quarta-feira, 19 de julho de 2017

Na Marca do Pênalti

Bom , eu tenho UMA REVELAÇÃO A FAZER .......Não , não estou me referindo a minha maluques : quem acompanha o ALAMEDA CULTURAL e lê estas mal escritas e porcas linhas logo percebe que sou meio avacalhado das ideias . É a respeito de algo que está profundamente enraizado na cultura do brasileiro e que , na minha opinião , deveria ser um item opcional na carteira de identidade ( ABAIXO ) de qualquer ser vivente ,  bípede e racional que viva aqui nesta gigantesca piada de português apelidada de Brasil : o CLUBE DE FUTEBOL .
 
Ao contrário do que eu havia afirmado há um certo tempo atrás , eu não torço para o JEC e nem para o morto-vivo CAXIAS ( Até tentei torcer para os dois mas , definitivamente , não vai ! ) , embora eu tenha nascido , sido criado e viva em Joinville ; na verdade eu torço para o.........( Música de suspense , por favor ! ) .........( Mistééééério !!!!! ) ........( "Desembucha logo , 'seu ' escriba ! " ) .........o outrora glorioso BANGU ATLÉTICO CLUBE ! ( ABAIXO , O DREAM TEAM DO BANGU , CAMPEÃO CARIOCA EM 1966 )
 
Antes que você , pela milésima vez , questione a minha sanidade mental eu respondo que o Bangu tem 2 títulos cariocas ( Tudo bem que isso aconteceu nos jurássicos anos de 1933 e 1966 - ABAIXO - , mas eles são do Bangu e ninguém tasca ! ) , 10 títulos de torneios internacionais - incluindo o TORNEIO DE NOVA IORQUE , em 1960 ( Segundo vários estudiosos da história do futebol , essa teria sido uma das primeiras competições mundiais de clubes embora a toda-poderosa FIFA - Federação Internacional de Football Association  , entidade que organiza e administra o futebol no mundo - jamais tenha emitido sequer uma mísera nota a respeito disso ) - e inúmeros craques do futebol brasileiro já defenderam as suas cores , como DOMINGOS DA GUIA , ADEMIR DA GUIA , ZÓZIMO , PAULO BORGES , MARINHO e MAURO GALVÃO .
 
 Se torcer para o hoje pequenino e judiado Bangu é sinônimo de estar avacalhado das ideias , então pessoas , como o ator eternamente gente boa NUNO LEAL MAIA ( ABAIXO )  , o saudoso humorista ROGÉRIO CARDOSO ( 1937 - 2003 )  , o político LEONEL BRIZOLA  ( 1922 - 2004 ) , a atriz húngara - naturalizada brasileira - EVA TUDOR , o humorista AGILDO RIBEIRO , o genial escritor JORGE AMADO ( 1912-2001 )  e o cantor NUNO ROLAND ( 1913-1975 ; um dos maiores cantores do Brasil nos 40 e 50 , foi o primeiro cantor a gravar "PEIXE VIVO " , aquela famosa música preferida por Juscelino Kubitschek ) e os cerca de 5.000 banguenses espalhados pelo Brasil deveriam estar no hospício !
 
 Embora eu jamais tenha botado os meus pés no Rio de Janeiro , acompanho o clube do calorento , longínquo e populoso subúrbio carioca de mesmo nome desde 1995 ( Na verdade , entre fins de 1989 e abril deste ano , eu fiz a graaaaaandesíssima besteira de torcer para um dos ditos 4 grandes clubes do futebol  carioca ......caso você que está lendo estas mal e porcamente escritas linhas saiba qual é , POR FAVOR , não conte a ninguém : ESTE HUMILDE E LIMITADO ESCRIBA TEM UMA REPUTAÇÃO A ZELAR ! ) e esta aparentemente estranha escolha tem 4 motivos : o lindo distintivo do Bangu , a sua bonita camisa , a sua riquíssima história ( "Pegando um gancho " nisso , sugiro que você dê uma olhada no site BANGUNET , do jornalista - e meu amigo - CARLOS MOLINARI , ABAIXO  ) e o fato de um de seus mais ilustres torcedores ( Ou seriam masoquistas ? ) - NUNO ROLAND - ter nascido em Joinville .
 
Caso você ache um absurdo o fato de um Zé das Coves de Joinville que jamais esteve no Rio de Janeiro torcer para um clube de lá , eu respondo que não existe qualquer lei que obrigue a população de Joinville a torcer para o JEC ou para outro clube local ( Futebol não tem pátria ! ) - o que , vamos e viemos , seria algo horrível e sem sentido ( Este escriba é fãzaçoaçoaço da banda inglesa DEEP PURPLE , já outros preferem os Beatles ; eu não gosto de samba , já outros adoram , e assim por diante ) - e que o futebol é mais ou menos como a música : assim como muitas vezes você acaba adorando uma determinada canção sem saber exatamente o motivo , o mesmo também acontece em relação a um clube de futebol ( ABAIXO , O LINDO DISTINTIVO DO BANGU ) .
 
 Segundo jornalistas aqui de terras de Dona Francisca - e , INFELIZMENTE , eles não são poucos ! - NÃO TORCER PARA O JEC É ESTAR CONTRA JOINVILLE ( ABAIXO )  . Bom , VERGONHOSO é não conhecer a sua cidade e a sua história , é se alienar da sua realidade e não mover uma palha para mudar essa realidade e construir uma cidade melhor , é menosprezá-la , abandoná-la e é claro , ter "jornalistas " desse nível , se é que eles merecem ser chamados de jornalistas .......
 
Pois bem , como você talvez deva saber , naquela longínqua noite de 31 de julho de 1985 Bangu ( ABAIXO ) e Coritiba - o popular "Coxa " , clube da numerosa colônia germânica da capital paranaense - , para surpresa e espanto geral , acabaram decidindo o título brasileiro em uma final disputada no estádio do Maracanã , o velho e hoje lamentavelmente desfigurado "Maraca" ( Sim , nem sempre o Campeonato Brasileiro teve a atual , chatíssima , modorrenta e "pé no saco " forma dos pontos corridos : de 1971 , quando ele foi criado , até 2002 teve final ) . Após mais de 120 minutos de bola rolando ( no tempo normal houve empate em 1 a 1 e na prorrogação , outro empate , em 0 a 0 ) ,
 
a decisão acabou indo para os pênaltis e dos 12 jogadores que cobram pênaltis , apenas um errou : ADO ( Na verdade o seu nome é Miraldo Câmara de Souza e ele - ABAIXO - é um paraibano arretado da capital , João Pessoa ) , justamente um dos melhores jogadores daquele time do Bangu ......Caso eu não esteja enganado , o terceiro jogador do Coritiba a cobrar um pênalti naquela decisão - não lembro o nome do "maledetto " - cobrou pessimamente o seu pênalti e por alguns centímetros o goleiro banguense - LEIR GILMAR ( Ele não é um pinguim mas tem o PÉ GELADO : era o goleiro do Palmeiras na final do Campeonato Brasileiro de 1978 , em que seu time perdeu o título para o Guarani de Campinas ) - não o defendeu ......
 
Inevitavelmente acabam surgindo várias perguntas : E se Ado tivesse acertado o seu pênalti ou o tal jogador "coxa " tivesse errado ? E se o Bangu não tivesse perdido tantos gols ? E se o goleiro adversário - RAFAEL Cammarota - não estivesse com o TINHOSO no corpo e naquele fatídico 31 de julho de 1985 não pegasse rigorosamente tudo , até pensamento ? A conquista desse título teria aberto caminho para outras conquistas ? O Bangu teria se transformado em um clube grande ? Como o "E SE ...." não existe , a taça ( ABAIXO ) acabou ficando com o limitadíssimo e esforçado time do Coritiba
 
e o Bangu acabou tendo que se contentar com o vice-campeonato , vivendo desde 1988 , quando foi rebaixado para a série B do Campeonato Brasileiro , um longo e aparentemente interminável processo de decadência . Processo esse que foi interrompido por algumas poucas boas campanhas no Campeonato Carioca , pelas esporádicas conquistas de vários torneios amistosos e inexpressivos e pela conquista do Campeonato Carioca da Segunda Divisão de 2008 ( ABAIXO - O Bangu já havia conquistado essa competição nos pré-históricos anos de 1911 e 1914 e também pudera : em 2008 e entre seus adversários , estavam clubes super poderosos , como Ceres , Olaria , Angra dos Reis , Aperibense e JEC , ops ! , Tigres do Brasil.....) .
 
        Se o destino do meu amado e judiado Bangu Atlético Clube acabou sendo decidido na marca do pênalti , algo muitíssimo parecido acabou acontecendo no pré-histórico ano de 1840 com outra das grandes paixões deste escriba e que certamente também é de você , que está tendo a coragem de ler este texto : JOINVILLE , a nossa ETERNA MENINA LOIRA.......( EIS DUAS FOTOS DAS ANTIGAS :A PRIMEIRA É DA CONSTRUÇÃO DO MOINHO , INAUGURADO EM 1913 E HOJE , LAMENTAVELMENTE ABANDONADO E A OUTRA É DA FAMÍLIA WOHL , EM SUA SERRARERIA NO QUILÔMETRO 12 DA ESTRADA BLUMENAU , ÁREA RURAL DO ATUAL BAIRRO VILA NOVA )
 
 
Como eu já havia comentado na semana passada , mais precisamente no texto " SOCOOOOORO !!!! " ( 12 de julho ) , o que teria tudo para ser um misto de um inofensivo misto de passeio com caça e aventura pela mata virgem de um remoto vilarejo perdido nos cafundós da Bahia de repente se transformou em um drama : o glorioso PRÍNCIPE DE JOINVILLE ( ABAIXO ) e alguns oficiais integrantes da expedição comandada por ele e que tinha como destino a sombra e praticamente isolada ilha de Santa Helena , acabaram sendo cercados e SURRADOS pela enfurecida população local .
 
Em um pequeno montículo de terra , para onde o príncipe fora arrastado , não só a sua própria vida mas a própria existência da cidade que surgiria uma década mais tarde e que tomaria emprestado o seu nome estiveram por um fio : SEIS HOMENS NEGROS , MUNIDOS DE ESPINGARDAS , ESTAVAM PRESTES A FUZILA-LO ! Naquele momento o príncipe deve ter pensado - se é que chegou a pensar em alguma coisa - o seguinte : "Ó , QUEM PODERÁ ME SALVAR ? " . Bom , ele não era o CHAPOLIN COLORADO , mas o príncipe e a cidade de Joinville ( EITA MANIA DE FOTO VELHA : A PRIMEIRA FOTO É DA TRADICIONALÍSSIMA SOCIEDADE HARMONIA LYRA NA DÉCADA DE 30 E A OUTRA É PROVAVELMENTE A ÚLTIMA FOTO DA ANTIGA PREFEITURA DE JOINVILLE , TIRADA POUCO ANTES DE SUA DEMOLIÇÃO , EM 1974 )  DEVEM AGRADECER MUUUUUIIIIITO - SE NÃO TUDO -  À ELE : um dos oficiais que acompanhavam o príncipe - um tenente conhecido apenas como TOUCHARD - conseguiu escapar do grupo que o segurava e acabou se atirando á frente e cobrindo o estropiado corpo do príncipe .
 
 
 
Certamente impressionado com essa cena de lealdade canina ( Ou seria de amor ? Música romântica , por favor ! ) , o chefe daquele povo todo - um sujeito de chapéu alto , faixa a tiracolo , munido de espadagão e popularmente conhecido como "CHAPELUDO " - acabou impondo ordem àquela massa que não era o ator americano MICHAEL DOUGLAS mas que estava em UM DIA DE FÚRIA e dando a palavra aos gringos . Sabe-se lá como - provavelmente usando a universal linguagem do "MIMIQUÊS " ( ABAIXO ) - , os franceses acabaram explicando quem eram e o que estavam fazendo ali : felizmente os ânimos foram acalmados e tudo acabou terminando bem .
 
