terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O Diabo Na Garrafa

Antiga , com cerca de 15.00 habitantes  e localizada no litoral de Alagoas , a pequena PASSO DE CAMARAGIBE teria tudo para ser uma dessas cidades pequenas praticamente esquecidas existentes por este Brasil afora , exceto por dois detalhes : o lugar foi um dos cenários da guerra entre brasileiros e invasores holandeses , ocorrida no século 17 , e também foi o local de nascimento daquele que foi um dos maiores , se não o maior , conhecedores da complicada língua portuguesa : AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA ( 1910-1989 ) . A partir de 1961  ele passou a organizar  a maior parte dos vocábulos existentes naquele que mais tarde viria a ser o dicionário que leva seu nome . E o mesmo dicionário traz as definições de dois nomes que causam ojeriza , nojo e repulsa à muitas pessoas , especialmente aos religiosos e que causam arrepios e calafrios em outras : DIABO e DEMÔNIO . As definição para DEMÔNIO são as seguintes : "1 - NAS CRENÇAS DA ANTIGUIDADE , GÊNIO OU ESPÍRITO DO BEM E DO MAL .2 - NAS RELIGIÕES JUDAICA E CRISTÃ , GÊNIO OU REPRESENTANTE  DO MAL , LÚCIFER , DIABO . 3 - O DIABO . 4- PESSOA MÁ , PERVERSA " ; já para DIABO , as definições são as seguintes : " 1- O CHEFE DOS DEMÔNIOS ; DEMÔNIO , SATANÁS , SATÃ ,  LÚCIFER  . 2- COISA INDETERMINADA OU DESCONHECIDA " . Para os cristãos o demônio , ou diabo , é um antigo anjo  que se tornou arrogante e , por isso ,  amaldiçoado  ; já os antigos gregos acreditavam que eles eram intermediários entre os deuses e os homens e até mesmo auxiliavam os deuses , sendo em gral representados por figuras femininas . NÃO SE ASSUSTE ! O diabo que protagoniza a crônica de hoje é manso e até atrapalhado ! Trata-se de uma divertida história do escritor DAVID GONÇALVES , paranaense radicado em Joinville desde 1976 , e um dos grandes nomes da literatura joinvilense . Certeza de boa leitura ! CONFIRA :

"O boia -fria Frederico , recém casado , sentia ciúme de sua esposa . E não sem razão . Era bonita , olhos , grandes , a boca carnuda sensual .

 Quando ria , era uma princesa dos contos de fadas . Qualquer gesto que ela fazia em público  , Frederico sentia o ciúme doer-lhe as vísceras . Mas não era por sua beleza que ele sentia ciúmes . Ela era esperta demais , vivia provocando os homens e , por isso , falava-se muito sobre ela no bairro .



 Ao fazer uma viagem para colher algodão  em outra cidade , Frederico , não tendo outro jeito , fez pacto com o Diabo  ,



 que ficou como guardião . Era um sujeito feio ,magricela , a barba ruiva esfiapada no queixo pontudo , olhos espertos e o corpo ágil . Mas a esposa de Frederico não era tola e logo percebeu que o guardião era o Cujo . Tudo que lhe ordenava , fazia ligeirinho . Só  riso era esquisito , os lábios puxados .

 Ela então , chamou-o e disse-lhe :

- Você é homem poderoso ! Tem feito coisas que parecem milagre . Nunca vi homem  assim ........Você tem grandes poderes  ! Se tivesse te conhecido antes do Frederico ..........

 O Diabo inchou-se , quase estourando de alegria  por dentro .



 Andou , no terreiro da casa , de um lado para outro , feito pavão . Ela arrematou o plano :

- Gosto de homem assim , que não teme nada e tem grande sabedoria .......Mas duvido que faça uma coisa ........

- Ah , minha senhora , sou capaz de tudo .

- Não é capaz de entrar naquela garrafa !

 Apontou-lhe uma garrafa vazia . Desafiado , as narinas incharam-lhe .

- É moleza , a coisa mais fácil do mundo ! Quer ver ?

 Meteu-se  garrafa  adentro . No mesmo instante a mulher arrolhou-a .



 O Diabo preso , rebolando igual lagarto dissecado , enraivecido , cuspindo palavrões , e a  mulher rindo-se às câncaras . Depois do acesso de riso , ela guardou a garrafa na dispensa e foi gozar intensamente a liberdade ambicionada .



 O casamento a sufocava . Ansiava por uma vida sem freios . Então , fez naqueles dias o que achou que devia . Deu para o cabo da polícia , deu para o dono do armazém , aliciou o menino José , um rapazote de olhos azuis e cabelos loiros que servia à igreja  como coroinha , dançou os bailões até de madrugada , sendo beijada e apalpada por diversos homens .



Só sossegou quando o marido voltou .

 Frederico foi recebido com muitos afagos .



 Desconfiado , foi logo peguntando :

- Onde está o empregado ? - o coração desabalado , desconfiança trêmula nas faces .

- Ah , amor , o pobrezinho caiu no mundo , saiu de manhãzinha e sumiu .

- Impossível , fiz um trato com ele .......

- Sei lá o que deu nele ! Sem avisar , desapareceu . Bicho esquisito ,parecia o Diabo . Sinta o cheiro de enxofre que deixou pela casa ..........

 Era uma catinga de passo queimado que des , no chão ,na mesa e  cadeiras ......

- Só há um jeito......

- Qual ?

- Vá à igreja com esta garrafa e enche-a  de água benta para espalhar pela casa .

 Frederico saiu ás pressas . No meio do caminho  porém , ele parou e abriu a garrafa . Pulou fora o Diabo



. Estava vermelho de raiva .

- Mulher á toa dos confins do inferno !

 O Diabo contou-lhe o que se passara . Frederico , então , ao invés de encher a garrafa de água benta na igreja , encheu-a de água do ribeirão .



 Pediu ao Diabo que tomasse suas feições e levasse pessoalmente a garrafa .

- Faça dela o que quiser !

 Frederico dirigiu-se á rodoviária e partiu sem destino no primeiro ônibus . "


Nenhum comentário:

Postar um comentário