quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Som de Joinville : Eterno Show Man

TEMPERAMENTAL , POLÊMICO , BIPOLAR , IRASCÍVEL , INDOMÁVEL , PROMÍSCUO ( certa vez , durante uma entrevista realizada em 1985 , ele se auto definiu como a "PROSTITUTA DO ROCK " ) , INCONSEQUENTE , IRRESPONSÁVEL , SOLITÁRIO , SINCERO , IRREVERENTE , GENEROSO , CARISMÁTICO , OUSADO , VISONÁRIO , GÊNIO .....enfim , qualquer adjetivo usado para tentar definir quem foi Farok Bulsara , ou melhor , FREDDIE MERCURY ( ABAIXO - Freddie equivale a Farok , em inglês , e MERCÚRIO é o planeta relacionado a seu signo : Virgem ) é ainda impreciso e insuficiente : sua personalidade era tão complexa , ímpar e dificílima de definir quanto seu TALENTO .
 
 Pode-se afirmar que Freddie foi aquele típico gênio que só aterrissa na Terra de tempos em tempos e que vem com a nobre missão de dar um pouco mais de brilho a nossa tão limitada e estúpida espécie humana ......Como é sabido , esse que foi , sem sombra de dúvida , um dos maiores SHOW MEN da história do rock ´ n roll - senão o maior - , veio a falecer na fatídica data de 24 de novembro de 1991 , vítima do assassino vírus da AIDS e na fria e cinzenta Londres ( ABAIXO )  , cidade na qual se radicou com sua família em 1964
 
 ( no ano anterior a ilha na qual Freddie nascera - ZANZIBAR , localizada na costa leste da África e hoje parte da República Unida da Tanzânia - tornara-se independente do Reino Unido e a partir de então os ingleses e indianos - os pais de Freddie eram oriundos da Índia - tornaram-se alvo da ira e de perseguição por parte da população local , ABAIXO , CONSTRUÇÃO EM ESTILO ÁRABE , BASTANTE CARATERÍSTICA DAQUELA ILHA )
 
, onde em 1970 - juntamente com o guitarrista BRYAN MAY e o baterista ROGER TAYLOR - veio a formar a legendária banda QUEEN ( ABAIXO ) e onde também iniciou seu  caminho rumo ao estrelato mundial e , infelizmente , também aos excessos que acabaram encurtando a sua vida .
 
Nasci em 1980 e , portanto , eu ainda era uma criança quando o saudoso show man ( ABAIXO ) faleceu : minhas lembranças dele ainda vivo são muito remotas e só vim a gostar e a se interessar detalhadamente a respeito do trabalho do Queen e , é claro , de Freddie muito tempo após a sua morte , ali pelos anos de 2003 e 2004 . Lembro-me que mais ou menos que nessa época a mãe , JER BULSARA , do rock star - que no último dia 5 de setembro teria completado 70 anos - afirmou enfaticamente que caso seu filho ainda estivesse hoje se dedicaria à música erudita , principalmente compondo e cantando óperas .
 
 
A respeito disso houve um fato curioso : pouco antes do antológico dueto que fez com a soprano espanhola MONTSERRAT CABALLÉ ( ABAIXO ) em 8 de outubro de 1988 ( o evento oficialmente deu início aos preparativos para a realização da Olimpíada de Barcelona , que aconteceria dali a 4 anos , e aconteceu na escadaria do castelo de Montjuich ,em Barcelona ) , os dois resolveram fazer um duelo de vozes ( o que para nós , meros mortais , é algo extraordinário e impossível de se fazer , para os gênios não passa de mera brincadeira.....) e não é que Freddie ganhou "de lavada " !
 
 Por sinal ,a banda liderada por Freddie ( ele não gostava e até ficava bravo ao ser chamado de "líder do Queen " ....) notabilizou-se justamente por ser uma das pioneiras no hoje infelizmente quase desparecido gênero conhecido como OPERA ROCK : quando se fala em Queen , imediatamente vêm à cabeça de muitos a canção DJOU , DJOUTRO MUNDO " BOHEMIAN RAPSODY ", de 1975 ( a música é a penúltima faixa do disco " A NIGHT AT THE OPERA "- ABAIXO -  , tido como o melhor trabalho da banda quase que por unanimidade )  .
 
Muitos interpretam essa opereta como um desabafo e ao mesmo um relato do drama então vivido por Freddie : o de não poder assumir publicamente seu homossexualismo e lutar contra isso . Na verdade Freddie já vinha planejando compor uma opereta desde 1969 , portanto , antes até do surgimento do Queen e  algumas canções anteriores da banda , como a melancólica " WHITE QUEEN " e a épica " THE MARCH OF THE BLACK QUEEN " ( ambas as músicas são do disco " QUEEN 2 "- ABAIXO -  , lançado no início de 1974 ) já eram indícios de que " Boehmian Rapsody " estava a caminho.....
 
      Já que de certa maneira estou conversando com vocês a respeito de GENIALIDADE e MÚSICA ERUDITA , lembrei-me agora de um fato ocorrido , por sinal , em 1991 : em 14 de dezembro - portanto 20 dias após a morte de Freddie e mais precisamente na Cidade do México ( Centro Esportivo Magdalena Mixhiuca - ABAIXO ) - ocorreu a apresentação de uma super orquestra , formada por músicos mexicanos , venezuelanos e da então União Soviética ( o outrora poderoso gigante soviético oficialmente deixou de existir no Natal daquele mesmo ano ) .
 
Essa super orquestra era na verdade um conjunto de 53 orquestras e o coro que a acompanhou era formado por 2.000 cantores ......Como na IMAGINAÇÃO tudo é possível , até mesmo as coisas mais absurdas e impossíveis , fica imaginando um Freddie Mercury ( ABAIXO ) já curado e livre do vírus da AIDS compondo para essa orquestra ou quem sabe até a regendo ao invés do glorioso maestro FERNANDO LOSANO .
 
Melhor ainda : imagino também Freddie exibindo toda aquele seu vozeirão na mais longa das árias ( ela tem cerca de 15 minutos de duração ) de uma ópera - a cena da imolação da personagem Bruemmhilde na ópera " GOETTERDAENMMERUNG " - ou quem sabe atuando na mais longa das óperas ( uma de suas apresentações chegou a demorar 5 horas e 15 minutos ) , " DIE MEISTERSINGER VON NUERNBERG " ( ambas as óperas são de autoria de um grandes monstros sagrados da música erudita : WILHELM RICHARD WAGNER - ABAIXO ) ......
 
E o que diria então Freddie ( ABAIXO ) diante da sublime interpretação de " Boehmian Rapsody " que você - privilegiado leitor , e leitora , do ALAMEDA CULTURAL , terá a oportunidade de conferir hoje ? Antes disso contarei  um pouco da história do autor dessa façanha , ou melhor , dos autores dela .....
 
UMA UNIVERSIDADE EM JOINVILLE ? Em 1976 essa era uma possibilidade  quase tão distante quanto a distância entre Joinville e Pequim : o campus da então FUNC ( Fundação Universitária Catarinense ) - mais tarde FURJ ( Fundação Universitária da Região de Joinville ) - , localizado no então quase isolado bairro do Bom Retiro , havia sido inaugurado no anterior e a instituição , que ainda estava se estruturando , só viria a conquistar o título de universidade 20 anos mais tarde , quando ganhou o nome de UNIVILLE ( ABAIXO ) .
 
Criar um CORAL na Func ? Era uma ideia meio sem cabimento e talvez até maluca , mas não para a sua criadora , a professora JURACY MARIA BROZIG ( 1917-1989 ) ......Nada demais para quem tinha a OUSADIA e o EMPREEENDENDORISMO em sua alma e correndo em suas veias : graças à sua decisiva e decidida ajuda , o maior e aparentemente maluco sonho de seu marido , WOLFGANG BROZIG ( 1915-2001 ) , tornou-se uma realidade , a primeira EMISSORA DE RÁDIO DE JOINVILLE , a DIFUSORA , que foi pela primeira vez ao ar no início de 1941 . ( ABAIXO , JURACY E WOLFGANG )
 
Uma outra pessoa também acabou sendo importante para que essa "maluquice " desse certo : o maestro LUIZ FERNANDO MELARA , que só veio deixar a regência do coral em 1999 ( seus sucessos foram MARTIN LUTHERO KLEMANN e , atualmente ,  MÁRIO KLEMANN ) . Infelizmente a professora Juracy faleceu sem ter visto o seu filho ( ABAIXO ) crescer : o coral chegou a gravar 2 CDs ( um deles especialíssimo : " SEMENTES DO BRASIL " , gravado por ocasião da celebração dos 25 anos do coral , em 2001 ) , atualmente organiza 4 eventos ( " Concerto de Aniversário " , " Concerto de Advento " , " Encontro de Corais Universitários " e " Cante Coral - Encontro Permanente de Corais " , esse último em parceria com o SESC JOINVILLE )
 
 e acumula prêmios , como segundo lugar na quinquagésima primeira ( 51 ) edição do Festival de Corais (na categoria de corais universitários ) , promovido por uma liga artística da região catarinense do Alto Uruguai , em 2006 e o primeiro lugar nesse mesmo festival , no ano seguinte . Engana-se quem pensa que o Coral da Univille ( ABAIXO ) resume-se apenas aos seus professores , alunos e funcionários : qualquer pessoa pode fazer parte dele ......Bom , chega de conversa ! Com vocês a maravilhosa interpretação de " Boehmian Rapsody " em apresentação ocorrida em 10 de novembro de 2007 . PARA ISSO CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=axUxmeaaBwU
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário