meu: “eu queria ser o Ray Charles ( ABAIXO ), mas eu não nasci cego , nem na Georgia , não sou negro... então eu resolvi ser eu”. 
Em tempo : novidade existe sim, e ainda se faz música boa. Não estou negando isso. Apenas digo que se um dia o rock foi novo e olhou para frente, para tecnologia. Hoje ele já é um tiozinho saudosista e de ressaca abraçado em aparelhos empoeirados e artistas que se ainda estão vivos, com certeza sofrem muito com artrite e artrose... ( ABAIXO , A DINOSSÁURICA BANDA ROLLING STONES )

A novidade de hoje está na colagem. Na reciclagem musical. Na velocidade. É um mundo novo e que nós – inclusive eu – ainda não entendemos bem, até pela velocidade. Como a pergunta se refere a cenário, vale lembrar que o ultimo grande cenário mundial, foi o de Seatlle ( ABAIXO , A CIDADE NATAL DO MEGA GUITARRISTA JIMI HENDRIX ) , e já faz quase 25 anos que teve o seu ápice ! (NOTA DO BLOG : Cleiton está se referindo ao MOVIMENTO GRUNGE , que teve na banda NIRVANA o seu grande representante )

3 - E O CENÁRIO CULTURAL JOINVILENSE DE MANEIRA GERAL ?
CLEITON - Quando você me perguntou se eu destacaria alguém. Joinville, assim como qualquer lugar do mundo tem bons artistas, tem bons músicos, tem bons compositores, tem bons instrumentistas. Mas isso é a parte fácil . ( ABAIXO , BANDA JOINVILENSE POEMA SONORO )

É sim, muito fácil ! Gente cantar e tocar bem é o do menos. E é curioso que as pessoas se espantem quando eu afirmo que tocar bem é fácil. Se fosse difícil, a pessoa deveria também discordar da primeira afirmação que eu fiz: “Joinville, assim como qualquer lugar do mundo tem bons artistas, tem bons músicos...” ( ABAIXO , MAIS UMA VEZ CLEITON AO VIOLÃO )

Qualquer programa bregão de calouros como o do Raul Gil ( ABAIXO ) ou mesmo aqueles The Voice’s da vida e etc possuem um zilhão de gente que executa música bem.

Mas assinatura, aquela coisa que o Ramones ( ABAIXO ) tem, sabe? Isso é um bem mais complicado. Aquela coisa: se você pegar Stones, Floyd, Beatles, Yes.. todas britânicas, todas coexistiram e todas tão diferentes, né ? 


Se você cantar parecido com o Lulu santos, alguém vai falar: “nossa, você parece o Lulu Santos”. Mas e o Lulu Santos ( ABAIXO ) , parece com quem ? Com o Lulu Santos ! Ele fala como Lulu, escreve como Lulu, canta como Lulu...

É disso que estou falando! E isso está cada vez mais distante devido ao cenário cultural atual, num mundo onde show virou balada ( ABAIXO , LUAN SANTANA ) para um público sedento por mais do mesmo, fica mais difícil alguém desenvolver o próprio DNA.

E não é em vão que hoje, olhando os bares, clubes e boates, podemos afirmar que um DJ fatura mais que um músico. Eu lembro que já lá nos anos 90 eu falava que no futuro o povo iria para o Rock In Rio ver um DJ ( ABAIXO ) por um CD. 

Tá certo, CD também não existe mais, mas isso não anula a minha previsão ( RISOS ) . E na época quando eu falava isso meus amigos me xingavam muito no Twtitter, mesmo não havendo ainda Twitter... ( RISOS )

Sobre destacar alguém: Eu pensei em citar alguns que considero bons, daí pensei num cara daqui que canta bem... Mas canta bem seguindo os trejeitos do Phil Collins ( ABAIXO ) ou do Eddie Vedder... Não consigo compreender ele como ele. 

Depois pensei numa garota que é boa de palco. Totalmente pronta, mas que já vi dezenas iguais em outras cidades... Então, se estivéssemos nos anos 80. E eu fosse um produtor artístico, aquele cara que contratava a banda ouvindo as fitas demo que as mesmas mandavam, sabe ? Seria uma missão difícil. Tá certo que eles contratavam com uma visão comercial. Mas não há como negar que até primórdios dos anos 90, antes deles serem substituídos por burocráticos – e ironicamente das gravadoras perderem espaço pra internet – gente de catimba artística do naipe de Cazuza, Menescal, Raul Seixas ( ABAIXO ) foram produtores

e com certeza não só eles, mas esses profissionais escolhiam baseados no que julgavam ser bom – e novo. Desde os anos 40 a fórmula do sucesso foi o jabá ( ABAIXO ) , mas primeira peneira não !

4 - QUAL É A SUA OPINIÃO A RESPEITO DO SIMDEC ? CASO FOSSE O SECRETÁRIO DA CULTURA E , PORTANTO , TIVESSE O PODER DE MODIFICAR A CULTURA DE JOINVILLE , QUE MEDIDAS TOMARIA ?
CLEITON - Sou totalmente contra o uso de dinheiro público para bancar projetos pessoais. Poucos entendem efetivamente o mal que isso representa. Primeiro pelo óbvio : o povo não tem que pagar pelo sonho artístico de ninguém. Pessoal da área cultural tende a se achar divino, iluminado, superior...

Eu te digo que isso é balela ! O problema dessa turminha que mama na teta do SIMDEC é que eles se acham tão especiais que se julgam merecedoras de uma mesada estatal! É mole ? E pior, se ofendem quando lhes é colocada à realidade: não tem público ? Não merece dinheiro público. Tem público ? Não precisa de dinheiro público ! Simples !

Não vejo superioridade em um artista perante um padeiro, um médico, um advogado ! E sejamos ainda mais justos: pão é primordial ! E o padeiro paga – e muito – para o estado para poder vender seu pão. 

Resumindo : o estado quer ajudar o fomento artístico ? Simples: isente ! 

Daí todos terão mais condição para vender seu trabalho e o mercado – o público – que decida que ingresso ele quer comprar !
Segundo : alguém em sã consciência concorda com a ideia de que é o estado ( isso aqueles políticos que vocês odeiam - ABAIXO , JOSÉ SARNEY ) 

que deve escolher que filme, que disco, que peça e que livro vai ser produzido ? Jamais!!! Quem deve escolher é o publico !

Terceiro : essa dependência do estado cria verdadeiros vampiros propagandistas !

Veja na esfera nacional esses sugadores de Rouanet defendendo esse governo criminoso ! 

Na esfera municipal é a mesma coisa ! E é curioso como as pessoas se deixam influenciar por opiniões de artistas, como se artista tivesse uma áurea sacra, quando na verdade artista, na suprema maioria, é o cara que tem a opinião mais barata do mundo ! Veja por exemplo o Roberto Carlos ( ABAIXO ) , vegetariano convicto, por causa de uma grana que ele não precisa, fez propaganda de carne! Tem algo mais canalha que isso ? 

As pessoas pensam que podem confiar nos caras que estão ali sedo alvejados de aplausos por fãs debiloides !

Mas em suma, se você prestar atenção, artista, principalmente o brasileiro, é o cara que tá sempre puxando o saco de alguém pra se dar bem. Veja aquele caso daquele gordinho golpista que inventou que era filho do dono da Gol.

Vi na imprensa e revi faz uns dias num documentário chamado “Vips”, tem no Netflix... O cara inventa que é dono da Gol e porra, um monte de global pendurado no saco do cara... ( RISOS )
E já que citei esse caso, a parte mais irônica de todas e que creio poucos perceberam : O malandrão – o nome dele é Marcelo - deixa bem claro que recebeu uns bons dinheiros pra ceder sua história e participação no documentário – que tecnicamente é uma bosta! A questão é: quem pagou ? Eu, você... Nós ! Brasileiros contribuintes ! 

Já que o filme foi bancado pela lei de incentivo... O cara preso, por inúmeros crimes, ganhando grana que na teoria deveria ser para saúde,

educação... Não é uma graça ?
Mas voltando ao ponto: Se eu fosse secretário de cultura eu pouco poderia fazer. Tentaria talvez priorizar as verbas públicas para o que é coletivo. Não “coletivo” no nome, que geralmente são projetos particulares com apelo populista. Capricharia mais no que é de todos, como museus ( ABAIXO , MUSEU DE ARTE DE JOINVILLE ) , praças, bibliotecas... 

e deixaria de lado aquele CD daquela banda que não grava por não ter comprador, ou aquela peça ( ABAIXO ) que não é montada por não ter público . 

O estado não tem culpa do fracasso comercial de quem quer que seja. Tentaria deixar mais a população escolher e menos uma bancada. Ou seja, como o povo não sabe o que rola nos bastidores e acredita que “o estado tem que dar cultura”, mesmo sem sequer saber o que essa palavra “cultura”

realmente significa, eu ( ABAIXO , CLEITON EM COMPANHIA ESPECIALÍSSIMA : O MENESTREL CARIO CA OSWALDO MONTENEGRO ) ia ser o secretário mais odiado e com certeza o populismo me derrubaria em semanas... ( RISOS )

5 - POR ÚLTIMO, QUE MENSAGEM GOSTARIA DE DEIXAR AOS LEITORES DO ALAMEDA CULTURAL ?
CLEITON - Há quem diga que o papel da arte é ser transgressor , ( ABAIXO , O LEGENDÁRIO CANTOR DE REGGAE BOB MARLEY , QUE VIA A MÚSICA COMO UM AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL )

sem entrar no mérito é importante frisar que enfiar o dedo no rabo do amiguinho num palco não é nada transgressor ! É só ridículo. É só atestar falta de criatividade e talento. Transgressor é dizer o que deve ser dito. É ser justo ! Qualquer artista que se coloque a favor da liberdade hoje será tido como reacionário e será transgressor. 

Consequentemente estará fazendo muito mais para a sociedade que os heróis que juram que “lutavam contra a ditadura” ( ABAIXO , CHICO BUARQUE ABRAÇADO COM A SUA ÍDOLA : DILMA ROUSSEFF )

e que hoje estão tomando cafezinho em Paris ( ABAIXO ) com dinheiro arrancado de quem trabalha dia a dia.

Quem quiser conversar mais pode me procurar no Facebook. Um abraço a todos que são a favor da liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário