terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Deuses ou Astronautas ?

Única espécie animal dotada de raciocínio , a humanidade desde seus primórdios sempre necessidade  em descobrir e em explicar tudo . No momento em que pela primeira vez um humano olhou para o céu  nascia ali a mais antiga das ciências e talvez a mais revolucionária e fascinante : a ASTRONOMIA . Supõem-se que cerca de 3.500 anos antes de Cristo já eram feitas observações astronômicas , fato comprovado pela existência de pirâmides em regiões como os atuais México e Guatemala  e de monumentos como STONEHENGE , na Inglaterra . Entre as várias civilizações que faziam observações astronômicas estão os antigos gregos , que foram os primeiros a prever e  estudar os eclipses do Sol e também a fazer cálculos do diâmetro da Terra e de sua distância  à Lua e coube também a um grego , DEMÓCRITO ( 450 - 370 antes de Cristo ) identificar a nossa galáxia , VIA LÁCTEA  ; na mesma época os antigos chineses foram os primeiros a elaborar mapas astronômicos e a observar manchas existentes na superfície do Sol . No século 2 o grego PLATÃO formulou uma teoria que durante muito tempo foi aceita como verdade na Europa : a de que a Terra era o centro de um sistema planetário . Acreditava-se também que em volta da Terra existissem esferas de cristal , com o Sol , a Lua , os demais planetas e as estrelas em posições fixas . Tudo começou a mudar em 1543 : naquele ano foi divulgada uma teoria , de autoria do polonês NICOLAU COPÉRNICO  , chamada de HELIOCENTRISMO e que provava que o Sol , e não a Terra , era o centro de um sistema planetário . Também no século 16 aconteceu outra revolução : o surgimento do TELESCÓPIO . O desenvolvimento do telescópio e o surgimento de outros equipamentos e máquinas astronômicos , especialmente sondas robotizadas e espaçonaves , permitiram não apenas conhecer melhor o Universo  mas também realizar um velho sonho da humanidade : CHEGAR À LUA . Isso foi resultado também da chamada GUERRA FRIA , a disputa em vários setores entre os Estados Unidos e a falecida União Soviética . Os soviéticos saíram na frente , enviando o primeiro satélite ao espaço , SPUTNIK  em 1957 , e também a primeira sonda à Lua , em 1959 . Mas foram os norte-americanos que venceram a parada : além da histórica chegada do homem à Lua , em 20 de julho de 1969 , ocorreram mais 5 missões ( a última foia Apolo 17 , em 1972 ) .
 Supõem-se também que o Universo tenha surgido de uma grande explosão o BIG BANG , há cerca de 13 , 7 bilhões de anos . A teoria foi formulada pelo físico russo GEORGE GAMOW  em 1948  e comprovada pelos físicos norte-americanos ARNO PENZIAS e ROBERT WILSON em 1964  , que encontraram radiações no Universo e que são resquícios do Big Bang . Recentemente surgiu a teoria de que o fenômeno teria sido provocado por uma partícula , chamada de PARTÍCULA DIVINA . Para se ter uma ideia de imensidão do Universo , só a região que é ocupada no Universo pela Via Láctea e as galáxias vizinhas ( são cerca de 30 ) , conhecida como GRUPO LOCAL ,  equivale a 28 quintilhões de quilômetros ! ( o número 28 seguido de 18 zeros ) . Caso o Universo fosse um campo de futebol , essa região equivaleria a míseros 2 centímetros.......Aliás , só dentro da Via Láctea , existem cerca de 200 bilhões de estrelas ! ( até hoje foram identificadas "apenas " 1 bilhão ) . Apesar das constantes descobertas ( na década de 90 , por exemplo , foram descobertos mais de 200 planetas ) , até hoje jamais se descobriu um planeta em que haja vida inteligente  , mas mesmo assim não faltam projetos mirabolantes como o de colonizar o planeta Marte ( um velho projeto da agência espacial norte-americana , a NASA ,  de 1969 , previa  achegada do Homem àquele planeta até 1980 ) e transformar a Lua em um ponto de apoio para viagens pelo espaço ! ( existe a possibilidade de existir água na Lua , em forma de gelo  nas suas crateras ) . Na crônica de hoje o experiente jornalista ROBERTO SZABUNIA comenta sobre este que é e continuará  a ser um assunto fascinante . CONFIRA :
"Afinal , estamos ou não sozinhos no Universo ? A cada vez que cientistas terráqueos avançam na direção do cosmo , como no caso da sonda Rosetta


 pousando as patinhas no cometa , me animo com a possibilidade de provar algumas de minhas teorias bem íntimas . Cá pra nós , não dá para admitir que sejamos a única raça humanóide em um Universo tão amplo . E amplo voltado às minhas teses particulares  , significa INFINITO . Sim , não creio na finitude do Universo .

 Acredito , sim , no Big Bang . Não como origem de todo o Universo , mas aqui do nosso cantinho , Via Láctea e imediações . Pra mim - e espero que a ciência confirme - o Universo não tem início nem fim ; no tempo nem no espaço . Os big bangs vão se sucedendo aqui e ali ,

 formando novos nichos , novos subuniversos .
 Volto a uma velha questão : se um único big bang formou TODO o Universo ,como era antes ? Havia nada , tudo era escuro , direis . Epa ! Contesto eu . Olhe os termos ' havia ' , ' tudo '  , ' era ' . Nenhum sinônimo para ' nada ' . Se ' havia ' , ' tudo era ' , isso implica existência - mesmo que um breu total .

 Outra discussão surge então : evolução ou criacionismo ? Da treva surge a luz ? Deus ? Sim , é possível  que uma grande mente transcendental esteja acima de tudo . E que , de tempos em tempos , envia sinais e interfere de algum modo , como aconteceu  há uns vinte séculos . Sim , é bom acreditar em interferências divinas . No mínimo nos torna seres melhores e tementes .

 Erick Von Daniken ( FOTO ABAIXO )

 já escreveu , lá nos anos 60 , a obra que ainda considero basilar para entender a dicotomia deuses- astronautas . Li ' Eram Os Deuses Astronautas ? ' ( FOTO ABAIXO )

várias vezes , assisti o filme outras tantas , vi inúmeros documentários sobre a obra e jamais deixo de me intrigar . Aliás , soube que um escritor suíço tem uma série de conferências marcadas para maio do ano que vem no Brasil . Taí um programa convidativo . 
 Sou crente ? Cético ? Nem um nem outro , antes pelo contrário , sou ambos . Sempre , desde criança , olhei avidamente para o céu ,em busca de sinais . Sonho frequentemente com frotas interestelares 

sobrevoando minha cidade , desejo muito ser testemunha de um contato imediato de qualquer grau .

 E nunca vi nada ...... Nem um rastro diferente , uma navezinha , um sonzinho sequer , um brilho que não seja dos incontáveis satélites orbitando o planeta . Por isso , confio no poder de observação de nossos cientistas . Desde que a primeira antena parabólica detectou sons ou investigou luzes , aguardo provas sólidas de tudo que teorizo cá pra mim . Enquanto elas não vem  , me reservo ao papel de gato empoleirado no telhado , só observando ........As luzes estão lá eu as sinto . E espero até que as parabólicas as transformem em informações , na tela do meu computador . Aí posso descer do telhado e embarcar na próxima astronave rumo a outros universos . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário