quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Enfim , Juntos !

"JOINVILLE FOI FUNDADA EM 9 DE MARÇO DE 1851 " .....assim se ensina , assim se fala , assim se repete - até mecanicamente - , assim se lembra , assim se homenageia , assim se glorifica . Como já foi exposto aqui mesmo no ALAMEDA CULTURAL em diversas oportunidades , a região aonde viria a ser Joinville estava de ser um imenso sertão : centenas de pessoas - incluindo escravos e agregados - já viviam em regiões , como os atuais bairros Bucarein , Boa Vista ( ABAIXO )  , Itaum e Itinga ,
 
 sem contar que em 22 de maio de 1850 um de 9 pessoas liderado pelo francês LEONCE AUBÉ ( 1816-1877 , representante do Príncipe de Joinville ) chegou ao local - exatamente onde está a Biblioteca Pública ( NESSE MESMO LOCAL , ENTRE 1898 E A DE´CADA DE 50 EXISTIU O JARDIM LAURO MUELLER : ABAIXO , ESSE LOCAL NA DÉCADA DE 40 ) - onde em breve seria estabelecida a colônia Dona Francisca ......
 
Se a data exata do início da colonização daquilo que viria a ser Joinville é um tanto imprecisa , questionável e controversa , em compensação um outro fato histórico é bem mais fácil de se distinguir : O SURGIMENTO DA ELITE DE JOINVILLE . ( ABAIXO , UMA VISÃO DE JOINVILLE EM FOTO TIRADA PROVAVELMENTE EM 1928 )
 
 Ao chegar ao porto de São Francisco do Sul em 27 de setembro de 1851 depois de mais de 2 meses de viagem ( partiu do porto de Hamburgo em 16 de julho )  , o navio veleiro " GLORIOSA " trazia entre aqueles 75 passageiros oriundos de 7 nações ou regiões distintas ( os reinos de Hannover , Prússia , Saxônia e Lauenburg , Suíça e os ducados dinamarqueses de Schleswig e Holstein ) - a terceira leva de imigrantes a chegar a Joinville ( ABAIXO , MAPA DA REGIÃO DE JOINVILLE , FEITO EM 1851 POR HERMANN GUENTHER , ENGENHEIRO ENCARREGADO DE ESCOLHER O LOCAL ONDE SERIA INSTALADA A FUTURA COLÔNIA )  - aquilo que no tempo do Brasil colônia chamava-se de " HOMENS BONS " :
 
 entre eles estavam 2 engenheiros , 1 médico , 1 doutor em Direito , 2 candidatos a teólogos , 1 professor , 7 economistas , 5 comerciantes , 2 naturalistas e 2 militares e 4 deles eram sócios da SOCIEDADE HAMBURGUESA , que como já foi repetido incontáveis vezes aqui no blog , foi a empresa que loteou e colonizou Joinville ( ABAIXO , A CIDADE DE HAMBURGO EM FINS DO SÉCULO 19 )  .
 
Em resumo : parte daqueles imigrantes tinham um nível cultural , social e econômico completamente diferente dos demais que haviam chegado a Joinville até então e é justamente em função da elite da qual esses mesmos imigrantes fariam parte que se reforçou aquilo que se chama de DEUTSCHTUM ( algo como "GERMANIDADE " , ou seja ,a valorização e exaltação da cultura , história , língua e valores da Alemanha ) e , principalmente , esse pensamento de que Joinville começou em 1851..... ( ABAIXO , A CASA DE OTTOKAR DOERFFEL , UM DOS QUE MAIS REFORÇARAM ESSE SENTIMENTO DE GERMANIDADE : DAS PESSOAS QUE APARECEM SENTADAS NA FOTO , OTTOKAR DOERFFEL É O QUE ESTÁ AO CENTRO )
 
Entre os passageiros e futuros membros da clube de "figurões " da colônia Dona Francisca estavam nomes , como o do advogado JOHANN ADOLF HALTENHOFF ( 1802-1875 ; que viria a ser juiz de paz , primeiro prefeito de Joinville - entre 1869 e 1873 - e era um dos sócios da Sociedade Hamburguesa ) , BERNHARD POSCHAAAN JUNIOR , primeiro empresário e latifundiário de Joinville ( também estava a bordo o autor do primeiro livro a respeito de Joinville , publicado em 1853 : o engenheiro militar THEODOR VON RODOWICZ-OSWIECOMSKY ) e um jovem de apenas 21 anos chamado FRIEDRICH HEEREN ( 1830-1899 - ABAIXO  ) e cuja profissão - pelo menos segundo a lista de imigrantes que estavam a bordo do "Gloriosa "- era a de ......LAVRADOR !
 
Protestante , natural do reino de Hannover , Friedrich era uma espécie de "primo pobre " , pelo menos em relação ao seu mais ilustre parente : por parte de mãe ele era parente de ninguém menos que CHRISTINA MATHIAS SCHROEDER ( 1778-1860 - ABAIXO  ) , principal acionista da Sociedade Hamburguesa e poderoso e influente senador da república de Hamburgo .
 
Se a maior parte dos jovens imigrantes como ele só encontrou sua "cara metade " nas úmidas e quentes terras da colônia Dona Francisca , Friedrich já veio acompanhado dela a bordo do " Gloriosa " : sua noiva era MARIE ( 1831-1870 ) , uma das 3 filhas de Adolf Haltenhoff e com se casaria no ano seguinte ( Uma mulher , descendente do casal , tem a aliança de casamento deles ! ) . Como fruto dessa união , nasceu em 1853 uma menina , que acabou recebendo o nome de MELLA : detalhista e observadora , escreveu uma valiosíssimo diário no qual descreveu e emitiu comentários a respeito de fatos acontecidos na Joinville de sua época .( ABAIXO , PRÉDIOS DA RUA DO PRÍNCIPE , EM FOTO DA DÉCADA DE 1910 )
 
     Em 1871 Mella já era uma moça e como uma "moça direita " já estava na hora de se casar : o escolhido para trocar alianças , dividir a cama e o lar e acompanhar nos momentos de alegria e tristeza pelo restante da vida acabou sendo o confeiteiro JULIUS KROEHNE ( 1845-1922 ) , oito anos mais velho do que ela , oriundo da cidade prussiana de Moholz ( na verdade ele nasceu na cidade Phoeben , no reino da Saxônia ) e viera a bordo do veleiro ( ABAIXO )  " VICTORIA " em dezembro de 1867 acompanhado de seu pais ( também chamado Julius ) e de suas 2 irmãs ( Clara e Maria ) .
 
 UM CONFEITEIRO ?  Sim , mas não era UM confeiteiro mas O confeiteiro : diplomado nesse ofício , chegou a viver e a trabalhar na corte do então imperador DOM PEDRO II ( 1825-1891 ) .....A princípio sua confeitaria funcionava  funcionou - a partir de 18 de setembro de 1868 - na então CACHOEIRASTRASSE ( Rua Cachoeira , hoje Princesa Isabel- ABAIXO , EM FOTO DE 1914  ) e em 1877 ela teve o seu endereço mudado para a Rua do Príncipe , mais precisamente em frente à Rua das Palmeiras .
 
 Os quitutes preparados pelas mágicas mãos de Julius que mais faziam sucesso eram as bolachas de Natal e o BAUMKUCHEN ( ABAIXO ) , um doce de massa folhada ( até hoje algumas de suas receitas são mantidas por membros da família Kroehne ) .
 
 Filha de uma das conhecidas , respeitadas e influentes figuras de Joinville e casada com um indivíduo respeitado , reconhecido e bem sucedido em sua profissão , Mella teria tudo para ter tido uma vida tranquila , sossegada e , como mandava o figurino da época , ser uma esposa devotada e uma mãe dedicada aos 8 filhos que teve com Julius entre 1872 e 1894 ( ABAIXO ,A FAMÍLIA KROEHNE , EM FOTO DA DÉCADA DE 1910 )  , exceto por um detalhe : Mella não se casou com o homem que realmente gostava .....
 
E é aí que entram o charme e o poder de sedução franceses , representadas na figura do engenheiro  FREDERIC BRUESTLEIN ( 1835-1911 ) : nascido na cidade de Mulhouse , na região da Alsácia-Lorena ( foi durante séculos alvo de disputa entre França e Alemanha , daí o seu sobrenome germânico ) , radicou-se em Joinville em 1865 , a príncipe na condição de representante do Príncipe de Joinville . Visionário , foi idealizador do PALÁCIO DOS PRÍNCIPES - o hoje Museu Nacional de Imigração e Colonização - e da ALAMEDA DAS PALMEIRAS ( ABAIXO , EM FOTO PROVAVELMENTE TIRADA NA DÉCADA DE 20 ) e em 1879 criou a primeira empresa a explorar comercialmente o trajeto marítimo entre Joinville e São Francisco .
 
Pode-se dizer que o Bruestlein era amigo do idealismo e casado com o poder : ele também foi diretor da colônia Dona Francisca no período entre 1875 e 1889 ( cargo mais ou menos equivalente ao de um " segundo prefeito " ; em certa época Joinville - ABAIXO , UMA PROVAVELMENTE DE 1920 , DA RUA XV DE NOVEMBRO ) chegou a ter 3 poderes : o do prefeito propriamente dito , o do diretor da colônia e do representante do Príncipe de Joinville ) e  prefeito ( 1895-1899 ) .
 
 Além do charme , do poder de sedução , do idealismo e do poder político ( a respeito da presença francesa em Joinville , veja o texto " VIVE LE FRANCE ! " , postado no último dia 20 de julho ) , uma outra característica pode ser acrescentada à sua personalidade : o de arrasador de corações ! Solteirão convicto , Bruestlein ( ABAIXO ) teve um tórrido caso com a sua governanta e dessa , digamos , relação caliente , nasceu um menino que ele - à la Pelé - jamais veio a reconhecer ( mesmo assim ele acabou deixando um terreno de herança para o menino e a sua amante no que hoje é a rua Itajaí ) .....
 
A ainda jovem e inocente Mella - pouco tempo antes de casar - não resistiu ao francês : teve uma paixão correspondida e um rápido namoro com Bruestlein .  Já que eles se gostavam , então porque o namoro terminou ? As razões são desconhecidas até hoje mas diz a lenda - e faziam questão de afirmar os fofoqueiros de plantão - que todos os dias Bruestlein ia à sacada do Palácio dos Príncipes para dali imaginar , e talvez ver , o seu eterno amor que estava lá do outro lado da Rua das Palmeiras ( ABAIXO , EM CARTÃO-POSTAL DO FINAL DO SÉCULO 19 E ESCRITO EM ALEMÃO )  na confeitaria ......
 
Talvez você aí do outro lado não esteja entendo nada :" MAS QUAL É A RELEVÂNCIA DISSO PARA A HISTÓRIA DE JOINVILLE ? " . Essa história , digna de um típico dramalhão mexicano , é a mais curiosa envolvendo aqueles 3.199 pessoas que foram sepultadas no CEMITÉRIO DOS IMIGRANTES (ABAIXO ) . Ah , sim , até tinha me esquecido do desfecho dela : por um dessas incríveis e inacreditáveis coisas que acontecem , a sepultura de Mella Kroehne está entre a de seu marido e a de Bruestlein ( Caraaaca ! ) .......
 
Agora deixando as fofocas históricas e partindo para coisas sérias : no Cemitério dos Imigrantes.....Bem , essa parte deixarei para a semana que vem , quando contarei mais histórias curiosas e surpreendentes a respeito desse histórico cemitério . Enquanto isso confira no vídeo do dia belíssimas fotos noturnas do Cemitério dos Imigrantes  ( ABAIXO ) , tendo como música de fundo uma bela canção - " THE END " - de uma das maiores bandas da história do rock ´n roll : a norte-americana THE DOORS . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=zTodi7QZG2I
 

Um comentário: