sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Viagem Musical : Cuba Libre

Havana , madrugada de 1 de janeiro de 1959.......existe algo há mais do que fogos estourando no ar e intensas festas pelo início de um novo ano...........Após 3 anos confinados na isolada SERRA MAESTRA  , um grupo de guerrilheiros , liderados pelo advogado FIDEL CASTRO RUIZ e pelo médico argentino ERNESTO "CHE " GUEVARA DE LA SERNA , entram na capital cubana  e , praticamente sem resistência , derrubam o impopular e autoritário ditador FULGÊNCIO BATISTA , desde 1952 no poder . Teria tudo para ser mais uma troca de ditadores , algo infelizmente tão comum na história da América Latina , exceto por um detalhe : em 1961 Cuba rompeu relações com os poderosos vizinhos Estados Unidos e aliou-se à hoje falecida e então poderosa super potência comunista União Soviética , tornando-se oficialmente a única comunista das Américas . Mas voltemos a 1959........muitos dos antigos colaboradores do ditador deposto acabaram sendo vítimas de fuzilamentos sumários e esse possivelmente seria o destino do chefe da família FAJARDO , simplesmente um dos guarda-costas de Fulgêncio Batista . Não restou outra alternativa se não imigrar para os vizinhos Estados Unidos . Alguns depois , após longa enfermidade , ele morreria e as filhas Rebeca e Glória Maria tiveram que começar a trabalhar cedo para poder sobreviver . Glória Maria desde muito pequena sempre gostou de tocar violão e cantar canções aprendidas com sua avó  , mas seu negócio mesmo era tentar entender a complexa e difícil mente humana . Cursando Pedagogia  , lá conheceu um rapaz de nome EMÍLIO ESTEFAN JÚNIOR e que , por uma dessas incríveis coincidências , era líder de uma banda chamada MIAMI LATIN BOYS . Emílio viu Glória cantando em uma igreja e foi paixão à primeira vista , tanto musical quanto sentimental : pouco tempo depois se casaram e na mesma época , 1977 , ela tornou-se vocalista da banda de Emílio , que passou a se chamar MIAMI SOUND MACHINE . Entre 1977 e 1984 gravaram 7 discos , com músicas ora em espanhol ora em inglês . fazendo enorme sucesso entre comunidade de imigrantes latino americanos dos Estados Unidos e até em alguns países da América Latina , chegando até mesmo a fazer turnês pela região . O disco EYES OF INNOCENCE  , de 1984 , acabou sendo o grande divisor de águas : o sucesso do disco - cujo destaque foi a música DOCTOR BEAT ,-foi tão grande , que acabou repercutindo até na Inglaterra e na Austrália ! O ano de 1985 reservava um sucesso ainda maior : o disco PRIMITIVE LOVE trazia como grandes destaques a música BAD BOY e uma música de forte tempero caribenho : CONGA . O disco vendeu 6 milhões de cópias , isso apenas nos Estados Unidos........A imagem da vocalista GLORIA ESTEFAN já era tão forte que em 1986 ela acabou participando de um episódio do seriado de TV norte-americano CLUB MED ; deu tão certo que após essa experiência ela acabaria atuando em mais 7 seriados de TV  e  em 5 filmes ! Até o nome da banda mudou e passou a ser GLORIA ESTEFAN AND MIAMI SOUND MACHINE .



 E a trilha de sucesso continuava ......... em 1987 outro disco de sucesso : LET IT LOOSE , cujo destaque foi outra música de tempero caribenho , RHYTHIM IS GONNA GET YOU  . Em 1989 um disco de ritmo mais lento e romântico , CUT  BOTH  AWAYS  , cujo destaque foi a balada DON ´T WANNA LOSE YOU  . De uma banda cujo sucesso se restringia à numerosa comunidade latina norte-americana e à países da América Latina , ela era agora um fenômeno mundial . Nessa mesma época o Brasil descobriu Glória Estefan e  Glória descobriu o Brasil : foi gravada uma  versão , em português de Don ´t Wanna Lose You  , SE TENHO QUE TE PERDER . Posteriormente a cantora ainda gravaria mais duas versões em português de sucessos de sua antiga banda : PRONTA PRA VOCÊ ( versão de Here We Are ) e AMOR FATAL ( versão de Your Love Is Bad For Me ) . Curiosamente a cantora só faria seus primeiros shows no Brasil em 1998 . Após um grande susto , quando foi vítima de  um grave acidente de carro  e após rápida recuperação , a cantora iniciou sua carreira solo em 1991 com o disco INTO THE LINE . O período entre 1993 e 2000 foi de trabalho intenso : 8 discos foram gravados nesse período . E também de intenso sucesso : a cantora recebeu 2 prêmios GRAMMY e 2 prêmios GRAMMY LATINO , emplacou sucessos como LOS SUEÑOS QUE ME QUEDAM , ALWAYS TOMORROW e  EVERLASTING LOVE  e gravou ótimos discos como MI TIERRA ( 1993 ; o disco gravado em espanhol que mais vendeu em todos os tempos : cerca de 8,5 milhões de cópias )  , DESTINY ( 1996 ) , GLÓRIA ! ( 1998 ) e ALMA CARIBEÑA  (2000) . Merecem destaque também a participaçã da cantora no show VHS 1 DIVAS , juntamente com nomes como a da canadense SHANIA TWAIN e da norte-americana ARETHA  FRANKLIN . Sem dúvida o ponto alto da carreira da cantora foi em 1996 , quando gravou a música-tema da Olimpíada realizada naquele ano , na cidade norte-americana de Atlanta . Além da grandiosidade do evento ,a cantora talvez tenha tido  naquela música o seu melhor desempenho vocal . E como ninguém é perfeito , a cantora também gravou músicas com os "brilhantes " grupo de pagode brasileiro SÓ PRA CONTRARIAR ( a música SANTO , SANTO , de 1999 ) e o grupo adolescente NSYNC ( a música MUSIC OF MY HEART , também de 1999 ) . De um jovem e promissora cantora , líder de uma banda de dançantes músicas pop  e latinas  , agora Glória Estefan era a grande diva da música latina  .



   Se a década de 90 foi intenso sucesso , o mesmo não se pode dizer dos anos 2000 : a partir de 2001 a cantora  gravou apenas 6 discos , sendo que apenas um dele fez sucesso : 90 MILLAS , de 2007 ( o título faz referência à distância entre Cuba e o Estado norte-americano da Flórida ) . Desde então a cantora escreveu dois livros infantis e ainda encontrou tempo para fazer militância política : em 2010 ela liderou um protesto , que reuniu cerca de 200.000 pessoas vestidas de branco  em Miami , em solidariedade ao preso político cubano ORLANDO ZAPATA , o protesto acabou surtindo efeito : ela acabou tendo uma audiência com o presidente norte-americano BARACK OBAMA . Merece destaque também a música SOMOS EL MUNDO , uma versão em espanhol de WE ARE THE WORLD . Contando com a participação de mais de 80 cantores de origem latino americana , o seu lucro foi revertido em benefício das vítimas do terremoto que atingiu o Haiti em fevereiro daquele ano . O clipe

do dia é da dançante CONGA , de 1985 . OUÇA O SOM LATINO E "CALIENTE " DE GLÓRIA ESTEFAN E BANDA !




Nenhum comentário:

Postar um comentário