terça-feira, 7 de março de 2017

Aventuras De Um Sapo

Já havia comentado a respeito disso em outra ocasião e voltarei a repetir : sou um fãzaço do guitar man inglês ERIC CLAPTON e fico impressionado não só com a maneira cerebral com que ele toca a guitarra mas também com a maneira com que faz algo tão difícil parecer tão fácil e banal quanto , por exemplo , andar de bicicleta ! Na última sexta-feira ( 3 de março ) assisti no Youtube a uma verdadeira relíquia : um vídeo do jurássico ano de 1967 em que o então jovem , cabeludo e bigodudo Eric ( ele nasceu em 30 de março de 1945 ) aparece cantando a música " ANYONE FOR TENNIS ? " com os seus então colegas de banda THE CREAM , o baixista e cantor GINGER BAKER e o baterista JACK BRUCE . Como não entendo praticamente bulhufas de inglês ( My english is terrible ! ) pelas risadas da plateia ao fundo acredito que a letra da música seja bem humorada e , como não encontrei praticamente  nenhuma informação a respeito do vídeo , acredito que ele também feito parte de um espacial para a TV britânica BBC com essa que era uma das grandes de rock daquele momento . Sabe-se lá porquê , o vídeo começa e termina com uma imagem "fofa " e agradabilíssima : DOIS SAPOS ......OK , até entendo a sua cara de nojinho aí do outro lado : o bichinho está muuuiiito longe de ser um exemplo de beleza animal e tem um aspecto , digamos , não muito simpático mas lembre-se que ele é UM INSETICIDA NATURAL ! Por falar nisso , há pouco tempo atrás estava dando uma de minhas costumeiras e noturnas caminhadas em uma região não muito distante de onde está o meu muy humilde "cafofo " e ao passar próximo ao terreno baldo eis o que escuto : uma verdadeira reunião de sapos coaxando ( Seria um congresso para descobrir qual deles seria o famoso príncipe encantado ? ) .....Huuummm , isso é uma deixa para mais uma sessão "VIAJANDO NA MAIONESE " ! Vamos supor que essa hipotética assembleia sapística fosse composto pelos mais variados tipos de sapos , de todas as regiões do mundo ......Obviamente ela teria  um líder e orador : muito provavelmente seria um indivíduo da maior espécie de sapos que existe no planeta , o SAPO MARINHO ou Bufo marinus , encontrado apenas na América do Sul e na província australiana de Queensland e que pesa em média 450 gramas . Se essa reunião imaginária tivesse acontecido na longínqua data de março de 1991 , os sapos não teriam a menor dúvida em apontar o seu líder : tratava-se de um macho chamado de "PRINSEN ' , ou " O PRÍNCIPE " , pesando estratosféricos 2,65 quilos e medindo 38 centímetros ( com as pernas estendidas o seu comprimento total era de 53 ,9 centímetros ) . Em tempo : ele foi encontrado na cidade sueca de Akers Styckbruk e era , pasmem , UM SAPO DE ESTIMAÇÃO ( Cruzeeeesss !!! Que mal gosto ! ) pertencente a um cidadão chamado HAKAN FORSBERG ......
 
     E o "baixo clero", aqueles sapinhos inexpressivos que não teriam opinião alguma e concordariam com tudo ? Ah , com certeza essa ingrata função iria ficar com os sapos da subsespécie Bufo taitanus berianus ( praticamente todos os indivíduos dessa subespécie vivem em Moçambique ) e seus reles e insignificantes 2,4 centímetros de comprimento .....OK , já que estamos próximos ao DIA DA MULHER ( Rã e mulher ? Pô esse cara está doidão mesmo , hein ! )  a ala feminina da assembleia ? Quase todas elas seriam rãs da espécie RÃ GOGANTE DA ÁFRICA ou Conraua goliath : o maior exemplar já capturado dessa foi encontrado no rio Sanaga , na república de Camarões pelo biólogo norte-americano ANADY KOFFMAN , em abril de 1989 . Atenção para os números da "bichinha " : 36,83 centímetros de comprimento ( com as pernas estendidas eram 87,63 centímetros de comprimento ) e um peso de 3,66 quilos ! Em um ambiente tão sisudo como esse também deveria estar presente um "palhaço " , aquele que fizesse os outros sapos "rirem " e esqueceram um pouco a tensão . Bom , essa tarefa caberia ao SAPO FRITZ .....Fritz ? Alguma espécie de sapo endêmica e nativa de Joinville ? Bem , quase isso .....Na verdade trata-se de mais uma das geniais criações saídas da fertilíssima mente do escritor paulistano - radicado em Joinville desde 1984 - JURA ARRUDA , que atualmente é um dos colunistas do jornal " A NOTÍCIA " ( ele também foi o entrevistado do ALAMEDA CULTURAL , em dezembro de 2013 ) . Em 2015 foi lançado o livro infantil " SAPO FRITZ , A CHEGADA DE TREM " e naquela ocasião acabou recebendo o luxuosos auxílio da super mineirinha ELZABETH FONTES , ou tão somente BETH e que , por sinal , foi a entrevistada deste muy humilde blog em maio de 2015 : arte educadora , arte terapeuta , esporadicamente poetisa e escritora , Beth também é bacharel em Música pelo Conservatório Nacional do Rio de Janeiro , compositora e musicista ( ela toca flauta doce e é integrante de um grupo musical de piano e flautas doces formado apenas por mulheres e geralmente toca clássicos do períodos medieval e renascentista ) . Nascida em 23 de abril de 1965 ( Ih , Beth , foi mal : revelei a sua idade ....)  e mineira de Leopoldina - uma outrora rica e progressista cidade da Zona da Mata mineira , não muito distante de Juiz de Fora e próxima á divisa com o Estado do Rio de Janeiro - Beth está radicada - com a exceção de um breve período ( 2011-2012 )  em que viveu em Bogotá , a capital da Colômbia - em Joinville desde 1999 e foi justamente aqui em terras de Dona Francisca que acabou dando a luz às suas duas filhas . Expressando um pouco de seu carinho e da gratidão que tem por Joinville , Beth compôs a canção-tema do personagem de Jura Arruda e que você terá o prazer de CONFERIR AGORA :
 
"O sapo que virou príncipe
 
 
O sapo quem é ?
 
O sapo que veio na barca ( ABAIXO , UMA GRAVURA DA FAMOSA BARCA "COLÓN " )
 
Que não era a Arca De Noé
 
 
O sapo, sapinho esperto
De onde será que ele vem ?
Viajando do outro lado do mundo
Coroa será que ele tem ?
O sapo veio sapeando
 
Buscando um lugar sem igual
Para ver se seria um dia Herdeiro de um trono real
 
 
O Fritz veio viajando
 
De barca e agora de trem ( ABAIXO , A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE JOINVILLE EM CONSTRUÇÃO E EM FOTO DE 1905 )
 
Com sua namorada Futrica ' Vem passear comigo, meu bem ? '
 
O sapo veio passeando
 
Joinville um lugar ideal ( ABAIXO , A ANTIGA PREFEITURA , NO LOCAL DA TUAL AVENIDA JK )
 
Para ser finalmente um dia Do Fritz, a Cidade Real. " ( ABAIXO , O MONUMENTO AO IMIGRANTE EM FOTO NA ÉPOCA DE SUA IANUGURAÇÃO : 1951 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário