terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Agende-se : No Reino das "Zicas "

Basta andar pelas ruas de Joinville para se fazer uma triste constatação : JÁ VAI LONGE O TEMPO EM QUE JOINVILLE ERA A CIDADE DAS BICICLETAS ! Não era à toa que Joinville ostentava esse título : em 1950 , portanto às vésperas de seu primeiro centenário , existiam aqui 9.700 "zicas " .....Para quem viveu - e até para quem não viveu - esse período , uma dica : na próxima sexta-feira ( 16 de dezembro ) , a partir das 19 horas e na ESTAÇÃO DA MEMÓRIA ( Rua Leite Ribeiro - Anita Garibaldi - Sem Número - ABAIXO ) , acontecerá um interessante evento . CONFIRA :
 
 
 
"
Durante o século XX, a cidade de Joinville experimentou uma fase de intensa industrialização, recebendo milhares de migrantes em busca de trabalho. ( ABAIXO , A PRAÇA DA BANDEIRA , EM FOTO TIRADA NO ANOS 60 )
 
 Nesse período, as bicicletas ( ABAIXO ) tornaram-se o principal meio de transporte da população, fazendo com que Joinville ficasse conhecida como a ' Cidade das Bicicletas ' . Mas este título não durou para sempre !
 
Fotografias, filmes antigos e depoimentos de pessoas que viveram a “Cidade das Bicicletas” contrastam com a perspectiva e os relatos de pessoas que utilizam a bicicleta em Joinville nos tempos de hoje, no documentário ' AS BICICLETAS E A CIDADE ' . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário