quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Luz , Câmera : História Em Ação !

Você que é um fiel e amigo leitor , e leitora , do ALAMEDA CULTURAL é testemunha disto : ao longo deste ano de 2016 fiz a minha velha , inseparável e imprescindível amiga - ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL - trabalhar ao máximo e foi a partir das respostas dela que iniciamos nossas viagens quanto pela história quanto pela arte , cultura e , por vezes , também o turismo de Joinville ( ABAIXO , A ESTRADA PALMEIRA , LOCALIZADA PRÓXIMA A DIVISA COM GARUVA E QUE PARECEU AQUI NO ALAMEDA CULTURAL EM POSTAGEM  PUBLICADA EM JANEIRO ) . Só para manter esse já velho costume a botei de novo para trabalhar e veja agora qual foi a resposta que ela , desta vez  em relação ao ofício deste limitado escriba :
 
" Narração ordenada do acontecimentos sociais importantes , ocorridos no passado . Registro cronológico dos acontecimentos sócio-políticos e econômicos que influíram na vida da Humanidade ( ABAIXO , UMA PÁGINA LAMENTÁVEL DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE : ESCRAVOS NO RIO DE JANEIRO , EM DESENHO FEITO PELO FRANCÊS JEAN BAPTISTE DEBRET ) . Ciência que estuda os diversos acontecimentos , nos quais o Homem tenha tomado parte ativa . Ramo da ciência que trata da natureza animada e inanimada . Tratado sobre a origem e o desenvolvimento de uma determinada civilização ou , mais especificamente , de uma nação , ciência ou arte .
 
 
 Biografia de um personagem famoso e seus feitos principais . A História não se limita ao mero registro dos acontecimentos mas busca , também , uma apreciação e explicação desses fatos . Assim , a esse ramo da ciência estão ligadas , estreitamente , como a Filosofia ( ABAIXO , O MAIOR FILÓSOFO COM QUEMA GRÉCIA PRESENTEOUA HUMANIDADE : SÓCRATES ) , Física , etc.... A concepção de História tem se modificado portanto , procurando acompanhar o desenvolvimento das concepções filosóficas e descobertas científicas ......."
 
 
( Um fato curioso : a palavra HISTÓRIA , a exemplo de outras tantas palavras presentes na língua portuguesa . tem origem grega e a palavra que lhe deu origem era praticamente igual à palavra atual : HISTORIE , cujo significado é " CONHECIMENTO ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO "......Huuuummmm !!!! Então quer dizer que sou um Sherlock Holmes ! - ABAIXO ) .....
 
Boa , amiga ! Só que desta vez terei de discordar um pouco de você : a essa brilhante explicação a respeito do que ,modéstia à parte , é uma das MAIS FASCINANTES FORMAS DE CIÊNCIA poderia ser acrescida mais uma palavra......IMAGINAÇÃO ! Como você deve estar se lembrando , ao longo deste ano , a IMAGINAÇÃO foi aquele veículo com o qual realizamos nossas viagens pela HISTÓRIA DE JOINVILLE e já que acabei lembrando desse nome mágico -IMAGINAÇÃO - então simbora para mais uma VIAGEM HISTÓRICA ! Imagine que algum daqueles fantásticos grupos virtuais que existem no Facebook e que se dedicam a manter acessa a chama da memória de Joinville - JOINVILLE DE ONTEM ( liderado pelo comerciante e historiador , nas horas vagas , VALMIR SANTIAGO - ABAIXO )
 
e RELEMBRANDO JOINVILLE ( esse , liderado por uma funcionária da Fundação Pró Rim - CLÁUDIA RIBAS - ABAIXO - e que também tem a "estranha " de remexer coisas antigas ) - reúna boa parte de seus seguidores em uma dessas típicas festas-encontros de fim ano ( imagine , você aí do outro lado , um local onde poderia acontecer esse hipotético encontro ....)  : em uma das mesas estão conversando animadamente várias pessoas a respeito , obviamente , da história de Joinville mas a partir de algo muito especial......a chamada SÉTIMA ARTE , ou seja , o CINEMA .
 
 As pessoas mais velhas desse grupo imediatamente se lembrarão e comentarão das matinês no saudoso CINE PALÁCIO ( ABAIXO , EM FOTO DE 1928 ) - que funcionou entre 1917 e 1995 - e muito provavelmente também farão questão de dizer que iniciaram um namoro - que mais tarde virou casamento - e inúmeras amizades no "escurinho do cinema " ,
 
além de relembrarem fatos curiosos que viveram ou testemunharam , as pessoas mais elegantes que costumavam frequentar aquele ambiente , o impacto que certos filmes geraram nas pessoas , as apresentações musicais e artísticas que aconteciam ali , etc...etc...( ABAIXO , MAIS UMA FOTO DO SAUDOSO CINE PALÁCIO , DESSA VEZ NOS ANOS 80 )
 
.Alguém logo haverá de lembrar e de encher ainda mais de saudosismo os que estão nessa mesa , daquele espaço de cinema ( ABAIXO ) que à época de sua inauguração - e ainda durante muito tempo - foi sinônimo em Joinville do que havia de mais moderno em termos de salas de cinema ,
 
que foi o grande concorrente do citado Cine Palácio , que teve uma importância histórica e sócio-cultural tão grande para a cidade quanto o Cine Palácio e que funcionou entre 1956 ( ABAIXO , FOTO TIRADA NA ÉPOCA DE SUA CONSTRUÇÃO ) e 5 de novembro de 1983 , ocasião em que infelizmente acabou sendo destruído por um terrível incêndio : o CINE COLÓN .
 
As pessoas mais intelectualizadas jamais esquecerão , nessa hipotética conversa , dos filmes "cabeça " exibidos -especialmente em seus primeiros meses -  pelo CINE CHAPLIN , que funcionou entre 1984 e 1991 em prédio vizinho ( ABAIXO ) às hoje lamentáveis ruínas do antigo Fórum de Joinville .
 
Entre essas pessoas , também há aqueles que estão na faixa etário entre 30 e 45 anos , e um pouco mais do que isso : elas irão se lembrar dos hoje desativados espaços de cinema que existiam no antigo Shopping Americanas , na zona sul da cidade , e no Shopping Cidade das Flores ( ABAIXO , UMA ANTIGA FOTO - PROVAVELMENTE DA DÉCADA DE 20 - NO TEMPO EM QUE ALIFUNCIONOU A HOJE EXTINTA MALHARIA ARP ) . É claro que na tal mesa não estão só "coroas " :
 
ali também está uma rapaziada nova , antenada nas novidades que sempre estão pintando nas salas de cinema do Shopping Mueller e que , muito bem informada , irá lembrar - para a surpresa e o desconhecimento de muitos que estão presentes ali - que excelentes filmes , a maioria clássicos da história do cinema , são exibidos com regularidade no SESC JOINVILLE ( ABAIXO ) .
 
Só que ali está presente um raro exemplar da quase extinta espécie Homus Sincerus : um sujeito chamado MILTON WENDEL ......Figura polêmica e conhecida em Joinville , sem papas na língua , geólogo , ativo e ferrenho militante da preservação do rio Cachoeira e das vidas animais ali existentes e sempre questionador e curioso , ele ( ABAIXO )  passou toda a conversa quieto , até fazer a pergunta que deixará todos ali presentes , inclusive as pessoas mais idosas , com um gigantesco ponto de interrogação em suas cabeças : " ALGUÉM AÍ PODERIA ME RESPNDER QUANDO SURGIU E COMO FOI O INÍCIO DO CINEMA EM JOINVILLE ? " ........Que perguntinha " cabeluda " , hein ?
 
        Como é sabido , até o último dia 18 de dezembro esteve acampado em Joinville- mais especificamente naquele hoje terreno baldio onde durante muitos anos funcionou uma oficina mecânica e onde também chegou a funcionar a garagem da Gidion ( ABAIXO - o terreno em questão fica na rua Inácio Bastos e atrás dele está o estádio Ernesto Schlemm Sobrinho , o " Ernestão " )
 
- um circo chamado MAXIMUS ( ABAIXO , PARTE DO ELENCO DESSE CIRCO -  já há cerca de dois anos um circo não passava aqui em terras de Dona Francisca ) : agora há pouco , ao me lembrar disso , imediatamente acabei também me lembrando do SURGIMENTO DO CINEMA EM JOINVILLE ......
 
Naquele remoto princípio de século 20 as exibições de filmes eram sempre itinerantes , de cidade em cidade , e essa então agradável , surpreendente , impressionante e moderna novidade era talvez o único tipo de espetáculo capaz de rivalizar , tanto em termos de público quanto de popularidade , com os tradicionalíssimos e hoje infelizmente praticamente esquecidos espetáculos circenses ( a respeito disso , por favor conferir o texto " UM MESTRE E SEUS DISCÍPULOS " , POSTADO EM JANEIRO - ABAIXO , O GRANDE PIONEIRO DO CINEMA EM SANTA CATARINA : O CAIXEIRO-VIAJANTE ITALIANO - RADICADO EM BLUMENAU - GIUSEPPE JULIANELLI )  .
 
Como a ELETRICIDADE era um luxuoso privilégio reservado a algumas cidades e , principalmente ,a algumas pessoas , o jeito era fazer uso de GÁS ACETILENEO no lugar da luz elétrica e de uma máquina movida a querosene ( ABAIXO ) - geralmente importada da França - para exibir os filmes .
 
 Uma exibição pública de cinema naqueles precários tempos também era uma aventura ,e não só pelos filmes que eram exibidos : os rolos de filme eram feitos de uma material altamente inflamável , o CELULÓIDE ( ABAIXO ) , e a possibilidade de algum possível incêndio era mais do que real .....
 
Entre 1907 e 1908 , época em que em Joinville confortos e comodidades  , como o automóvel (ABAIXO ,  EIS O PRIMEIRO AUTOMÓVELA CIRCULAR EM JOINVILLE : UM OLDSMOBILE , EM 1907 ) e o telefone , ainda estavam apenas engatinhando enquanto outros , como a energia elétrica e o primeiro sistema de transporte coletivo - representado pelos antigos bondinhos puxados a burros - ainda estavam nem sequer existiam , os jornais da cidade já traziam matérias a respeito do que na época chamava-se de " CINEMATOGRAPHO " .
 
A edição de 31 de outubro de 1908 , do jornal COMMERCIO DE JOINVILLE , é histórica : ela noticiou a primeira exibição de um filme em Joinville , fato esse que o correu no SALÃO BERNER ( ABAIXO , É O SEGUNDO PRÉDIO Á ESQUERDA DA FOTO , ATRÁS DAS PLAMEIRAS )  . Agora irei reproduzir essa matéria , não só por sua importância histórica mas também para que você tenha uma noção da ortografia que se usava à época :
 
" Cinematogapho . O Snr. Victor Peluso , ora entre nós , vae montar no Salão Berner um excellente e interessante cinematographo fallante ,  para oque está esperando de Florianópolis o aparelho . Ao que nos informam , as fitas e o gramophone funcionam coma tal precisão matemática , que a ilusão é perfeita , de modo que o espectaculos que se derem saberão attahir verdadeiras ENCHENTES ( ! ) ao Salão Berner . " ( ABAIXO , O SALÃO BERNER , EM FOTO TIRADA EM 1926 )
 
Diante disso , surgem as seguintes perguntas : QUE FILME FOI EXIBIDO ? AFINAL , QUEM ERA ESSE TAL DE VICTOR PELUSO , QUE PODE SER CONSIDERADO O PAI DO TÃO ESQUECIDO CINEMA JOINVILENSE ? Infelizmente são perguntas cujas respostas nem os jornais e nem registros históricos da época trazem e que lamentavelmente perderam-se no tempo ( ALÔ , HISTORIADORES DE JOINVILLE ! ) .......
 
Nos anos seguintes , mais precisamente entre 11 de fevereiro de 1909 e 22 de agosto de 1911 , o mesmo jornal Commercio de Joinville anuncia , de maneira até bastante detalhada , várias exibições de filmes na cidade , quase sempre no Salão Berner , com casa cheia e com direito até a presença da banda de música 28 DE SETEMBRO , formada só por músicos negros e mulatos ( vale lembrar que essa banda estava á frente  daquele desfile de ex-escravos que ocorreu na Rua do Príncipe - ABAIXO , A HISTÓRICA VIA , EM DESFILE REALIZADO EM 1926 POR OCASIÃO DOS FESTEJOS DOS 75 ANOS DA FUNDAÇÃO DE JOINVILLE -  no chuvoso  entardecer de 15 de maio de 1888 ) e que era presença quase obrigatória nos grandes eventos que aconteciam em Joinville .
 
       Quem por ventura "der um pulo " no Arquivo Histórico de Joinville e vasculhar os jornais dessa época saberá , além dos nomes dos filmes exibidos à época , como o histórico-dramático " A VIDA DE MARY STUART "e o humorístico " VISTAS CÔMICAS " , que aconteceram fatos curiosos , como esse que o jornal Commercio de Joinville ( ABAIXO , NOTA PUBLICADA NESSE JORNAL , EM SUA EDIÇÃO DE 15 DE JUNHO DE 1907 ) trouxe em uma de suas edições de novembro de 1910 :
 
 
" Hoje à noite , no Salão Walther , funcionará o apparelho de cinema ali estabelecido pelo Snr. G. Schulz , de quem recebemos bilhetes de ingresso para as funções . Devido a incidentes imprevistos no apparelho , a exibição annunciada para quarta-feira teve insucssessos que desanimaram o público ; hoje porém , segundo nos garantio o Snr. Schulz , o apparelho funcionará irreprehensivelmente , exhibindo-se fitas interessantes ....." ( ABAIXO , FOTO DE 1937 DA ATUAL SEDE DA LIGA DE SOCIEDADES : O SALÃO WALTHER EXISTIU NESSE MESMO LOCAL )
 
E aqui surge outra pergunta : quem seria o tal SENHOR SCHULZ , dono do "apparelho que teve insucssessos que desanimaram o público " ? Através desses mesmos jornais antigos sabe-se que entre os responsáveis pelas primeiras exibições de filmes em Joinville estavam duas empresas : a CINEMATOGRAPHO SYLLA ( infelizmente os jornais não especificam quem era o seu proprietário e nem de que cidade ela era ) e uma empresa de Blumenau  ( ABAIXO , UMA DAS MAIS ANTIGAS , FAMOSAS E TRADICIONAIS VIAS DESSA CIDADE - A XV DE NOVEMBRO - EM FOTO TIRADA EM 1897 ) chamada REUSSNER E FLUEGGE .
 
 A data que citei há pouco - 22 de agosto de 1911 - teria tudo para ser mais uma dessas datas históricas : a partir das 16 horas foram abertas as bilheterias para ......Bom , o restante dessa história deixarei para contar na primeira semana de 2017 ! Mesmo assim , eu lhe garanto uma coisa : a viagem histórica ainda não terminou . Peço , encarecidamente , que assista o vídeo do dia : um fantástico e precisíssimo documentário contando um pouco da história do cinema em Joinville ( ABAIXO , MAIS UMA FOTO DO SAUDOSO CINE PALÁCIO , TIRADA EM 1965 )  . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=WsvvgE3_pVg
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário