sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Um Simples Anúncio......

Pode parecer um absurdo , mas um simples e despretensioso anúncio de jornal pode mudar não só parte da história da Ciência , como também da História , dos avanços tecnológicos , da sociedade e até das artes......Corria o ano de 1825 e um jornal da cidade do Rio de Janeiro ( ABAIXO , RETARATO DA CIDADE FEITO NO SÉCULO 19  ) trouxe o seguinte anúncio :

 " Naturalista preparando-se para viagem através do Brasil procura um pintor . Às pessoas que preencham as condições necessárias , roga-se que se dirijam ao consulado da Rússia ".......Naquele remoto ano de 1825 , com todas as gigantescas precariedades então existentes , aventurar-se pelo vasto , perigoso e desconhecido interior do Brasil era um verdadeiro ato de insanidade ( ABAIXO , FOTO DATADA DO SÉCULO 19 DE ÍNDIOS CANELA , QUE VIVIAM NO INTERIOR DO MARANHÃO )

 e o autor de tamanha loucura tinha "sangue azul " : tratava-se do barão GEORGE HEINRICH VON LANGSDORFF ( 1774-1852 - ABAIXO  ) , que embora fosse alemão de nascimento e vivesse no Brasil desde 1820 ( possuía uma fazenda na cidade do Rio de Janeiro , que tinha o nome de MANDIOCA e onde eram realizadas pesquisas e experiências agrícolas empregando mão-de-obra imigrante alemã ) ,

curiosamente era cônsul da Rússia no Brasil ( desde 1803 era membro da academia de ciências daquele país e no mesmo ano esteve no Brasil pela primeira vez , a bordo de um navio que atracou no porto da então vila de Desterro - ABAIXO , hoje Florianópolis )

e conseguiu convencer o então czar ALEXANDRE I a financiar a arriscada e maluca empreitada , que teve início em março de 1825 , quando ele e mais 34 homens partiram do Rio de Janeiro . A aventura durou 3 anos e meio , custou 350.000 rublos ( a moeda russa de então ) , percorreu uma impressionante distância de cerca de 16.000 quilômetros , com centenas de gravuras desenhadas ( ABAIXO )  , incontáveis diários e cartas de viagem e ainda cerca de 100.000 amostras de plantas recolhidas .......

Essa , que sem dúvida foi uma das maiores expedições feitas pelo Brasil , tem uma enorme e valiosíssima importância , não só nas áreas de Biologia , Zoologia e Botânica , como também nas áreas de História , Antropologia , Sociologia e Etnografia , com complexas descrições de paisagens , costumes , fatos diferentes e até inusitados , povos de minúsculos vilarejos do interior e até nações indígenas até então isoladas ( ABAIXO ) .

De tão maravilhado , o barão Langsdorff tornou-se poeta nas horas vagas e certa vez chegou a escrever o seguinte comentário : " A imaginação mais rica , mais feliz e perfeita nem de longe pode dar conta dos tesouros dessa natureza . Quem quer que anseie por motivos poéticos que vá ao Brasil , pois alia natureza responde aos seus pendores . Qualquer pessoa , inclusive a menos sentimental , se deseja descrever as coisas como são , ali se transforma num poeta "........( ABAIXO , OUTRA GRAVURA FEITA DURANTE A EXPEDIÇÃO )

Aquela que teria tudo para ser uma saga épica em terras tropicais infelizmente transformou-se em uma grande tragédia : a expedição ( ABAIXO ) ficou marcada pelas doenças , mortes , disputas , brigas e desavenças e daqueles 34 homens que saíram do Rio de Janeiro em 1825 , apenas 12 acabaram retornando em outubro de 1828 .

     A maior vítima acabou sendo o próprio barão : atacado por febre tropical , acabou enlouquecendo , vivendo o restante de sua vida isolado e vindo a falecer na cidade alemã de Freiburg . Em relação ao material da expedição , durante muitos anos a maior parte dele esteve jogado em um porão de um museu da cidade russa de São Petersburgo .........( ABAIXO )

Talvez você se pergunte : e quem foi atrás daquele anúncio de jornal ? Boa parte do sabemos a respeito da expedição se deve justamente a um daqueles corajosos homens : um sujeito chamado ANTONIE HERCULE  ROMUALD FLORENCE ( 1804-1879 ) , natural da cidade de Nice , então localizada no reino da Sardenha ( esse foi um dos países que se uniram para formar a atual Itália , em 1861 , e a cidade acabou sendo anexada pela França em 1860 ; o militar e revolucionário GIUSEPPE GARIBALDI também era natural daquela  cidade - ABAIXO  ) .

 Embora gostasse de desenhar desde a infância , o primeiro emprego de Hercule foi como grumete de navio e mais tarde marinheiro . Acabou radicando-se no Rio de Janeiro em maio de 1824 , onde trabalhou como caixeiro em uma loja de roupas e além da habilidade para desenhar , seus conhecimentos de cartografia acabaram sendo decisivos para que fosse incluído na expedição . Foi autor de mais de 200 desenhos a retratando , ( ABAIXO , RETRATO DE ÍNDIO BORORO FEITO POR ELE )

organizou a obra de outro membro da expedição e que falecera pouco antes de seu fim - o pintor francês AIMÉ-ADRIEN TAUNAY ( 1803-1828 - ABAIXO , UMA DE SUAS GRAVURAS  ) e ainda escreveu um diário , mais tarde publicado , com o título de VIAGEM FLUVIAL DO TIETÊ AO AMAZONAS .

Casado com a filha de um importante político paulista , estabeleceu-se na então pacata e pequena vila de São Carlos , a atual Campinas , onde tornou-se proprietário de uma lofa de tecidos . Mas Hercule ( ABAIXO ) era irrequieto demais para passar o restante da vida atrás de um balcão : também foi taquígrafo , pluviógrafo ( a PLUVIOGRAFIA é o processo de  impressão utilizando-se do pó ) , investiu na agricultura e criou o primeiro jornal de uma cidade do interior paulista , O PAULISTA , criado em 1836 .

 Também passou anos fazendo experiências com substâncias , como nitrato de prata , cloreto de ouro ,amoníaco cáustico e.......URINA ! O resultado veio em janeiro de 1833 : utilizando-se de uma câmera feita por ele mesmo ( ABAIXO )  , tirou aquela que é a primeira FOTOGRAFIA ,

dois antes daquele que é considerado o inventor dela , o francês JACQUES LOUIS MARNÉ DAGUEREE ( 1787-1851 ) ......Existem relatos, confiáveis , que comprovam realmente a experiência e consta inclusive que foi o próprio Hercule quem criou também o nome FOTOGRAFIA , ou PHOTOGRAFIE , em francês . Em 1840 , ao saber das experiências feitas por Daguerre ( ABAIXO )

e em um show de humildade , declarou o seguinte : " Não disputarei descobertas à ninguém , porque uma mesma ideia pode vir a duas pessoas " .......Independente de quem tenha inventado a fotografia , você já imaginou o mundo sem ela ? Difícil , não ? Com certeza as maravilhosas imagens que você verá a seguir não seriam possíveis de serem registradas.........Um dos vídeos do dia traz uma entrevista e conta um pouco do fantástico trabalho de resgate e preservação históricos desenvolvido já há muitos pelo blumenauense , mas joinvilense de coração , LINO SASSE ( ABAIXO )  . E , é claro , com direito a exibições de fotos antigas . VALE A PENA CONFERIR !

Um comentário: