terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Pode Crê !

De repente aquela região onde existira uma fazenda , perdida em meio ao sertão ainda virgem da região conhecida como NORTE NOVO , tornara-se uma espécie de Terra da Promissão , uma nova Canaã : ( ABAIXO , A REGIÃO ESTÁ DESTACADA DE VERMELHO )

 centenas de pessoas vindas de várias regiões do Brasil , principalmente de Minas Gerais e São Paulo , começavam uma nova vida partindo literalmente do zero e corria o ano de 1939 , época difícil , em que o mundo estava às portas de mais um conflito mundial .......A empresa responsável pela colonização e desbravamento daquele vasto sertão ainda virgem escolheu um nome que resumia perfeitamente aquela situação : TRÊS MACHADOS . Aquela minúsculo povoado ( ABAIXO )

 que surgiu em meio ao nada cresceu e recebeu o nome de RANCHO ALEGRE , deu o seu grito de independência em 19 de dezembro de 1964 : nessa data foi enfim instalado e passava a ser o mais jovem município paranaense, dessa vez como nome de JARDIM ALEGRE  . ( ABAIXO , BANDEIRA E BRASÃO DAQUELE MUNICÍPIO )


 Os seus cerca de 15.000 habitantes têm como um de seus orgulhos o fato de o atacante LEANDRO DAMIÃO ( ABAIXO ) , que chegou até a fazer parte do escrete verde e amarelo , ter nascido ali : não chega a ser um primor coma bola nos pés , muito pelo contrário , mas conhece como poucos os segredos e os caminhos do gol .........

Há ainda um outro motivo de orgulho para os poucos habitantes da acanhada cidade do vale do rio Ivaí , localizada a longínquos 387 quilômetros de Curitiba , embora raríssimas pessoas ali o conheçam e ele tenha nascido ali por força do acaso , ou melhor , de uma visita familiar .........O ano de 1964 ,  do golpe militar de triste memória , estava chegando ao fim quando um jovem casal de Curitiba ( ABAIXO , CENTRO DE CURITIBA NOS ANOS 60 ) esteve ali para visitar os parentes dela , ficariam mais algum tempo :

 o filho do casal nasceu logo no primeiro dia do ano de 1965 , mais precisamente na décima sétima hora daquele dia e recebeu o nome de ADEMAR . Mas não seria exagero afirmar que Ademar nasceria de novo aos 5 anos de idade : sua família , como tantas outras milhares , mudou-se para uma progressista cidade catarinense e que haveria de ser o seu lar definitivo : JOINVILLE .......( ABAIXO , DESFILE DE SETE DE SETEMBRO NA AVENIDA GETÚLIO VARGAS  EM 1970 , ÉPOCA EM QUE A FAMÍLIA RADICOU-SE NA CIDADE )

Sabe aquele ditado - FILHO DE PEIXE , PEIXINHO É - , pois é , ainda criança ele confirmou isso : pouco tempo após chegar com sua família em Joinville , foi matriculado na escola estadual  ARNALDO MOREIRA  DOUAT  ( ABAIXO , UMA DAS EX-PROFESSORAS DA ESCOLA ) , localizado no Costa e Silva - então um conjunto habitacional popular inaugurado havia pouco tempo - e fez um desenho que de tão bom , acabou chamando a atenção da diretora da escola , sendo durante muitos anos exposto em uma moldura logo na entrada da escola ......

O pequeno Arnaldo teve a quem puxar : seu pai era artista , mais precisamente um palhaço . Membro de uma família humilde , ainda muito cedo teve de se virar : aos 14 anos de idade conseguiu seu primeiro emprego , como empacotador no hoje extinto SUPERMERCADO RIACHUELO . ( ABAIXO , AO CENTRO DA FOTO )

 E foi aí que mais uma vez a arte o chamou : precisava-se de um ajudante de cartazista ( ABAIXO ) , e lá foi o jovem Ademar !

Aos 17 anos de idade veio o primeiro momento difícil de sua vida : perdeu o emprego e seu pai.......Começou a pintar camisetas e a expor seus trabalhos na hoje saudosa FEIRA DE ARTESANATO , que era realizada na Rua do Príncipe , mas logo teve uma lição amarga :  conseguir viver de arte no Brasil é privilégio para poucos .......

       Começou a fazer letreiros para fachadas de lojas e em 1986 , após se casar pela primeira vez , pela primeira vez botou o pé na estrada : foi morar na "germânica " Blumenau ( ABAIXO ) , onde trabalhou em empresas de publicidade ( outdoor ) .

 Lá também o inusitado aconteceu : uma rádio local realizou um concurso em que um ouvinte vencedor teria o direito de fazer o seu próprio programa e apresentá-lo . Ele participou desse concurso e adotou um pseudônimo : Ademar Silveira , seu nome de batismo , dava lugar ao PODEKRE ( ABAIXO ) , expressão que costumava repetir .......

Em 1990 o casamento acabou e era de voltar para a sua amada Joinville . Em 1996 , após vários anos trabalhando como cartazista de supermercados e também em empresas de publicidade , aconteceu um fato que futuramente teria grande influência em sua carreira artística : começou a trabalhar na RBS TV local ( ABAIXO ) , onde editava os anúncios comerciais ,sendo que mais tarde trabalharia também em várias produtoras independentes .......surgia ali uma de suas paixões : OS VÍDEOS .

 Em 2000 , outro fato importante : ele começa a fazer suas pinturas usando a técnica chamada de AEROGRAFIA ( ABAIXO ) , ou seja uma pintura feita com uma micro pistola  , passando a pintar capacetes ( as motos são uma de suas paixões )  , camisetas , motos e fachadas de edifícios .

 Em 2003 mais uma vez chegou a hora de pôr o pé na estrada : foi convidado por um amigo para ir morar na distante cidade de MUNDO NOVO ( ABAIXO ) , localizada no vasto , distante e quente Estado de Mato Grosso do Sul . Lá tornou-se uma verdadeira personalidade , uma das atrações da pequena cidade , também fazendo seus trabalhos no vizinho Paraguai .

Várias marcas da passagem de Podekre por lá ainda estão presentes , como uma belíssima pintura barroca em torno da cruz da igreja matriz da cidade ( ABAIXO )  ; um grande painel , de 50 metros , presente na Câmara de Vereadores local e um impressionante presépio - em tamanho natural - , presente na praça da cidade e feito de argila e cimento .

 Ainda vivendo no distante interior do Mato Grosso do Sul , Podekre pôde enfim dar vazão a uma de suas antigas paixões : o ROCK ´N ROLL . Ele já tinha feito parte de várias bandas , como gaiteiro ou produtor , mas em Mundo Novo teve a sua primeira experiência como comunicador : apresentou , na rádio PANTANAL FM ( ABAIXO )  , um programa exclusivamente voltado ao rock .

Pelo que já se pôde perceber , ele tinha motivos de sobra para continuar vivendo por lá , mas a velha paixão por Joinville falou mais alto .......E foi  mais um período complicado na vida do artista : ele teve que novamente se adaptar a viver em Joinville e ainda por cima não tinha nenhum trabalho.......Mas com crise se cresce , e assim foi feito .

    Em Joinville , por acaso , não chove muito ? Então por quê não realizar pinturas em sombrinhas e guarda-chuvas ? Algum tempo antes disso , Podekre teve um daqueles estralos de criatividade que só os artistas e iluminados podem ter : ele soube que um amigo queria jogar uma coleção de vinis , os velhos bolachões......Por que não reaproveitá-los e também usá-los como objetos de arte ?

 Em 2009 mais uma vez ele botou o pé na estrada , dessa vez em direção ao vizinho balneário de BARRA DO SUL , onde foi trabalhar em um surf bar . A prefeitura local o convidou para participar da tradicional FESTA DA TAINHA ( ABAIXO ) , mas havia um problema : ela só trabalhava por encomenda e não participava de exposições ......

.Aí mais uma vez ele botou a cabeça para funcionar : as suas impressionantes esculturas de areia ( ABAIXO )  , algo que fazia desde criança , chamaram a atenção de todos .

As impressionantes obras de Podekre também chamaram a atenção de um site de Belo Horizonte : desde 2010 parte de seu trabalho é comercializado por esse site . Atualmente o artista ( ABAIXO ) também mantém um programa de rádio voltado ao rock - A CARA DO ROCK - e que é transmitido , via internet , todas às terças-feiras , às 20 horas . Também é possível , e fácil , encontrá-lo em inúmeras redes sociais , como FACEBOOK e TWITTER .

 Entusiasta da internet , desde longa data , desde 1998 divulga seus trabalhos através de vídeos e tem um canal exclusivo no Youtube . Podekre também é escultor e faz esculturas para carros alegóricos na Carnaval de Joinville . ( ABAIXO , DESFILE DA ESCOLA DE SAMBA UNIÃO TRICOLOR )

 Depois de tudo o que acabamos de expôr , agora fazemos a seguinte pergunta : Ele é , ou não , um motivo de orgulho , não para só a pequena Jardim Alegre , como também para Joinville ? O vídeo do dia mostra um pouco da genialidade do artista : nele Podekre reproduz os retratos dos integrantes de uma certa banda ( ABAIXO )  , oriunda de uma portuária e cinzenta cidade inglesa ..........VALE A PENA CONFERIR , E ADMIRAR !

2 comentários:

  1. Digite seu comentário...sou um felizardo proprietário de um capacete estilizado por ele.um novo velho amigo.

    ResponderExcluir
  2. Temos que continuar está história...

    ResponderExcluir