segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Som de Joinville : Mama África

Você , que está lendo estas mal escritas linhas , tem filhos ? O seu CAÇULA ( a palavra vem de KUSULA ou KUSULE ) é um daqueles MOLEQUES ( a palavra de MU ´LEKE , que significa MENINO )

bem irrequietos e arteiros que só sossegam com umas boas palmadas na BUNDA ( a palavra vem MBUNDA ) ?

Talvez você seja aquele pai , ou mãe , que não apela para a velha palmada mas sim para a advertência e um bom CAFUNÉ ( a palavra vem de KIFUNATE , que significa ENTORSE ou TORCEDURA )  no garoto .......

Bom , você acabou de ter uma pequena aula de KIMBUNDO , uma das 7 línguas nacionais de Angola ( ABAIXO , MAPA DE ANGOLA - as outras línguas são o português , o côkwe , o kikongo , o umbundu , o nganguela e o ukwanyama ) , falada na região noroeste daquele país e pela expressiva quantidade de 3.000.000 de pessoas . A quantidade de pessoas que falam essa língua é tão grande , que ela é dividida por sua vez em 4 dialetos , ou seja 4 maneiras pelas quais a língua é falada : njinga , mbamba , mbaka e ngola .

Até mesmo os gênios são capazes de atos estúpidos : por decisão do então ministro da Justiça , RUI BARBOSA ( ABAIXO ) , em 1890 boa parte dos documentos oficiais relativos à escravidão no Brasil acabaram sendo queimados ( a intenção de ato tão criminoso era evitar que antigos donos de escravos requeressem indenizações do governo )  , mas felizmente nem todos foram destruídos......

Através dos documentos que restaram , de pesquisas e de estimativas  , sabe-se , por exemplo , que no período entre 1519 e 1867 , de todos os escravos desembarcados nas  Américas , a AMÉRICA PORTUGUESA foi a região que recebeu a maior quantidade de escravos : 38,5 % do total desembarcado no continente . ( ABAIXO , FOTO DE 1870 , DE ESCRAVOS DE PERNAMBUCO )

 Em mais de 300 anos de tráfico negreiro , segundo recente pesquisa , teriam desembarcado no Brasil 5.099.816 escravos e desses a esmagadora maioria - 3.507.222 , ou 68,7 % - eram oriundos da região centro-oeste da África e que é formada pelos atuais Angola , República Democrática do Congo ( o antigo Zaire ) e Congo ( as demais regiões eram as atuais repúblicas de Camarões , Guiné Equatorial , Gabão , Nigéria , Senegal , Gâmbia , Togo , Benin , Gana , Costa do Marfim , Serra Leoa , Moçambique e ilha de Madagascar ) . ( ABAIXO , MAPA DA ÁFRICA COM REGIÕES DE PROCEDÊNCIA DOS ESCRAVOS )

        Segundo o último censo do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) , realizado em 2010 , a população negra brasileira é de 14.739.963 pessoas ( ou 7,61 % da população brasileira ) , um número pra lá de questionável , principalmente se formos considerar também a expressiva população mulata ........( ABAIXO , FOTO DA ATRIZ CAMILA PITANGA )

Tão gigantesca quanto os números que indicam a sua presença é a contribuição do negro nos mais variados setores da sociedade brasileira , e isso exigiria um livro e não um texto de blog ! Então vamos à MÚSICA , que é o que nos interessa no momento : uma dança em que o cavalheiro puxa a dama pela cintura , chocando-a contra o seu corpo........Essa é  a MASEMBA , uma dança característica de várias regiões do interior de Angola ( só naquele país existem 35 tipos de danças ou gêneros musicais  - ABAIXO )

 e que , em virtude da fusão com outros gêneros e a inclusão de instrumentos como a GUITARRA , acabou dando origem a SEMBA , que por sua vez deu origem ao hoje quase desparecido LUNDU ( dança muito em voga no Brasil no século 19 - ABAIXO , VERSÃO DESSE TIPO DE DANÇA NA ILHA PARAENSE DE MARAJÓ )

e ao brasileiríssimo SAMBA ( o nome tem origem  também no kimbundo e significa UMBIGADA )

.......Até na dita " germânica "cidade de Joinville  o ritmo vindo da MAMA ÁFRICA deixou suas influências . O nome daquele trio formado por 3 talentosos músicos - o tecladista e baixista JACKSON ARAÚJO , a vocalista RAFAELA VENTZ e o baterista e percussionista RAFAEL VIEIRA - deixa bem clara a sua grande influência : SEMBA TRIO .......

Além da paixão pelo ritmo africano e do talento , os três tem outra característica em comum : fizeram parte da banda que tinha o bem humorado nome de DONA CHICA e que marcou época na história da MPB de Joinville , sendo que o Semba Trio de certa maneira não deixa de ser uma continuidade da antiga banda e a sua especialidade é justamente fazer releituras de sucessos clássicos da MPB . O vídeo de hoje é uma interpretação bem especial de uma dos clássicos da Jovem Guarda . VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário