quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Rir Para Não Chorar.....

Aquela  data prometia ser especialíssima para aquela jovem comunidade de apenas uma década e meia de existência : 15 de março de 1866 . Nessa data , e pela lei provincial de número 566 , Joinville - desde 1858 uma freguesia de São Francisco do Sul e tinha o nome de São Francisco Xavier de Joinville - era emancipada politicamente . ( ABAIXO , OS ATUAIS RUA XV DE NOVEMBRO E MUSEU DE ARTE - CONSTRUÇÃO MAIOR - EM 1866 )

Um velho desejo tornava-se enfim realidade : já em dezembro de 1857 , época em que Joinville tinha 1.700 habitantes , um requerimento chegou a ser enviado a JOSÉ JOÃO COUTINHO , presidente da então província de Santa Catarina , solicitando a emancipação ( naquela ocasião Joinville tinha 120 imigrantes naturalizados , número mínimo exigido para que uma comunidade estrangeira pudesse ter um delegado de polícia : naquele tempo bastava estar residindo no Brasil há pelo menos 2 anos para se naturalizar ) . ( ABAIXO -  ATUAL RUA DO PRÍNCIPE , EM 1866 )

Além do rápido e surpreendente desenvolvimento de Joinville , também havia a questão geográfica : o único acesso ao mundo era através do rio Cachoeira e uma viagem até São Francisco demorava em geral 2 horas.......( ABAIXO , BAÍA DA BABITONGA )

Outro fato tornava aquele decreto de 1866 ainda mais importante : na época Santa Catarina tinha cerca de metade do território que tem hoje ( a velha e secular disputa com o Paraná pela então região do CONTESTADO - ABAIXO , DE CINZA NO MAPA -  só terminou em 1916 )

 e apenas 9 municípios : Desterro ( atual Florianópolis - ABAIXO , GRAVURA DE SUA IGREJA-MATRIZ , FEITA NO SÉCULO 19 ) , São Francisco do Sul , Laguna , Lajes , São Miguel ( atual Biguaçú ) , São José , Tijucas , Porto Belo e Itajaí . Joinville , portanto , tornava-se tornava-se o décimo município catarinense ( na época os municípios eram chamados de VILAS ) e a primeira colônia estrangeira a conquistar esse status .

Com certeza aconteceram muitas celebrações comemorando esse fato , certo ? Errado : a mesma lei determinava que a futura Câmara de Vereadores deveria ter uma sede própria .......Em virtude disso a lei acabou desagradando a todos e logo acabou sendo anulada . Outro fato pesou contra a lei : na prática Joinville já era autônoma , com uma representação legislativa e até mesmo a cobrança de uma espécie de imposto de seus moradores ! ( ABAIXO , UMA DAS PRIMEIRAS GRAVURAS DE JOINVILLE , FEITA EM 1855 )

Tudo começou em outubro de 1851 , portanto 7 meses após a fundação de Joinville , quando aqui viviam 480 pessoas ( o número considera apenas o moradores da colônia e não os moradores brasileiros das redondezas ) e foi criado o CONSELHO COMUNAL . Embora não tivesse qualquer valor legal e jurídico , esse órgão , como seu próprio nome já indica , era um órgão consultivo e que tomava decisões a respeito de questões comunitárias , já que todos ali eram estrangeiros , não conhecendo a língua , as leis , a organização administrativa e a cultura do Brasil . 9 ABAIXO , NAVIO VELEIRO , MODELO DE EMBARCAÇÃO QUE TROUXE A MAIOR PARTE DOS IMIGRANTES PARA JOINVILLE )

O conselho era formado por 11 membros , sendo que cada um deles exercia um mandato de apenas um ano . Todos os membros da comunidade , desde que tivessem no mínimo 20 anos de idade podiam fazer parte do conselho e votar na escolha dos conselheiro ( funcionários da Sociedade Hamburguesa e do Príncipe de Joinville estavam excluídos ) e mensalmente o conselho era obrigado a apresentar um relatório de suas atividades e prestar contas à comunidade .( ABAIXO , FOTO DE 1866 , DE ALGUNS DOS IMIGRANTES PIONEIROS DE JOINVILLE )

      Algo que deve ser frisado : tal iniciativa partiu dos próprios moradores da colônia , principalmente dos imigrantes suíços , visto que o seu país já tinha uma tradição democrática ( ABAIXO , A CIDADE DE ZURIQUE )

( desde 1848 a Suíça é uma república confederativa , ou seja , cada um de seus 20 cantões e 6 subcantões que a formam tem autonomia plena , sendo quase que pequenos países e por lá são comuns os plebiscitos e as reuniões comunitárias - ABAIXO , BANDEIRO DO CANTÃO DE BERNA , ONDE ESTÁ A CAPITAL DAQUELE PAÍS ) .

Até mesmo um conjunto de leis existia : a LEI FUNDAMENTAL , que vigorou entre 1852 e 1856 e era constituída de 34 artigos  Esse conjunto de leis determinava os direitos e os deveres dos moradores , previa a contratação de um funcionário ( secretário ) e chegava a estabelecer um tribunal - formado por um juiz de paz e 12 moradores - que teria a função de julgar pequenos delitos , como pequenos furtos e brigas por motivos banais ( os autores de delitos graves eram enviados à São Francisco - ABAIXO ) .

 Como já comentamos diversas vezes a intenção da empresa que colonizou e loteou Joinville - SOCIEDADE HAMBURGUESA ( ABAIXO , CHRISTIAN MATHIAS SCHROEDER , O PRINCIPAL ACIONISTA DA EMPRESA )  - era criar aqui uma colônia , no sentido negativo da palavra :

um território fornecedor de produtos agrícolas e matérias-primas , comprador de caros produtos industrializados e em que predominasse a cultura , língua , religião e leis "alemães " ( a Alemanha só surgiu em 1871- MAPA ABAIXO  ) .

Portanto era fundamental controlar os moradores ( o que talvez também explique a rejeição àquela lei de 1866 ) : logo a empresa se infiltrou no conselho e passou a cooptar os líderes comunitários de maior destaque . Logo também nomes de confiança da empresa , como OTTOKAR DOERFFEL ( ABAIXO 0 , BERNHARD POSCHAAN ( considerado o primeiro empresário de Joinville : tinha uma olaria onde está a PESCAÇA , no fim da Rua do Príncipe , e por isso a rua tinha o nome de ZIEGLEISTRASSE , ou Rua da Olaria ) , OTTO NIEMEYER e ADOLF HALTENHOFF passaram a figurar entre os conselheiros ......

Sabotado pela empresa "alemã " , em 1856 o Conselho Comunal acabou dando lugar ao VETRETERSCHAFT , ou UNIÃO DOS PROPRIETÁRIOS , entidade que existiu até 1872 , quando Joinville finalmente já havia se emancipado . Cobrava-se uma taxa dos moradores  que era empregada na construção e conservação de estradas , caminhos e pontes : em 1863 , por exemplo , existiam em Joinville 156 quilômetros de estradas e caminhos , algo raro naquela época no Brasil .......( ABAIXO , RODOVIA RIO-PETRÓPOLIS , UMA DAS PRIMEIRAS ESTRADAS CONSTRUÍDAS NO BRASIL )

Após muitas discussões , finalmente , através de uma lei de 15 de março de 1868 , Joinville conquistou sua emancipação política , dessa vez sem se exigir uma sede para a Câmara de Vereadores . A primeira eleição oficial da história de Joinville aconteceu entre os dias 7 e 8 de setembro de 1868 e em uma população de quase 5.000 habitantes , apenas uma ínfima parte estava apta a votar : 231 pessoas , sendo que dessas , 178 realmente votaram . Mesmo assim houve uma movimentada campanha eleitoral e muitos debates .

     Na época existiam apenas dois partidos políticos no Brasil - LIBERAL e CONSERVADOR - e mesmo com a esmagadora maioria da população sendo luterana , o local de votação foi a antiga igreja católica ( ABAIXO , CONSTRUÇÃO MAIOR )  , onde hoje está a catedral da cidade .

Os primeiros 7 vereadores da história de Joinville foram os seguintes : JACOB MUELLER , ADOLF HALTENHOFF , FRITZ LNGE , BENNO VON FRANKENBERG , BERNHARD POSCHAAN JUNIOR  , LUDWIG VON LASPERG  e JEAN BAUER ( os dois últimos foram eleitos pelo Partido Conservador ) . Paralelamente ocorreu uma eleição para a escolha dos juízes de paz ( um juiz de paz não precisava necessariamente ter formação em Direito ) e os escolhidos foram os seguintes : JOÃO DOMINGOS PEREIRA , FRANCISCO ANTÔNIO VIERA , ADOLF HALTENHOFF ( sempre ele ! ) e CARL PARUCKER . ( ABAIXO , BANDEIRA DO BRASIL IMPÉRIO )

Uma observação : Jacob Mueller , que era professor na longínqua ESTRADA ANABURGO ( ABAIXO , FOTO DO SÉCULO XIX , DE ALUNOS DAQUELA ESCOLA ) e que fora o vereador mais votado , não pôde assumir : ele mudou-se de cidade e em seu lugar entrou o suplente FREDERICO LANGE ( que também foi o primeiro subsuperintendente , ou vice-prefeito de Joinville ) .

Na prática Joinville só se tornou um município em 13 de janeiro de 1869, data em que todos os citados tomaram posse . E adivinhe aonde funcionou a primeira sede da Câmara de Vereadores e Prefeitura de Joinville ?  Na sede  da Sociedade Hamburguesa ( ABAIXO ) , onde hoje está o PALACETE NIEMEYER , ao lado da agência central do Banco do Brasil .....

.Isso mostra o quanto era enorme o poder da empresa : além do prefeito ( na época chamado de Superintendente ) , que por sinal era influenciado por ela , havia o seu próprio diretor e o representante do príncipe ( ABAIXO , UM DOS RETRATOS DO PRÍNCIPE DE JOINVILLE )  em Joinville , ou seja , até 1897 - data em que a empresa foi extinta - Joinville teve na prática 3 prefeitos !

Ao tomarem posse os vereadores fizeram o seguinte juramento : " Juro ao Santo Evangelho desempenhar as obrigações de vereador da Vila de Joinville , de promover quanto em mim couber , os meios de sustentar a felicidade pública " .......Na ocasião também foram escolhidos para os cargos de fiscal do município , zelador e secretário , respectivamente , ADALBERTO RAVACHE , AUGUST HOFFMANN e ULRICH ULRICHSEN , esse último um daqueles pioneiros noruegueses de 1851 ( ABAIXO , NAVIO VELEIRO SEMELHANTE AO QUE TROUXE OS IMIGRANTES NORUEGUESES ) e já então um bastado comerciante .

A honra de ser o primeiro prefeito de Joinville coube ao advogado ADOLF HALTENHOFF ( olha ele aí de novo ! )  : oriundo do reino de Hannover ( um daqueles países que uniram para formar a Alemanha em 1871 ) , imigrou vindo a bordo do navio GLORIOSA , radicando-se em Joinville em setembro de 1851 e sendo sogro de ninguém menos do que LEONCE AUBÉ ( 1816-1877 - ABAIXO  ) , representante do Príncipe de Joinville ......

     Ao contrário do que acontece hoje , o prefeito - ou superintendente - era escolhido de maneira indireta : era na verdade o presidente da Câmara de Vereadores ( caso essa lei ainda valesse o atual prefeito de Joinville seria RODRIGO FACCHINI - ABAIXO ) .

A primeira real eleição para prefeito aconteceu em 26 de fevereiro de 1895 : o francês e ex-representante do príncipe , FREDERIC BRUESTLEIN ( 1835-1911 - ABAIXO  ) derrotou o médico , comerciante e empresário baiano ABDON BATISTA .

Desde então a sede da Prefeitura de Joinville mudou de endereço 4 vezes e os eleitores de Joinville foram convocados a escolher a autoridade máxima do município em 25 oportunidades . Na última delas , em outubro de 2012 e após 4 anos da fraca e decepcionante administração de CARLITO MERSS ( ABAIXO ) , os eleitores joinvilenses tinham dois caminhos a seguir :

 o primeiro deles era o do carismático , evangélico e populista radialista e deputado estadual KENNEDY NUNES ( ABAIXO ) , com forte apoio nas comunidades evangélicas e carentes da cidade ;

 já o outro era representado pelo bem sucedido empresário UDO DOEHLER ( ABAIXO )  , maciçamente apoiado pela elite local , especialmente a poderosa ACIJ ( Associação Comercial e Industrial de Joinville ) ,

 e lançado na política pela hoje falecido senador LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA ( 1940-2015 - ABAIXO ) .

A favor dessa último haviam certas semelhanças com o saudoso ex-prefeito WITTTICH FREITAG ( 1922-1998 - ABAIXO , À ESQUERDA ) : a fama de bom administrador , as origens germânicas com o seu típico falar arrastado e até mesmo a teimosia.......

Os eleitores acabaram optando pela segunda opção e acabaram pagando gato por lebre : a administração Udo , como todas as outras a partir de 1989 , vem sendo decepcionante , para não dizer medíocre........A má administração , a teimosia , o sotaque arrastado e o jeito caricato do alcaide municipal têm servido de farta matéria-prima  para piadas , nemes na internet e vídeos impagáveis , como o que você irá assistir ........É RIR PARA NÃO CHORAR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário