terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Coisinha Bonitinha do Pai

Na madrugada de hoje estava assistindo ao programa " THE NOITE " ,  do humorista , desenhista , empresário e apresentador DANILO GENTILI , quando algo acabou chamando não só a minha como certamente a atenção de todos os que estavam assistindo ao programa : o próprio Gentili mostrou algo curioso que uma dessas entidades que lutam pelos direitos e pela preservação dos animais fez , ou seja , eles empilharam caixas com fotos de animais de estimação em um supermercado como se fossem produtos como quaisquer outros que estavam ali , chamando com isso a atenção de todos . A ideia é mostrar que os bichinhos não são meros produtos ou coisas , passíveis de serem maltratados ou abandonados , mas sim seres vivos que também precisam de cuidados , carinho , feto e atenção . Particularmente concordo com isso , afinal nada justifica a prática de maus tratos contra animais , mas por outro lado quem carece de maiores cuidados é a nossa própria espécie humana : não faz sentido um cão ser bem cuidado e ser alvo das maiores atenções e carinhos em detrimento de uma criança subnutrida , agonizando em algum lugarejo perdido no interior da África ou do Nordeste brasileiro ......ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO ? Este escriba confessa : nunca teve sorte com isso ! Dos 4 cães que tive na infância , dois acabaram morrendo empesteados , um deles - todo empesteado - acabou sendo largado em um mato próximo de minha casa e o outro acabou não se adaptando à minha humilde residência e o CANARINHO que comprei quando 12 anos e que recebeu o nome de BRASIL ( Um canarinho na gaiola ? Os defensores dos direitos dos animais que por ventura estão lendo este texto devem estar tendo chiliques neste exato momento ! ) , acabou sendo roubado alguns dias mais tarde ......Ainda por cima teve mais essa : quando eu tinha 1 ano de idade , fui mordido , em uma das mãos , pelo cachorro - o nome dele era NEGRINHO - de meus saudosos avós maternos ...... E o pior que você vai tendo uma fortíssima afeição pelo bichinho : lembro-me , como se fosse ontem , que quando tinha 7 anos chorei muito , mas muito mesmo , quando morreu meu cachorro ( o nome dele era TOPY e foi enterrado no pomar da minha  casa ) . TER UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO ? Como diz aquele velho ditado , " NÃO DIGA QUE DESTA ÁGUA NÃO BEBERÁS " : pode ser até que no futuro eu possa a vir a ter um cão ou um gato mas essa é uma hipótese que passa longe de minha cabeça . Se para este escriba ter ou não um animal de estimação é algo diferente , ou tanto fez quanto tanto faz , existem obviamente aquelas pessoas que não conseguem e nem cogitam a possibilidade de viver sem ter um bichinho de estimação junto a elas e engana-se redondamente quem pensa que apenas cães , gatos ou talvez ainda pássaros , coelhos , peixes  e cavalos possam ser considerados ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO .
 
       Você já ouviu falar em um GERBO ? Trata-se de um raríssimo animal originalmente nativo da remotíssima república da Mongólia , uma milenar nação exprimida entre as toda-poderosas Rússia e China . Possuidor de raros exemplares desse animal praticamente desconhecido , o inglês - da cidade de Bulweel - S. KIRKMAN , teve um motivo de sobra para sorrir de orelha a orelha naquele longínquo dia de maio de 1983 : a mamãe Gerbo deu à luz 14 filhotes .......Pouco antes desta conversa virtual-escrita que estou tendo agora com você deparei-me com um caso , digamos , diferente : também na terra da rainha , mais precisamente na cidade de Blackpool e mais de um ano antes do caso que acabou de ser citado - em 12 de fevereiro de 1982 - um sujeito chamado M. Ogilvie também teve motivos para dar um baita sorriso , pois sua fêmea de estimação deu à luz 34 filhotes , dos quais apenas um nasceu morto . Bem que poderia ter sido uma ninhada de cães , gatos ou quem sabe até de coelhos mas foi de ( música de suspense ) ............CAMUNDONGOS ! Se o inglês maluco da cidade de Blackpool ficou feliz e quem sabe até tenha chorado de felicidade com o fato que acabou de ser citado , por outro lado , o norte-americano RODNEY MITCHELL , morador da cidade de Tulsa ( Estado de Oklahoma ) , provavelmente deve ter chorado de tristeza : em 25 de maio de 1990 , seu bicho de estimação - também chamado RODNEY - acabou falecendo depois de exatos 7 anos e 4 meses de vida . E que bicho era esse ? ( agora , outra música de suspense ) ..........UM RATO COMUM ! Agora darei alguns segundos para que você se refaça do espanto ......E aí : refeito , ou refeita ? Perto das duas bizarrices que acabaram de ser citadas , ter como animal de estimação um PORQUINHO-DA-ÍNDIA chega a ser uma das coisas mais naturais do mundo : tendo o nome de SNOWBALL e pertencente ao inglês M. A. WALL , morador da cidade Bingham , ele acabou morrendo em fevereiro de 1979 , depois de viver exatos 14 , 10 meses e 15 dias ......Antes da última crônica de 2016 , algumas características de seu autor : ele nasceu na vizinha , bucólica e histórica São Francisco do Sul ; é escritor ; tem sobrenome norueguês e , apesar de ser tímido , até mesmo retraído , ao começar a escrever transforma-se totalmente , sendo um mestre na difícil arte de fazer rir .....Ah , mas ficou muito fácil saber quem é : só pode ele , HILTON GORRESEN ! Nesta última crônica de 2016 , Hilton nos conta as aventuras de um sujeito que também tem como animal de estimação um bicho , digamos , diferente : UMA PERERECA !......BOAS RISADAS !
 
"
 
A vendedora ( ABAIXO ) bateu à porta. Quando colocou os pés na soleira, deu um pulo pra trás :
 
Um sapo ! Sapo nada ! Era o Chico, minha perereca de estimação. Bonzinho, educado, não fazia mal a ninguém, apenas ficava imóvel, absorto em meditação.
 
Chico apareceu lá em casa num dia chuvoso, com seu silêncio e sua sabedoria, em boca fechada não entra mosca. Mas mosca mesmo devia entrar, pois o Chico não era bobo. Fingia-se de morto, para a refeição se aproximar sem medo e aí, zupt.
 
Passaram-se os dias e o Chico continuou na sala de TV, seu local preferido.
 
O pessoal da casa foi se acostumando com sua presença e lhe deu o apelido carinhoso. Claro, ninguém chegou a verificar se o Chico era realmente Chico.
 
Revelou-se um companheirão. Sua presença dava tranquilidade ; ninguém se sentia solitário ao lado dele. Era a companhia ideal, você podia ler sossegado sua revista, assistir a um jogo de futebol, sem trocar uma palavra com ele ; o Chico não se importava, não exigia atenção. Não reclamava precisar de roupa nova ou do carro emprestado para sair.
 
Depois de certo tempo, a gente já se entendia bem, eu e o Chico, só pela expressão corporal. Quando o Flamengo levava gol ( ABAIXO , FLAMENGO SOFRENDO UM GOL DO VASCO ) , o Chico, que era flamenguista doente, revirava indignado os olhos, eu percebia o que estava pensando do juiz.
 
Mas se babava mesmo era por um filme erótico. Nas cenas quentes, remexia o gogó diversas vezes, com nervosismo.
 
Se passasse uma pobre mosca diante dele, coitada. Era traçada ali mesmo, sem pudor.
 
Pensei seriamente em lhe arranjar uma companheira, ou companheiro, ou os dois, ( ABAIXO ) tenho certeza de que o Chico não era preconceituoso. Mas preferi não me imiscuir em sua vida. Quem sabe, aborrecido, ele fosse embora.
 
Quando morresse, certamente teria um enterro digno, com choro das crianças ( ABAIXO ) e flores sobre o túmulo.
 
Era considerado parente, como cachorro e gato. Mas o Chico não nos deu esse prazer, quero dizer, essa tristeza. Simplesmente sumiu, o ingrato.
 
Sumiu numa noite gelada ( ABAIXO ) , quando mais precisávamos de sua presença reconfortante.
 
 Não sei se foi alguma coisa que falamos ou alguma referência desairosa à classe dos répteis, feita sem querer, que o deixou magoado. Era um bocado sensível, acho que lhe demos o nome errado, devia ser mesmo uma garota. Só sei que nunca mais apareceu aqui em casa ( ABAIXO ) .
 
Conservo intocado seu lugar preferido, ao lado da TV, ainda com um restinho de gosma ( ABAIXO ) e uma marquinha esverdeada. Depois dessa, já resolvi, nunca mais vamos ter animais de estimação.  "
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário