segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

O Canto Da Liberdade

O que seria do mundo sem eles , OS ARTISTAS , com suas sons , cores , formas , alto astral e infinita alegria ? Não , não estamos nos referindo a pintores , escultores , desenhistas , cantores , músicos , compositores , atores , atrizes , escritores , entre outros , mas sim aos BEM-TE-VIS , PINTASSILGOS , SABIÁS , ROUXINÓIS , ARAPONGAS......Esses verdadeiros barítonos da natureza formam uma gigantesca orquestra , constituída de cerca de 5.400 espécies - ou 60 % de todas as aves existentes ( estima-se que exitam perto de 9.000 espécies de aves ) - que por sua vez são divididas em 3 grandes grupos ( TYRANII , PASSERI e ACANTHISITTI ) , subdivididos em 38 famílias , 37 subfamílias e 28 tribos .......Embora diferentes , os integrantes dessa grande orquestra têm algumas características em comuns : com as exceções das regiões polares , estão presentes em todas as regiões do mundo ; são animais terrestres ; geralmente são pequenos , tendo no máximo 25 centímetros ; têm 3 dedos voltados para a frente e um para trás , permitindo com isso que possam se agarrar as ramos das árvores ; constroem ninhos e geram filhotes pouco desenvolvidos e mais de três quartos de todos os pássaros ( também chamados de PASSERIFORMES ) são canoros ou óscines , ou seja , podem cantar , em virtude de uma aparelho fonador conhecido como SIRINGE . Supõem-se que todos os pássaros descendam de um ser que viveu há cerca de 95 milhões atrás em um continente chamado GODWANA ( gigantesco continente que era formado pelos atuais continentes da África , América do Sul , Antártida e Austrália e ainda pela Índia e arquipélagos de Seichelles , Madagascar , Nova Guiné , Nova Zelândia e Nova Caledônia ) e também que em virtude de mudanças climáticas globais ocorridas há 25 milhões e 3 milhões de anos atrás tenham gigantescos aumentos no número de espécies de pássaros .
      Também 3 tipos de pássaros detém recordes no mundo das aves : a menor ave do mundo é o BEIJA-FLOR-ZUMBIDOR ( Mellisuga helenae ) , natural de Cuba e cujos machos adultos têm no máximo 5,5 centímetros de comprimento , pesando 1,6 grama ; o maior de todos os pássaros - o AVESTRUZ ( Struhio camelus ) e que pode alcançar uma altura de 2,7 metros também bota o maior ovo de todas as aves - em média 1,7 quilo - e que apesar de ter uma casca fina ( tem apenas 1,5 milímetro de espessura ) pode suportar o peso de um homem de até 127 quilos ( ! ) e , por último , o TRINTA-RÉIS ÁRTICO ( Sterna paradisea ) a cada ano voa cerca de 40.000 quilômetros ( ! ) entre o o Oceano Glacial Antártico e o Ártico , para procriar nesse último , sendo que em 25 anos ele faz o equivalente a uma viagem de ida e volta à Lua ( ! ) . São fatos e números impressionantes , não é mesmo ? O princípio de todos os pássaros - mesmo aqueles que convivem com a espécie humana , como os PARDAIS - é SER LIVRE .......Por isso mesmo , você não acha uma estupidez privar os artistas da natureza de sua liberdade tão natural e característica ? Amante confesso da natureza , especialmente de flores e de jacatirões - aquela árvore florida tão característica de Joinville , o escritor LUIZ CARLOS AMORIM comenta sobre essa atitude tão condenável que infelizmente muitas pessoas ainda têm . CONFIRA :

"Na academia onde vou ( ABAIXO )  , ouço sempre uma cantoria apaixonada e em alto e bom som, de passarinhos dos quais não sei o nome. 

Como eles cantam continuamente, percebi que se tratava de pássaros presos. Hoje, ao chegar, eu os vi, na casa do vizinho, dentro de gaiolas minúsculas.

Fico muito triste, mais que isso, fico indignado com a crueldade do ser humano. Por que prender seres vivos, inocentes, como os passarinhos, por exemplo, cujo único crime é o seu cantar mavioso ? 

E não são só os pássaros que sofrem com isso, outros animais têm a mesma sorte. É muito comum a gente ver cães presos a uma corda ou corrente de um ou dois metros, o que faz com o animal quase não consiga se mexer. 

Eles passam a vida inteira ali, sem poder andar, muitas vezes, sem água e sem comida por dias inteiros, pois quase sempre o dono só volta para casa à noite.

Que pessoas são essas, que condenam um ser vivo a viver o tempo todo encerrado em um pequeníssimo espaço ? O que os leva a cometer tamanha maldade ? 

Será ingenuidade, ignorância, ou será que alguns não têm, mesmo, alma e coração ?

Se os ' donos ' dos passarinhos ao lado da clínica gostam do cantar daqueles passarinhos, por que não deixá-los cantar livre, na natureza ? 

Seu cantar não seria muito mais sonoro, muito mais feliz, se pudessem voar livres pelo céu, pela mata, por entre nossas casas ? 

Na minha casa não há gaiolas, penso até que deveria haver uma lei que proibisse qualquer pessoa de usar essa arma. 

Mas a passarinhada vem , todos os dias, cantar no meu telhado , nas minhas calhas , no meu jardim,

 às vezes até entram na cozinha para ver se não há nenhuma migalha no chão. Então, para que não deixem de nos visitar, Stela, minha esposa, coloca quirera, pão ou frutas no jardim, para atrair mais deles. E eles vêm, eles cantam e encantam.

Não poderia ser assim, também, com os donos das gaiolas ? Ao invés de aprisionar os pássaros, deveriam oferecer algum mimo para que eles viessem cantar na sua área de serviço, no seu jardim, na sua janela.

Vamos combinar uma coisa ? Podemos pedir aos nossos amigos que tem pássaros aprisionados em gaiola que os soltem e que ofereçam à passarinhada em geral uma fruta, um alpiste ( ABAIXO ) , 

que eles vêm cantar para a gente ouvir.

Liberdade é um direito de todos, não só dos homens. Será que as pessoas que encerram pássaros em gaiola gostariam de ficar presas como os passarinhos ? 

Será que essas mesmas pessoas cantariam, se estivessem presas ? Não desejo nada do que não quero pra mim, a ninguém. 

Há que se respeitar a liberdade do próximo, pois a nossa pode ser tolhida, em contrapartida. E certamente nós não vamos gostar nada de sermos impedidos de ir e vir. Somos irmãos gêmeos da natureza. Por que, então, maltratá-la ? "

Nenhum comentário:

Postar um comentário