sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Viagem Musical : Viagem Interior

Iniciamos fazendo uma pergunta : Você se lembra de visto alguma vez GILBERTO GIL triste ? Caso você se lembre então tem uma memória gigantesca ! Até mesmo na época da nada saudosa ditadura militar , quando chegou a ser preso e exilado em Londres , entre 1969 e 1971 , ou quando foi preso por porte de drogas , em 1976 , é possível vê-lo triste e cabisbaixo , tanto em fotos quanto em vídeos . Agora surge outra pergunta : Você se lembra de uma banda chamada EGOTRIP ?  Caso você lembre , então tem uma memória para elefante nenhum botar defeito ! Na década de 80 o Brasil  viveu algo muito parecido com o que a Inglaterra tinha vivido 20 anos antes : A FEBRE DO ROCK ´N ROLL . Em cada garagem surgia uma banda de rock e  quase todas elas acabaram não vingando ou se chegaram a afazer sucesso , tiverem uma trajetória meteórica e foram bandas de uma música só . Realmente só tendo uma memória privilegiada  para se lembrar da banda que acabou de ser citada e de outras como METRÔ , HERÓIS DA RESISTÊNCIA , INIMIGOS DO REI e HANÓI  HANÓI  , embora elas não fizessem um som ruim , muito ao contrário do que se faz hoje.........Mas você já deve ter se perguntado : O que o cantor , compositor e ex-ministro  tem a ver com uma banda que provavelmente você nunca ouviu falar ? Bom , tudo começou em 1985 com um jovem músico  carioca chamado ARTUR MAIA ( FOTO ABAIXO ) . Passando , sem chamar muito a atenção ,  pelas bandas PULSAR , BLACK RIO e CAMA DE GATO , el e mais 4 amigos juntaram para formar a banda EGOTRIP , cujo estranho nome significa VIAGEM AO EU MESMO , ou seja algum tipo de reflexão que fazemos sobre nós mesmos . A formação da banda era a seguinte : ARTUR MAIA ( vocais e baixo ) , NANDO CHAGAS ( vocais e guitarra ) , FRANCISCO FARIAS ( guitarra ) , JOSÉ RUBENS ( saxofone ) e PEDRO ( bateria ) . Curiosamente todos eles também tocavam teclado .



 Mas foi só em julho de 1987 que a banda conseguiu lançar o seu disco e que levava o seu nome . Gravado às pressas , o disco tem apenas 34 minutos de duração e 8 músicas e delas duas fizeram sucesso . A primeira foi KAMIKAZE , totalmente anti comercial  , a música é longa , tendo cerca de 6 minutos de duração  e a sua abertura tem um minuto de duração ! Mas o grande sucesso foi VIAGEM AO FUNDO DO EGO e que foia música -tema do personagem ÉDIPO , interpretado por FELIPE CAMARGO  na novela MANDALA , exibida pela TV Globo entre 12 de outubro de 1987 e 14 de maio de 1988 . Em uma época em que a internet  era completamente diferente do que a conhecemos hoje e se resumia a alguns poucos países e pessoas , ter uma música incluída na trilha sonora de uma novela da Globo equivalia a ganhar um prêmio na loteria : era quase que uma certeza de sucesso  , além da própria exposição na novela havia a exposição em programas de grande audiência e popularidade como CASSINO DO CHACRINHA e GLOBO DE OURO . Com uma pegada bem rock´n roll e um bom vocal de Artur Maia , as letras da música são bem intimistas e reflexivas , outra coisa que falta na maioria das músicas de hoje........



 Em fevereiro de 1990 a banda já era conhecida como a " de um sucesso só " quando a fatalidade bateu à sua porta : morria em um acidente de carro , o baterista PEDRO , simplesmente um dos filhos de Gilberto Gil ............A tragédia não apenas pôs fim à vida do baterista como selou o fim da própria banda . Dos seus antigos integrantes o único a seguir uma carreira expressiva foi Artur Maia . Desde então ele gravou 5 discos solo , sendo o mais recente  O TEMPO E A MÚSICA , de 2010 . Curiosamente ele começou tocando bateria e, por influência  de um tio , aos 17 anos tornou-se baixista . Ele não apenas se limitou a tocar um instrumento tradicionalmente coadjuvante ( outra pergunta : você sabe citar um grande baixista ? )  como acabou inovando e criando uma técnica  bem particular e diferente de tocar baixo , sendo que os seus cérebres solos feitos com baixo fizeram com que se tornasse um músicos brasileiros mais requisitados , tanto em shows como na gravação de discos  e de nomes nomes de peso : GAL COSTA , ROBERTO CARLOS , CAETANO VELOS , ANA CAROLINA , SEU JORGE , JORGE BENJOR , entre tantos outros . Fazendo um som eclético , misturando ritmos como reggae , funk , rock , jazz , entre outros  , Artur Maia participou com destaque de vários festivais de música internacional , entre eles o afamado FESTIVAL DE MONTREUX , na Suíça . Mesmo quase dois meses após o encerramento da novela Mandala , o Egotrip ainda fazia sucesso . É o que nos mostra o vídeo de hoje , uma apresentação da banda em 3 de julho de 1988 no extinto programa GLOBO DE OURO . OUÇA O SOM INTIMISTA E FAÇA UMA VIAGEM INTERIOR COM A MÚSICA DE EGOTRIP !


Nenhum comentário:

Postar um comentário