Só que aí surge a pergunta inevitável : por que esse povo todo resolveu dar um PAU - no bom sentido , é claro ! ( Eita cabecinha maliciosa ! ) - FEDERAL naquele pobre , desprotegido e surpreso grupo de seres viventes , bípedes , racionais vindo da França ? Aí entra a MALDITA POLÍTICA , que já em 1840 fazia estrondosos estragos aqui em terras tupiniquins : no dia anterior , para azar dos gringos , havia ocorrido uma disputadíssima e tumultuada eleição naquela localidade ( ABAIXO , UM DOS MUITOS PRÉDIOS HISTÓRICOS DE CACHOEIRA ) e o grupo perdedor não era o CHARLES BRONSON mas ameaçou VIGANÇA ......
 
Automaticamente , como aquele grupo de franceses estava munido de espingardas e foram ouvidos tiros ao longe , logicamente só poderiam ser eles os capangas do tal grupo perdedor . Resultado : todo mundo fugiu do vilarejo ( ABAIXO , UMA DAS TÍPICAS E ESTREITAS RUAS DE CACHOEIRA ) e se escondeu no mato ......Só que esse povo todo também ficou de tocaia : como os gringos estavam em número reduzido , nenhum outro grupo o acompanhava e eles estavam se retirando daquele local , todo mundo acabou voltando pra casa , armando-se com tudo o que encontrou à mão , seguindo os gringos e fazendo que nem o glorioso DOM PEDRO I diante de qual ser vivente , bípede , racional do sexo feminino , ou seja , PARTINDO PRA CIMA ! .....Huuuummm , ele tem algo a nos dizer ! Portanto , FALA PRÍNCIPE : " Fomos , sem demora , postos em liberdade , com muitas desculpas , que , porém , não atenuaram os efeitos das pancadas recebidas "......
 
É claro que AQUILO não ficou por isso mesmo : esse episódio acabou gerando um certo clima pesado e uma série de notas trocadas entre os corpos diplomáticos do Brasil e da França e ainda um rigoroso inquérito na então vila de Cachoeira , lugar onde essa zorra toda aconteceu . Estranhamente - eu dirá até CRIMINOSAMENTE ( Pobre do povo que não conhece a sua história ! ) - não há qualquer referência a esse episódio , tanto nos livros quanto nas aulas a respeito da história de Joinville ( MAIS DUAS FOTOS ANTIGAS : A PRIMEIRA É DE UM DOS PRIMEIROS AVIÕES DE GRANDE PORTE A POUSAREM EM JOINVILLE - UM CURTISS C-46 , EM FOTO TIRADA EM 2 DE JUNHO DE 1950 - E A OUTRA É DO PRIMEIRO TELEFONE PÚBLICO DA CIDADE , INSTALADO EM 1968 )
 
 
e um dos raríssimos textos referentes a à ele é uma crônica escrita na jurássica década de 40 pelo GUSTAVO DODT BARROSO ( 1888-1959 ) - um cearense arretado e que era um misto de advogado , jornalista , escritor , historiador , ensaísta , folclorista , contista , romancista , intelectual , funcionário público e político - e que chegou a ser publicada pela hoje extinta revista " O CRUZEIRO " ........OMISSÕES CRIMINOSAS E INEXPLICÁVEIS à parte , que tal agora assistir a um vídeo ? No vídeo do dia um  morador de CACHOEIRA ( ABAIXO ) conta um pouco da história de sua antiquíssima cidade , onde a existência de Joinville ESTEVE NA MARCA DO PÊNALTI . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=rUpBjY8MDzA
 

Um comentário:

  1. Nenhum problema em torcer pelo Bangu, paixão é paixão. Eu, por exemplo, na Bahia torço pelo Galícia, no Rio Grande do Norte pelo Alecrim, no Pará pela Tuna Luso... Torcer também é sofrer.

    ResponderExcluir