quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Fora de Moda

Naquele que é considerado o seu último puramente de rock , BABILÔNIA ( lançado em 1978 ) , RITA LEE  gravou uma música com o título de AGORA É MODA  e que não se refere apenas à maneira de se vestir mas também de falar e de agir . Algo que é um grande exemplo disso é o próprio ROCK ´N ROLL , surgido na década de 50 da fusão de vários gêneros musicais então em voga no interior dos Estados Unidos . Mais do que um novo , jovem , e vibrante gênero musical , o rock acabou criando uma espécie de sociedade à parte : uma maneira de falar completamente distinta e totalmente informal ; uma maneira de dançar e de namorar  ; uma maneira própria de vestir , com camisetas , tênis , roupas de couro , cintos e vestidos de bolinhas ; um corte de cabelo característico ,  com topete e muita brilhantina  e até uma maneira própria de se locomover : AS MOTOS  , então de uso quase que exclusivamente militar . Além de rock , outros gêneros musicais determinaram uma maneira própria de se vestir e de se comportar : a DISCO MUSIC , ou música de discoteca , entre 1975 e 1980 ; a febre do SERTANEJO  que ocorreu no Brasil no princípio da década de 90 e atualmente o chamado SERTANEJO UNIVERSITÁRIO , com letras que , em geral ,  fazem referência a mulheres e festas e cujos shows geralmente são frequentados por pessoas jovens e bem vestidas . E além dos exemplos que acabaram de ser dados existem muitos outros .........Existe um tipo de modismo que sempre existiu , independente do gênero musical : O DE SE VESTIR  , também sendo aquele que torna mais evidente as diferenças de classe social . Na crônica de hoje HILTON GORRESEN  mostra o seu lado professor de história e conta um pouco da história das vestimentas , relembrando um pouco de sua juventude . CONFIRA :

"Ora , direis , escrever , sobre moda.....Esse quer ser costureiro . Eu vos direi , no entanto , que a história da moda é a história dos costumes ,valores  e comportamentos , reflete a situação socioeconômica da época . História da manifestação da variedade humana , da compulsão do indivíduo em se diferenciar do 'rebanho ' . Ninguém desconhece que a moda serve para diferenciar o 'nobre ' da pessoa comum . Os membros da elite  buscam , cada vez mais , consumir roupas e acessórios de valores inacessíveis aos bolsos das classes mais baixas . É o consumo da grande marca , da etiqueta . ( ABAIXO ,  ROUPA DA MARCA PIERRE CARDIN )



 Nos séculos 16 e 18 , somente os nobres ( ABAIXO , NOBRES EUROPEUS NO SÉCULO 18 )



 podiam variar suas vestimentas ( e como variavam ) : mantas , capas , bordados , enchimentos , penachos ; a plebe devia adotar o mesmo padrão grosseiro de roupa . As mulheres ' encilhavam ' o corpo com pesadas vestimentas , ( FOTO ABAIXO )



 apertavam-se  em corpetes que lhes dificultavam os movimentos , além dos exóticos penteados de dois ou três andares , que deixariam Carmem Miranda morrer de inveja . Tudo isso para mostrar que viviam no ' dolce  farmiente ' , somente para serem admiradas .

 A moda passou a se democratizar somente após a Segunda Guerra , coma valorização dos gostos e costumes da juventude e com o início da sociedade de massa . Não era mais ditada pelas ' maisons ' francesas , ma sim pelo cinema e pela TV . ( ABAIXO , O ATOR JAMES DEAN , UM DOS GRANDES ÍCONES DA JUVENTUDE DOS ANOS 50 )



 Houve a vulgarização da calça jeans , conhecida antigamente no Brasil como  ' calça americana ' ou ' calça rancheira ' .



 Qual o jovem que não gostaria de ter uma delas , combinando com as alpargatas , calçados de lona , com solado de corda ? Os shorts , calções , camisas e vestidos  eram ,na maioria das vezes , fabricados em casa , pelas zelosas mamães . Os tênis , antes de se popularizarem , eram usados somente para o esporte ou para as aulas de educação física .



 Criou-se a moda  ' prêt-à - porter ' , com tamanhos padronizados , o que fez com que muita gente dispensasse os serviços dos alfaiates e costureiras . Apareceram os tecidos de fibras sintéticas , como balon , o tergal , a elanca  , as camisas de nylon  , sensação de minha infância . ( FOTO ABAIXO )



 Busque no arquivo suas fotos das décadas de 1960 ou 1970 : eram roupas estreitas , modelo Jovem Guarda , calças boca-de-sino , gravatinha fina .



 Para as mulheres , o modelo saco ou tubinho , saias rodadas e anáguas ,



 penteados ás la Sandra Dee . ( FOTO ABAIXO )



 O conjunto bermudas e camiseta é conquista recente . Imagine alguém andar assim vestido no começo do século 20 . ( FOTO ABAIXO )



 Hoje , quero a liberdade de andar fora de moda . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário