quarta-feira, 26 de julho de 2017

O Cara

Este escriba não é nenhum POPEYE mas há cerca de duas semanas atrás estava eu navegando no Facebook , quando de repente algo , ou melhor , UMA FOTO chamou a minha atenção .......Era um retrato em tamanho família do glorioso PRÍNCIPE DE JOINVILLE com comentário acima desse retrato , feito pela internauta e professora joinvilense PATRÍCIA GEÓRGIA HEYSE ( ABAIXO ) e eis o que a "tia fessora " escreveu : ELE ERA UM GATO !......Bom , como eu afirmei até por diversas aqui neste muy humilde blog e repetirei de novo , para este escriba TODO SER VIVENTE , BÍPEDE E RACIONAL DO SEXO MASCULINO É FEIO !
 
Gostos e julgamentos de beleza à parte , é óbvio que o príncipe não foi apenas UM GATO - quem diz isso , repito , é a gloriosa professora Patrícia - e , como você está mais careca do que o Espiridião Amim de saber , aquele príncipe francês que se casou com uma das irmãs de Dom Pedro II ( 1825-1891 ) em uma história digna de contos de fadas e que anos mais tarde , passando o maior perrengue - estava exilado e sem dinheiro - , teve de vender parte do vastíssimo dote de casamento que recebera , surgindo nestas terras a nossa amada JOINVILLE ......( JÁ QUE ACABEI DE PRONUNCIAR ESTE NOME MÁGICO - JOINVILLE , AQUI ESTÃO DUAS FOTOS ANTIGAS : A PRIMEIRA É DE UMA MORADORA DA ESTRADA RURAL DO RIO BONITO , EM PIRABEIRABA , E A OUTRA É JUSTAMENTE DO AUTOR DA FOTO , O PELÉ DA FOTOGRAFIA JOINVILENSE FRITZ HOFMANN )
 
 
Xiiii, a vontade que você tem de ler um LIVRO A RESPEITO DA HISTÓRIA DO BRASIL  é a mesma que o nosso amado e idolatrado LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA tem pela leitura ? Se esse infelizmente é o seu caso , e mesmo que você adore História , eu peço que você dê uma na parte desse livro referente a uma tal de LEI DO VENTRE LIVRE . Ela não era nenhum Joaquim Manuel da padaria ( ABAIXO )  mas bem que poderia ser UMA PIADA DE PORTUGUÊS : datada de 28 de setembro de 1871 ela libertava todos os filhos de escravos que nascessem a partir dessa data .
 
Até aí , tudo bem , exceto por um "pequeno detalhe ": eles na verdade só ganhariam a liberdade ao completar 21 anos de idade ( naquele tempo só era considerado oficialmente "de maior " quem completasse 21 anos ) e ainda assim isso seria algo opcional , escolhendo entre continuar a trabalhar para seu senhor e a tão sonhada , vital e preciosa liberdade . Em resumo : na prática eles ( ABAIXO , ESCRAVA COM FILHO ) continuariam a ser escravos !
 
Algo que nenhum livro de História conta : defensor do fim da escravidão , foi justamente o príncipe de Joinville ( ABAIXO ) quem acabou sendo uma espécie de idealizador dessa lei , através de uma carta datada de 1864 e endereçada a Dom Pedro II , com quem tinha grandessíssima amizade , apesar de não viver no Brasil .......
 
Ele não era MICHEL TEMER , mas também adorava um sanguezinho : estou me referindo ao tirânico, sanguinário  e ultra nacionalista ditador argentino JUAN MANUEL ROSAS ( 1793-1877 ) , que governava aquele país com mãos de aço desde 1829 e naquele ano de 1851 era a grande "pedra no sapato " nos interesses do Brasil na chamada região do rio do Prata ( Argentina , Uruguai e Paraguai ) . E o que fez Dom Pedro II ? Mandou ver : um expressivo contingente de oficiais e soldados do Exército brasileiro e um bom número de navios não eram macumba mas acabaram sendo despachados rumo à Argentina para tirar um dos  procuradores do TINHOSO na Terra do poder , o que acabou acontecendo  em 1852 ( Juan Manuel Rosas - ABAIXO - viveu os seus últimos 25 anos exilado na Inglaterra  ) .
 
Pois bem , não era de interesse da Inglaterra , a superpotência hegemônica do planeta naquela época , tirar Rosas - que como acabei de comentar , não era nenhuma ROSA ( " Eita  trocadilho podre , 'seu ' escriba  ! " ) - do poder . E tinha mais : os ingleses estavam determinados a INTERVIR MILITARMENTE para que isso não acontecesse e foi aí que entrou , providencialmente , o glorioso príncipe nessa história ......Muitíssimo amigo do então rei da Bélgica - LEOPOLDO I ( 1790-1865 - ABAIXO ) - , em 27 de outubro de 1851 , ou seja , 7 meses e 18 dias após a fundação oficial de Joinville , o príncipe acabou tendo uma conversa com o monarca belga ,
 
 que , por sinal , era tio de ninguém menos que a rainha inglesa VITÓRIA ( 1819-1901 ) , que , por sua vez , tinha muitíssima estima por seu tio belga . Sabe-se lá que palavras o "hômi" acabou usando para convencer o rei da Bélgica ( o príncipe de Joinville era uma espécie de diplomata não oficial do Brasil entre as realezas europeias ) , o fato é que os reis Leopoldo e Vitória , com ele conseguindo convencer ela ( ABAIXO )  a tirar de sua real e coroada cabeça a ideia de intervir na guerra entre Brasil e Argentina .
 
Anos mais tarde era embaixador da Inglaterra no Brasil ( ABAIXO , A RUA DO OUVIDOR EM 1890 : DURANTE MUITO TEMPO ESSA RUA FOI O CORAÇÃO DA ENTÃO CAPITAL DO BRASIL , O RIO DE JANEIRO ) um certo WILLIAM DOUGAL CHRISTIE , um sujeito rude , arrogante , impulsivo , temperamental , vingativo e que , portanto , não tinha as mínimas condições para ocupar o cargo que exercia . Pois bem , em 1861 naufragou na altura do litoral gaúcho um navio inglês chamado " PRINCE OF WALES " e a sua carga acabou SENDO SAQUEADA , não por políticos ou caixeiros joinvilenses , mas sim por populares ( Eita , povo brasileiro ! ) .
 
O bad boy vindo da terra da rainha , que já não era flor que se cheirasse , não era vendedor de acarajé mas acabou "RODANDO A BAIANA " : a partir dali usou esse fato como pretexto para cometer uma série de abusos , incluindo uma série de arruaças na cidade do Rio de Janeiro feitas por marinheiros que a estavam a seu mando .......A coisa acabou ficando  tão feia que esse caso acabou virando uma disputa diplomática entre Brasil e Inglaterra e indo para julgamento de um árbitro internacional ! Adivinhe quem julgou esse caso ? ..........( Música de suspense , por favor ! ) ..........TCHAN TCHAN TCHAN ......O REI LEOPOLDO I ( ABAIXO ) , que obviamente acabou dando ganho de causa ao Brasil .
 
           Agora adivinhe quem fez o rei Leopoldo ser o árbitro dessa disputa entre Brasil e Inglaterra ? Sim , o glorioso PRÍNCIPE DE JOINVILLE ! Resultado : o governo inglês não só teve de pedir desculpas oficiais ao governo brasileiro como ainda foi obrigado a pagar uma apreciável quantia de indenização . Agora , o RESUMO DA ÓPERA : graças ao príncipe ( ABAIXO )  , o Brasil não só se livrou de levar um PAU FEDERAL da Inglaterra , ou seja , do  melhor , maior e mais temido Exército do mundo naquele tempo naquela guerra contra a Argentina como também conseguiu a proeza de humilhar -  diplomática , moralmente e sem disparar um mísero tiro - a grande , temida e toda-poderosa potência mundial da época .......
 
QUER GANHAR DINHEIRO ? ( "Que perguntinha , hein , 'seu ' escriba ! Não , eu não gosto de dinheiro ......) . Então monte uma AGÊNCIA DE CASAMENTOS e , caso você esteja a fim de se aventurar nesse rendoso negócio , procure aprender com um dos grandes mestres , por sinal , um dos grandes percussores desse negócio ......Quem ? Quem ? .....Sim , novamente ele : O PRÍNCIPE . Foi também graças ao príncipe de Joinville que as filhas de seu velho "brother " Dom Pedro II - LEOPOLDINA ( 1847-1871 - ABAIXO  ) e ISABEL ( 1846-1921 ) acabaram se casando ( ambos os casamentos acabaram ocorrendo em 1864 ) : os seus futuros esposos , que eram sobrinhos do príncipe ,  foram escolhidos por ele .
 
Só que nem o próprio príncipe tinha sequer noção do fato inesperado que estava prestes a acontecer : os CASAIS FORAM TROCADOS ! Bom , se você , com essa cabeça safadjinha , pensou que aconteceu entre eles a popular SURUBA , errou feio e acabou prevalecendo o bom e velho amor ao invés dos interesses diplomáticos : o príncipe alemão e também oficial da Marinha do então Império Austro-Húngaro - LOUIS AUGUST SAXE COBURG GOTHA ( 1845-1907 - ABAIXO  ) - , que a princípio seria o esposo da futura libertadora dos escravos , no fim acabou casando coma sua irmã - Leopoldina -
 
e a então adolescente e apaixonado Isabel - que foi à loucura ( Huuummm.....) ao ver o retrato daquele jovem loiro e de olhos azuis - acabou tendo como a sua cara e amada metade o nobre e militar francês GASTON D ´ORLEANS ( 1842-1922 ) , o conde D ´Eu e que , por sinal , foi o último comandante do Exército brasileiro na Guerra do Paraguai ( 1864-1870 ) e estave aqui em terras de Dona Francisca por duas ocasiões ( 1884 e 1921 ) , inclusive hospedando-se no que é hoje o Museu Nacional de Imigração e Colonização ..........( ABAIXO , FOTO DA ESTRADA DO SALTO I , TIRADA POR FRITZ HOFMANN NA DÉCADA DE 30 E PLANTA DA CIDADE DE JOINVILLE , PROVAVELMENTE DATADA DO SÉCULO 19 )
 
 
Como você pôde perceber , fatos importantíssimos da história do Brasil , e possivelmente muitos outros que este muy humilde escriba não citou , tiveram a decisiva atuação do PRÍNCIPE DE JOINVILLE e sabe-se lá por que raios até hoje não mereceram nem sequer míseras notas de pé de página nos livros a respeito da HISTÓRIA DE JOINVILLE ( AMBAS AS FOTOS ABAIXO SÃO DE ESTRADAS RURAIS DE JOINVILLE , MAIS PRECISAMENTE EM PIRABEIRABA : A PRIMEIRA FOTO É DE 1925 E RETRATA A ESCOLA DA ESTRADA CANELA E A OUTRA - TAMBÉM DA DÉCADA DE 20 - RETRATA A ESCOLA DA ESTRADA DO OESTE , CONSTRUÍDA EM 1883 )  , tanto livros didáticos quanto não didáticos ( Maldito e infeliz do povo que não conhece o seu passado ! )........
 
 
Quem fizer uma pesquisa e também um estudo mais detalhado e aprofundado da vida do príncipe , logo perceberá que uma incrível e inusitada sina o perseguia : a sina do "E SE......" , também conhecida como " SE MEU PAI FOSSE MULHER , EU TERIA DUAS MÃES " ( Não , esse brilhante achado científico-biológico não é de autoria deste escriba : o autor dessa frase é o glorioso jornalista VÍTOR SÉRGIO RODRIGUES - ABAIXO - , da TV ESPORTE INTERATIVO e que está nesta rede emissoras de TV desde 2007 - quando ela foi criada - deslumbrando e impressionando os seus telespectadores com suas precisas observações científico-filosóficas ) .
 
Como você pôde conferir aqui neste muy humilde blog nas últimas semanas , em 1840 o glorioso príncipe ( ABAIXO ) e alguns de seus amigos - por engano , diga-se de passagem - acabaram apanhando mais do que o time do Atlético Goianiense na série A do Campeonato Brasileiro em um isolado e obscuro vilarejo localizado em Cachoeira , uma antiquíssima cidade do interior da Bahia , e por muito , mas muuuuuiiiito pouco o príncipe não foi fuzilado pela enfurecida população local . E não é que mais uma vez o " E SE ....." cruzou de novo o seu caminho ? 
 
Felizmente o príncipe e seus amigos não voltaram a levar uma "camaçada de pau " em algum vilarejo perdido neste mundão de meu Deus : isso teve a ver com O SEU PRÓPRIO CASAMENTO .......Teria a faceira , simpática , magérrima e bela princesa Dona Francisca , embora não fosse uma fugitiva , PULADO A CERCA e presenteado o glorioso com um par de galhos MADE IN BRAZIL ? NA semana que vem trarei a resposta para este grande enigma da humanidade ! Enquanto a reposta do enigma não vem curta belíssimas imagens aéreas da nossa amada e adorada Joinville ( PARA ENCERRAR , DUAS PRECIOSIDADES : UM DOS PRIMEIROS ÔNIBUS A CIRCULAREM EM JOINVILLE E A USINA DE ÁLCOOL E AÇÚCAR , LOCALIZADA EM PIRABEIRABA , PERTENCENTE AO DUQUE D ´AUMALE- IRMÃO DO PRÍNCIPE - E EM FOTO TIRADA EM 1866 ) no vídeo do dia . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=R8QtsxGNqOw
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário