segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Som de Joinville : Talento Anônimo

Como milhões de outros nordestinos ela veio tentar a sorte no chamado SUL MARAVILHA e não só conseguir fazer sucesso como também se tornou uma espécie de imperatriz de sua Paraíba natal , sem nunca negar sua origem nordestina e , tão orgulhosa disso , que seu filho mais velho nasceu na paraibana Campina Grande em pleno dia de São João ! Talentosa , versátil e simpática , alguns a chamam , com muito exagero , de a MADONNA DO AGRESTE ! Essa é Elba Maria Nunes Ramalho , ou simplesmente ELBA RAMALHO ( FOTO ABAIXO )  , nascida em 17 de agosto de 1951 na zona rural da pequena cidade de Conceição . Com apenas 11 anos mudou-se coma família para Campina Grande e lá seu pai acabou adquirindo uma casa teatral  e , como a arte corria em suas veias ( seu avô foi músico ) , aos 15 anos ela subia pela primeira vez em um palco , participando de um coral . Ainda adolescente , participou de várias peças teatrais e percorreu o Nordeste com elas . Em 1968 , época em que cursava ao mesmo tempo Economia e Sociologia , formou com suas colegas de faculdade uma banda só de mulheres chamada AS BRASAS e que , curiosamente , logo transformou-se em um grupo de teatro . Em 1974 mudou-se para o Rio de Janeiro e seguiu paralelamente  as carreiras de cantora e atriz , e foi como atriz que acabou se destacando : chamou a atenção   por suas atuações no filme MORTE E VIDA SEVERINA ( 1977 ) , na peça teatral ÓPERA DO MALANDRO e na encenação da música O MEU AMOR , ambos de autoria de CHICO BUARQUE . Ao contrário do que seria natural , preferiu investir na carreira de cantora , e logo acabou sendo contratada pela hoje extinta gravadora CBS , que na época estava investindo em jovens músicos vindos do Nordeste  . O seu primeiro disco , AVE DE PRATA ( 1979 ) , contou com a participação de vários patrimônios da música nordestina  , como o guitarrista ROBERTINHO DO RECIFE , o cantor e sanfoneiro DOMINGUINHOS ( 1942-2013 ) , o sanfoneiro SIVUCA ( 1930-2006 ) e o cantor e percussionista JACKSON DO PANDEIRO ( 1919 - 1982 ) . Logo tornou-se uma das maiores cantoras do Brasil  , tendo até projeção internacional ( a cantora chegou a receber 2 prêmios GRAMMY LATINO ) .
 Quando se fala em Elba Ramalho logo muitos lembram da belíssima música DE VOLTA PRO ACONCHEGO  , de 1985 . Presente no disco FOGO NA MISTURA , a música foi composta por DOMINGUINHOS e NANDO CORDEL , originalmente em ritmo de baião ( ! ) e tornou-se cérebre por ser a música-tema do personagem ROQUE SANTEIRO  , protagonista da novela de mesmo nome e interpretado  pelo já saudoso JOSÉ WILKER ( 1946-2014 ) . O sucesso da música foi tão grande , que ela até chegou a ser homenageada por CAETANO VELLOSO , na música PRA NINGUÉM , de 1997 . Lugar popular e democrático por excelência  , o MERCADO PÚBLICO DE JOINVILLE sempre recebe músicos e cantores anônimos buscando um lugar ao sol e esse é caso de uma de nossas personagens de hoje ...........Além de ter escolhido a bela música anteriormente citada para seu repertório , ela aparece no vídeo do dia  muitíssimo bem acompanhada pelo cantor TOQUINHO GUEDES e pelo maestro JOSÉ DE MELLO ! Infelizmente não conseguimos descobrir detalhes sobre a sua carreira e nem o seu nome e nem a qualidade de imagem e áudio do vídeo ajudam muito , mas 
o vídeo de hoje não é apenas uma homenagem a uma anônima cantora como também uma homenagem a todos os cantores e músicos anônimos de Joinville e quem não têm mídia nem recursos para fazer seus trabalhos chegaram ao grande público . E ousamos afirmar :a sua interpretação foi melhor que a interpretação original de Elba Ramalho ! VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário