" Poluente , caro , barulhento e perigoso " , diz boa parte dos europeus ; " Rápido , cômodo , potente e belo " , dizem povos como brasileiros e norte-americanos . O AUTOMÓVEL , motivo de eterna polêmica e ao mesmo tempo admiração , tema paternidade incerta.........uns afirmam que seu criador foi o engenheiro militar francês NICOLAS COUGNOT (1725-1804 ) . Com a intenção de criar um meio de locomover as pesadas peças de artilharia e não o de criar um meio de locomoção , em 1769 ele criou um estranho veículo , um triciclo , cheio de falhas : uma delas era de para a cada 25 minutos para reabastecer o seu motor de carvão ! A primeira demonstração pública da estranha engenhoca ocorreu no ano seguinte e durou pouco : ela colidiu com uma árvore . Além de ter protagonizado o primeiro acidente automobilístico da história o francês também foi o primeiro a ser preso por uma infração no trânsito......E como desgraça pouca é bobagem , Cougnot foi exilado durante o período da Revolução Francesa ( 1789-1799 )e morreu pobre e esquecido .Coube também a outro francês , JEAN LENOIR ( 1822-1890 ) criar outro veículo motorizado . Criado em 1862 , esse veículo era movido por um motor com certas semelhanças com os motores dos carros atuais , tendo vela de ignição , ar carburado e pistão . A grande maioria , porém afirma que o automóvel é fruto da criação de dois alemães : CARL FRIEDRICH BENZ ( 1844-1929 ) e GOTTLIEB WILLHELM DAIMLER ( 1834-1910 ) . Em 1885 Carl Benz criou um triciclo movido por um motor com um tanque de água ao lado e com um inconveniente : a cada 5 quilômetros percorridos o tanque deveria ser reabastecido . Após 4 voltas bem sucedidas em torno de sua fábrica , Carl Benz fez a primeira demonstração pública de seu invento e também uma das primeiras "barbeiragens " : empolgado com seu invento , acabou batendo com um muro . No seguinte Gottlieb Daimler criou um veículo utilizando o motor desenvolvido por seu antigo patrão , o engenheiro AUGUST OTTO ( 1832-1901 ) , e sem acidentes ! Da fusão entre as empresas dos dois ,surgiria em 1926 a gigantesca MERCEDES BENZ . Detalhe : Carl Benz e Gottlieb Daimler jamais se conheceram !
A dupla de franceses LEVESSOR KREBS e RENÉ PRANCHARD ( 1841-1908 ) criou em 1894 o primeiro veículo movido à gasolina , sendo considerados por alguns os verdadeiros inventores do automóvel , Também um francês , ANDRÉ MICHELAN , criou em 1891 o primeiro pneu para automóveis . A história não registrou o primeiro pneu furado mas na crônica de hoje HILTON GORRESEN se põe no lugar de um angustiado motorista por essa desagradável experiência . CONFIRA :
"No meio do caminho tinha uma pedra . Não era pedra do poeta , pedra literária , metafórica , significando alguma dificuldade que atravancou seu destino . Era uma pedra mesmo , elemento mineral , com arestas pontiagudas .
Minha retina cansada não pôde captá-la , mesmo porque o para-brisa do carro estava embaçado . Não deu outra : o veículo passou por cima e o pneu dianteiro foi ' pro pau ' .
Aí houve outra constatação . O macaco não estava em seu galho , quer dizer , em seu lugar . Isso nada tema ver com o famoso ditado , um pouco preconceituoso , dando a entender que cada indivíduo deve conhecer seu lugar . Estou me referindo à ferramenta com manivela que serve para levantar o veículo . Onde estaria ?
Lembrei-me então do Pedro Maranguape , um forçudo que fazia demonstrações nas praças . Daqueles que arrebentava arame nos bíceps , puxava uma kombi com os dentes . Ele conseguiria fácil fácil , levantar o carro somente com um braço .
E se duvidassem trocava o pneu coma mão livre . Mas eu , que nem frequento academia , tinha que permanecer no meu lugarzinho .
Que fazer ? O jeito era deixar o carro na estrada e procurar ajuda . Quando fui lançar mão do triângulo , verifiquei que este estava irregular . Não , amigo , não se tratava de um triângulo com os lados desiguais ou mesmo de um triângulo com a forma trapezóide . É que se encontrava coma base danificada , não sendo possível mantê-lo de pé . Triângulo do carro é uma coisa que você só verifica quando precisa dele .
O mesmo acontece coma estepe . Estepe , amigo , não é aquele espaço amplo , de vegetação rasteira , habitat comum dos cossacos na Rússia . É o pneu mais careca e estuporado , que se guarda como sobressalente . Ignoro sua origem etimológica .
Ao final ,como o sol estava muito quente , fiquei sentado à beira do caminho .
Não evidentemente no sentido figurado da expressão , à margem da vida , como na música do Roberto ( NOTA DO BLOG : a música , na verdade , foi cantada por ERASMO CARLOS , em 1969 - ABAIXO , FOTO DA CAPA DO DISCO ) ,
ou vendo a banda passar , como na música do Chico . Apenas uma boa alma que me desse uma colher de chá . Quando eu falo em colher de chá , não significa que eu seja adepto do potencial curativo de nosso herbanário ,
ou que esteja sofrendo de constipação estomacal , mas sim que aguardo alguém disposto a me ajudar na troca do indigitado pneu .
Três horas depois , já anoitecendo , fui obrigado a pedir penico . Não , minha gente , eu não tinha necessidade daquela peça de louça ou de metal esmaltado , que nossos avós usavam para.......
espera aí.......pombas , será que tenho de explicar tudo ? "
Nenhum comentário:
Postar um comentário