quinta-feira, 6 de julho de 2017

Música À Vista !

Bom , como iniciei este semana - e o próprio mês - comentando rapidamente a respeito de um cara do qual sou fãzaçoaço - IAN GILLAN ( Pô , você não tem a mínima ideia de quem é esse cara ? Então dê uma olhada no texto " AXÉ ! " , postado no último dia 3 de julho e , caso você já tenha o lido , faça que nem a Globo todos os dias à tarde : VALE A PENA VER DE NOVO ) , encerrarei ela comentando a respeito , também rapidamente , a respeito de um cara do qual não sou fãzaçoaço mas sim FÃZAÇOAÇOAÇOAÇO : RAUL dos Santos SEIXAS ( 1945-1989 - ABAIXO  ) ou tão somente "Maluco Beleza " ( Desconfio que essa parada da MALUQUEZ é contagiosa : de tanto ouvir as músicas desse cara , acho que acabei pegando um pouco de suas loucura .....) .
 
Se dependesse do que a minha vontade está me dizendo e pedindo , eu escreveria um longo texto a respeito de Raulzito ( ABAIXO ) mas como o tema de hoje é outro , por ossos do ofício e também porque hoje estou meio preguiçoso , reproduzirei agora as letras de uma música bem humorada - bem ao estilo raulseixista -  chamada " NÃO FOSSE O CABRAL " , gravada no jurássico ano de 1983 ( ela é a quarta das 13 faixas do disco "RAUL SEIXAS" , lançado em abril daquele ano e depois de 2 anos em que o rei do rock tupiniquim ficou quase que completamente afastado do mundo da música ) e que é incrivelmente atual , ou melhor , TERRIVELMENTE ATUAL :
 
 " Tudo aqui me falta / A taxa é muito alta / Dane-se quem não gostar ....Miséria é supérfluo / O resto é que tá certo / Assovia ( ABAIXO )  que é pra disfarçar ......FALTA DE CULTURA / Ninguém chega à sua altura / Oh , Deus ! / Não fosse o Cabral .....
 
Fora é só filó / Dentro é mulambo só / E o CRISTO  já não aguenta mais ( Dizem que ele entrará com uma ação por danos morais no Tribunal Celestial por dizerem que ele É BRASILEIRO..... ) / Cheira fecaloma / E canta 'La Paloma ' / Deixa o MEU NARIZ em paz ( Caramba , que confusão ! Será que o "Maluco Beleza " estava querendo se referir a ÁECIO NEVES ? - ABAIXO  ) .....
 
E DÁ-LHE IGNORÂNCIA ( ABAIXO , CLIQUE NA GRAVURA PARA VISUALIZA-LA MELHOR )  / EM TODA CIRCUNSTÂNCIA / Não tenho de que me orgulhar / Nós não temos história / É uma vida sem vitórias / Eu duvido que isso vai mudar.....FALTA DE CULTURA / PRA CUSPIR NA ESTRUTURA / Falta de cultura / Prá cuspir na estrutura / Falta de cultura / Prá cuspir na estrutura / E QUE CULPA TEM CABRAL ?  "( Bom , o Pedro Álvares pode não ter tido nenhuma culpa , já o seu primo quadragésimo , o SÉRGIO......) .
 
 Este escriba não é Leonel Messi ( ABAIXO )  , mas depois de matar um pouco da saudade do " Maluco Beleza "  agora eu PASSAREI A BOLA para você aí do outro lado , que está no conforto de seu doce e sagrado lar ou na correria do trabalho ( Xiiii , danou-se : o seu chefe acabou de chegar ! ) : vósmecê saberia , por exemplo , me dizer quem foi PEDRO ÁLVARES CABRAL , além , obviamente , de ter sido o suposto descobridor do Brasil ? Quais eram os nomes das embarcações que faziam parte daquela expedição ? Como era a vida dos marujos que estavam nesses navios ? ......
 
Eu já estou até imaginando que a sua reação aí do outro lado será mais equivalente a de uma pessoa que tem a infelicidade de ver a REGINA CASÉ ( ABAIXO ) PELADA ( Jéééésuis !!!!! Nem é bom imaginar essa cena ! ) mas só para início desta  prosa , PEDRO ÁLVARES CABRAL na verdade não se chamava Pedro Álvares Cabral (ÓÓÓÓÓÓ !!!!!! ) : ele era o segundo dos sete filhos do casal FERNÃO CABRAL e ISABEL DE GOUVEIA e , como mandava a tradição portuguesa de então  , apenas o filho mais velho conquistava o direito de herdar o sobrenome paterno e , portanto , na verdade ele se chamava PEDRO ÁLVARES GOUVEIA .
 
Ó raios , mas então por que então esse gajo é chamado de PEDRO ÁLVARES CABRAL ? Ora pois , o irmão mais velho acabou falecendo e com isso ele é que acabou herdando o sobrenome paterno.......Natural da cidade de Belmonte ( até hoje a data exata de seu nascimento é desconhecida : teria sido em 1467 ou 1468 ) , Cabral ( ABAIXO ) - ou Gouveia - era militar , membro de uma das mais antigas famílias de nobres de Portugal , um dos homens mais ricos e influentes daquele país e , ainda por cima , a sua cara e amada metade era ISABELA DE CASTRO , que era neta de um antigo rei português ( DOM FERNANDO ) e de uma rainha-DONA HENRIQUETA - do antigo reino de CASTELA ( trata-se de um daqueles pequenos reinos que em fins do século 15 acabaram formando a atual Espanha ) e membro de uma família até mais rica que a de Cabral .
 
Êta sujeitinho sortudo ! Cabral não apostou e ganhou na Mega Sena acumulada mas tirou a sorte grande : nomeado capitão-mor da histórica expedição em 15 de fevereiro de 1500 - 21 dias antes do início da viagem e 65 dias antes do suposto descobrimento do Brasil - , ele acabou recebendo um pagamento no valor de 10.000 cruzados apenas por essa viagem e para que que você tenha uma ideia , cada cruzado equivalia a 3,5 gramas de ouro ( ABAIXO )  !
 
O então rei português DOM MANUEL I não era um CAIXEIRO DE JOINVILLE mas também escancarou os cofres : Cabral poderia comprar - com DINHEIRO DO PRÓPRIO BOLSO - 30 toneladas de PIMENTA , um produto que naquele tempo rendia uma grana violenta , e transporta-las sem nenhum custo para os navios , só que em compensação a coroa portuguesa se comprometia a comprar esse produto por um valor SETE VEZES SUPERIOR ao que ele custava na Índia , o local de destino da expedição e onde o produto seria adquirido . Em outras palavras : todo ser vivente , bípede , pagador de impostos e que vivia em Portugal pagaria pela generosidade de seu amado rei ( ABAIXO ) ao glorioso descobridor do Brasil .......
 
Fazer uma viagem de navio naquele jurássico tempo era algo tão arriscado que seria , mal e porcamente comparando , o mesmo que apostar todo o seu dinheiro em uma vitória do JEC contra o Barcelona , mas os marinheiros daquela expedição tinham um fortíssimo motivo para se arriscar : cada um deles poderia comprar 600 quilos de pimenta ( ABAIXO ) e revende-los da mesma maneira que Cabral .
 
 Falando nisso , COMO ERA A VIDA DOS MARINHEIROS ? Bom , se algum japonês - que , como é sabido , tem verdadeira obsessão por limpeza - entrasse em algum daqueles navios ou vomitaria ou gastaria o seu escasso repertório de palavrões e xingamentos ( Um "japa " - ABAIXO - falando palavrão ? Seria mais ou menos o mesmo que o TEMER recusar uma propina ......) : os porões dos navios eram imundos , infestados de ratos e baratas e ainda por cima , como não havia banheiro , o jeito era fazer o "número dois " ali mesmo , e em razão das péssimas condições de higiene ( conta que a limpeza dos porões era feita com VINAGRE )
 
 e da fraca dieta alimentar dos marinheiros , uma série de doenças os matavam , principalmente o ESCORBUTO ( doença causada pela ausência de vitamina C no organismo e que acaba causando sangramento nas gengivas ) . E O QUE ELES COMIAM ? Todos os dias eles recebiam 400 gramas de um biscoito duro , salgado , fedorento e cheio de baratas ( UUUUIIIII !!!! BARGH .....QUE NOOOJO !!! ) e essa dieta era composta ainda de cebola , vinagre , azeite , carne , galinhas e ovelhas( ABAIXO )  . Cada marinheiro também recebia diariamente 1,4 litro de vinha e 1,4 litro de água , ESTRAGADA , diga-se de passagem ......
 
        JOGAR CARTAS ? Nem pensar ! Se fossem pegos em flagrante por algum frei a bordo , seus baralhos eram confiscados e atirados ao mar . Se eles não podiam jogar cartas então qual era diversão dessa marmanjada ? Eu diria que seria mais ou menos o mesmo que assistir a um programa de "humor " de BRUNO MAZZEO ( ABAIXO )  : a principal forma de diversão eram apresentações teatrais e sempre COM TEMAS RELIGIOSOS ( Dá para imaginar a alegria da marujada ...... ) .
 
 A expedição partiu da praia de RESTELO , em Lisboa , em 9 de março de 1500 e era constituída por 1.500 homens , 10 naus , 2 caravelas e uma embarcação - conhecida como NAVETA - carregada de mantimentos . Viajando a uma velocidade média de 13 quilômetros por hora , ela acabou demorando 44 dias para chegar ao Brasil e as embarcações acabaram ancorando a 36 quilômetros do litoral tupiniquim ou algo quase parecido coma distância entre Joinville e São Chico , que é de aproximadamente 40 quilômetros ( o famoso MONTE PASCOAL - ABAIXO - , primeiro ponto do Brasil avistado , tem 536 metros de altura )  .
 
 Como eu cheguei a comentar ainda há pouco , uma viagem de navio naquele tempo era algo mega arriscado : daquelas 13 embarcações que partiram naquele histórico 9 de março de 1500 , apenas CINCO estavam de volta a Lisboa , em 23 de junho de 1501 .....As embarcações eram as seguintes ( lamentável e tragicamente todas as ilustrações que existiam retratando esses navios acabaram sendo perdidas durante o terremoto , seguido de incêndio , que destruiu Lisboa em 1755 - ABAIXO ) :
 
" ANUNCIADA " ( com 190 homens a bordo e onde estava o glorioso Cabral ) , CARAVELA REDONDA ( comandada por Bartolomeu Dias ) , " EL REI " ( comandada por Sancho de Tovar ) , " ESPERA " ( comandada por Nicolau Coelho ) , " ESPÍRITO SANTO " ( comandada por Simão de Miranda de Azevedo ) , " FLOR DE LA MAR " ( comandada por Simão de Pina ) , " NAU D ´EL REI ( comandada por Diogo Dias ) , NAU MERCANTE ( comandada por Luís Dias ) ,
 
NAVETA DE MANTIMENTOS ( comandada por Gaspar de Lemos ; ela não era o SACO DO PAPAI NOEL mas partiu rumo a Lisboa na manhã de 2 de maio de 1500 carregada de "presentinhos " : mostras de vegetação , toras de Pau Brasil , arcos e flechas , enfeites indígenas , e papagaios de cores berrantes e levando as cartas escritas por Cabral e mestre João e , é claro , a famosa carta de PERO VAZ DE CAMINHA - ABAIXO , DE VERDE E COM UM PAPEL NA MÃO ) , "SANTA CRUZ " ( comandada por Aires Gomes da Silva ) , " SÃO PEDRO " ( comandada por Pero de Ataíde ) e " VITÓRIA " ( comandada por Vasco de Ataíde e que tinha 150 homens á bordo ; infelizmente ela acabou desaparecendo em 23 de março de 1500 e tentou-se busca-la , em vão , durante dois dias ) ......
 
Ah , sim : tem ainda uma outra NAU ! Não , ela não fez parte da expedição comandada pelo glorioso Cabral e de nenhum outra expedição de nossos ancestrais "portugas " por este mundão de meu Deus : eu diria que o seu  comandante - um brilhante comandante , diga-se de passagem - a conduz com talento , sensibilidade , carinho e lirismo ; essa NAU , meu caro , fiel e corajoso leitor do ALAMEDA CULTURAL chama-se .....TCHAN TCHAN TCHAN .....MÚSICA !
 
 Este escriba pode afirmar que o nosso próximo personagem viveu um verdadeiro sonho durante aqueles mágicos anos de 2003 e 2004 : para um menino que veio de uma família de tradição e apurado gosto musical , que praticamente nasceu cantando e que sempre era escalado pelo seu saudoso avô para cantar e puxaria a cantoria durante os inesquecíveis encontros familiares no dia do Natal , não só ter vivido na Espanha e ter aperfeiçoado e lapidado a sua inata vocação musical por lá - com toda aquela inconfundível e mágica musicalidade cigano-latino-árabe local e aprendendo a tocar violão flamenco ( ABAIXO ) -
 
foi algo DJOU....DJOUTRO MUNDO como ter gravado uma música lá em terras d´Espanha acabou sendo algo mais ou menos como um jovem , talentoso e promissor jogador de futebol exibir toda a sua arte , malícia e ginga no sagrado templo do Maracanã ( Se bem que ultimamente assistir um jogo de futebol decente ou um craque jogando no Brasil está tão difícil quanto achar alguém honesto no Congresso Nacional brasileiro - ABAIXO ......) .
 
 Nada mal para um jovem e desconhecido estrangeiro ( ABAIXO )  : o single " SUEÑOS DE VERANO " - que faz parte do projeto " Uniendo Realidades " , da ONG Pangea-Souts - vendeu perto de 15.000 cópias e gerou certa repercussão naquele país . Tudo muito bom , mas já era hora de zarpar com destino de volta ao Brasil : ele acabou ingressando na Faculdade de Comunicação Social , em São Paulo . Porém , a velha NAU continuou seguindo o seu rumo : ele continuou a compor com paixão , frequência e intensidade e em 2010 , junto com mais 3 amigos resolveu " brincar " ......
 
A tal "brincadeira " atendia pelo nome de PETRICOR , uma banda de indie-rock que 3 anos , vários festivais musicais e uma gravação demo depois acabou desparecendo sem praticamente deixar vestígios......Agora estamos em 2014 e uma fada madrinha , ou melhor , um FADO PADRINHO chamado JOÃO GASPAR , não o DA ROSA - vice-prefeito de Joinville entre 1983 e 1986 , deputado estadual, vereador e eterno e folclórico presidente do glorioso Fluminense do Itaum - mas uma verdadeira "fera " ( o cara é multi instrumentista e um produtor musical recheado de ideias ) , acabou apareceu na vida de nosso misto de herói e bravo navegante ( ABAIXO , CANTANDO ) : João não só o incentivou a retomar sua carreira como também a gravar um disco .
 
 E o desejo de mestre Gaspar foi atendido : mais de um ano , vários e talentosíssimos músicos de estúdio , 11 músicas e inúmeras gravações divididas entre as cidades paulistas de Lagoinhas e Campinas depois , acabou vindo ao mundo o disco "CÉU " ( ABAIXO )  , lançado oficialmente em 9 de dezembro de 2015 . O disco, que tem entre seus destaques a ótima música-título ( uma feliz referência ao tão característico clima chuvoso de Joinville ) e a interessantíssima música instrumental " SEM OUVIR " , é uma verdadeira e saborosa salada musical : canto à capela , jazz , MPB , reggae , intimismo , romantismo , reflexão , conflito entre gerações , etc....etc....
 
e tudo isso temperado e apimentado com os inconfundíveis talento e voz do joinvilense MILTON NETO ( ABAIXO )  , sem sombra de dúvida , um dos maiores nomes da música autoral aqui em terras de Dona Francisca.......Agora , eu lhe convido a embarcar nessa NAU que navegará pelas águas tranquilas , calmas e serenas da pequena , aconchegante , bucólica e praiana BARRA DO SUL : trata-se do clipe da ótima canção " NAU " . Você NÃO IRÁ PERDER ESSA , ou vai ? ( para baixar algum das músicas do disco de Milton , entre no seu site oficial : www.miltonneto.mus,br ) . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=RknynpoZhwA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário