quarta-feira, 8 de março de 2017

Hospício ? Tô Fora !

Sabe aquele careca ( ABAIXO ) que era ministro da Justiça , foi escolhido pelo nosso querido e amado presidente MICHEL TEMER para ocupar o lugar do "acidentado " juiz TEORI ZAVASKY no Superior Tribunal de Justiça , foi advogado do PCC e de outras pessoas respeitabilíssimas e ainda teria dado uma verdadeira festa de arromba para os nossos nobres e legítimos representantes do povo para poder ser aprovado como o mais novo integrante do STF ?
 
 Pois é , apesar de felizmente você ainda ter muitos fios de cabelo em vossa cabeça , você está tão CARECA quanto o ALEXANDRE  MORAES ( ABAIXO )  - esse o nome do cara - de saber que uma das ruas que passam ao lado do Cemitério Municipal leva o nome de BORBA GATO , algo que , por sinal , eu mesmo já repeti diversas vezes aqui no blog ....
 
Opa ! Espere aí : quem foi o tal do BORBA GATO ? Huuummm.....esta é a senha para mais um " QUEM É ESSE CARA ? " . Com absoluta certeza você deve ter ouvido falar , lido , aprendido e estudado em seus tempos de escola a respeito dos BANDEIRANTES : explicando de maneira muitíssimo resumida , eram homens que lideravam ou faziam parte de grandes expedições que geralmente partiam da então vila de São Paulo rumo ao interior do Brasil e que tinham como objetivos aprisionar e posteriormente escravizar índios e encontrar minas de ouro e pedras preciosas ( a figura dos bandeirantes está tão ligada ao Estado de São Paulo , que a sede do governo paulista - localizada no elitizado e elegante bairro paulistano do Morumbi - leva justamente o nome de PALÁCIO DOS BANDEIRANTES - ABAIXO ) .
 
O dito cujo que hoje batiza a tal rua foi um desses homens , dedicando-se a esse OFÍCIO - se é que isso pode ser considerado um OFÍCIO - ainda adolescente : MANUEL DE BORBA GATO nasceu por volta de 1628 na então rústica e paupérrima vila de São Paulo ( São Paulo só veio a começar a se tornar a atual megalópole que é hoje na segunda metade do século 19 e muito graças á exportação de café )  , por sua agilidade e experiência acabou recebendo a alcunha de "capitão-general do mato " e ainda de quebra veio a se casar com uma das filhas de outro bandeirante , FERNÃO DIAS PAES LEME ( 1608-1681- ABAIXO , ESTÁTUA DO FAMOSO BANDEIRANTE NA CIDADE MINEIRA DE POUSO ALEGRE  )  .
 
 Famoso , rico , influente e muitíssimo respeitado em São Paulo , em 1674 Fernão simplesmente largou a família , vendeu tudo o que tinha ( fazendas , gado  e um respeitável estoque de ouro e prata ) e partiu rumo a uma terra que os índios chamavam de SABARABUÇU e que era riquíssima em ESMERALDAS . Em 21 de julho de 1674 , acompanhado por outros 40 MALUCOS , ops ! , homens e 200 índios , deu início a uma verdadeira epopeia que não teve final feliz : sete anos e muitos quilômetros , sofrimentos , dívidas , deserções e traições depois ( até um dos filhos de Fernão chegou a conspirar contra ele ) , o já idoso e doente bandeirante ( ABAIXO , OUTRA ESTÁTUA DE FERNÃO DIAS PAES LEME ) veio a falecer às margens do rio das Velhas deixando a "bananosa " , ou seja , a complicada tarefa de liderar o que havia restado da expedição nas mãos justamente de Borba Gato . Só que os problemas estavam apenas começando......
 
Em  1682 um funcionário da coroa portuguesa chamado RODRIGO CASTELO BRANCO e que tinha o título de administrador-geral das minas foi  enviado até aquele fim de mundo justamente para comprovar ou não a  existência de supostas minas encontradas por Fernão e Borba Gato ( ABAIXO ) não quis saber de conversa : MATOU O CARA .....Algo ainda muito pior : esse era o típico crime de LESA-MAGESTADE , ou seja , contra o próprio rei de Portugal e passível até de MORTE !
 
Como comentei ainda há pouco , Borba Gato era ágil , experiente e conhecia o sertão como quem conhece a sua casa : foragido da Justiça , durante 18 anos esteve refugiado no meio do mato chegando a até a viver como um índio e , pasmem , até a ser cacique de uma tribo que vivia no vale do rio Doce  ( região equivalente hoje a parte do Estado de Minas Gerais ) e ainda encontrou várias e generosas minas de ouro em uma região banhada pelos rio Sapucaí e Grande , quase ao centro do atual Estado de Minas Gerais . ( ABAIXO , ESTÁTUA DE BORBA GATO NA CIDADE DE SÃO PAULO E  INAUGURADA EM 1962 )
 
 E depois de 18 anos o que aconteceu ? Revelando-se uma verdadeira mãe , outro representante do rei de Portugal - ARTHUR DE SÁ - simplesmente perdoou Borba Gato ....E que mãe ! Em 1700 ,  Borba Gato foi nomeado para o cargo de guarda-mor do distrito de Rio das Velhas , em 1701 recebeu uma expressiva quantidade de terras entre os rios Paraopeba e da Velhas ( nessa região ele mesmo veio a fundar SABARÁ - ABAIXO -  , uma das cidades históricas de Minas Gerais ) e por diversas vezes , entre 1702 e 1718 - ano em que faleceu - , ocupou o cargo de superintendente das minas , ou seja , aquele mesmo cargo que aquele sujeito assassinado por ele tinha .
 
 E por que todo esse "melzinho na chupeta " ? É que a única exigência feita a Borba Gato foi que ele revelasse os locais das minas que havia descoberto , o que ele fez sem problema algum e , além disso , desde 1694 a coroa portuguesa havia garantido as posses das minas de ouro , prata e pedras preciosas a quem as tivesse descoberto . ( ABAIXO , UMA VISÃO DE OURO PRETO , ANANTIGA CAPITAL DE MINAS GERAIS E UMA DAS CIDADES SURGIDAS EM FUNÇÃO DA EXTRAÇÃO DO OURO )
 
      Diante de tudo o que foi exposto , surge a seguinte pergunta : por que um sujeito que passou quase toda a sua vida enfurnado no meio do mato , caçando índio , que jamais passou pela região onde futuramente surgiria Joinville e que tinha um crime gravíssimo nas costas acabou batizando uma rua ao lado do principal cemitério da cidade ? ( ABAIXO , CAPELA MORTUÁRIA DO CEMITÉRIO CUJA ENTRADA É PELA BORBA GATO ) Sinceramente , não sei !
 
Em um país tão sem memória como o Brasil , certamente raríssimos moradores de Joinville devem saber quem foi Borba Gato e entre eles com certeza estão aquelas ainda mais raras pessoas que conheceram aquele lugar......Para essas pessoas , e possivelmente também para aqueles que não viveram essa época mas tiveram familiares que viveram ali , o nome Borba Gato , ou melhor , o que existiu naquela rua , lembra sofrimento , dor , trauma , horror , enfim , algo que deve ser ignorado , esquecido e perdido nas brumas do tempo e esse local nada agradável atendia pelo nome de HOSPÍCIO OSCAR SCHNEIDER ( ABAIXO ) ......
 
Em tempos de internet , iPhone ,iPad , androide e MP3 antigas expressões como " VIRAR O DISCO " ou " DISCO ARRANHADO " soam como algo pré-histórico , do tempo das caernas ou , em legítimo "JOINVILÊS " , " DO TEMPO DO EPA " . ( EIS ALGUNS "PRÉ-HISTÓRICOS" DISCOS DE VINIL )
 
Um desses típicos casos de "disco arranhado " cuja agulha não sai do lugar ou de "disco que não é virado " é aquela velha imagem , tanto a respeito da cidade de Joinville quanto de seu povo : ORDEIRO , TRABALHADOR , DISCIPLINADO , AVESSO À FESTA E À BAGUNÇAS ( Alguém aí se lembrou daquele verdadeiro batalhão de policiais enviados para intimidar um inofensivo grupo de carnavalescos , em mais uma das lambanças da atual desadministração municipal ? ) , um lugar só que apronta é QUEM VEM DE FORA , entre otras coistas más .....Em um lugar onde quase desde sempre procura-se passar e vender essa imagem não ficava bem ter um hospício ! ( EIS ALGUNS JOINVILENSES DE ANTIGAMENTE , MAIS PRECISAMENTE NO BAR ÉDEN , QUE ESTAVA LOCALIZADO NA PRAÇA LAURO MUELLER , ONDE HOJE ESTÁ A BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL ROLF COLIN )
 
 Como bom político que era , o também empresário ARNALDO MOREIRA DOUAT ( 1903-1962 ) - que exerceu o cargo de prefeito de Joinville entre 1940 e 1944 , tendo sido nomeado pelo então governador NEREU RAMOS ( 1888-1958 ) - haveria de concordar com o que dizia a massa . Durante um pronunciamento oficial feito em 1941 , o então prefeito relatou a situação do hospício da seguinte maneira : ( ABAIXO , UMA FOTO DA DÉCADA DE 40 OU MAIS PRECISAMENTE DA RUA ABDON BATISTA : O PRÉDIO À ESQUERDA DA FOTO É A ANTIGA SEDE DO JORNAL "A NOTÍCIA " )
 
" O que também nos levou a formular a formular o pedido acima , foi a entrada ontem , de um demente , procedente de Cruseiro ( NOTA O ESCRIBA : a tal localidade é hoje o município de JOAÇABA- ABAIXO , UMA FOTO DE UMA RUA DAQUELA CIDADE EM 1942  ) , devidamente encaminhado pelo sr. Delegado de Polícia daquela localidade , e por ordem do dr. Secretário de Segurança , (.....) pois foi grande a dificuldade encontrada para o alojamento de mais esse demente , mormente pelo fato de exigir o seu estado um compartimento separado (....)
 
completa impossibilidade de novos internamentos no hospício 'Oscar Schneider ' ( ABAIXO ) desta cidade que se encontra com todas as suas acomodações inteiramente tomadas , com o máximo aproveitamento possível e de tal forma , que a sua administração já luta com sérias dificuldades para poder proporcionar o alojamento e assistência dos dementes existentes , nas condições e segurança exigidas ....
 
Diante , agora , das instruções expressas contidas em seu fonograma e segundo as quaes não podem ser enviados doentes sema autorização prévia em nenhum caso , sempre que se apresente um doente a exigir imediato internamento , nas condições dos quatro enviados , solicitaremos a autorização prévia como nos é exigida e sinão for prontamente concedida , não nos restará , naturalmente outro recurso , SINÃO O DE ABANDONÁ-LOS À SUA PRÓPRIA SORTE . " ( ABAIXO , OUTRA FOTO DO HOSPÍCIO OSCAR SCHNEIDER )
 
Resumindo , em português curto e grosso : o então prefeito Arnaldo Douat implorou às autoridades para quem ninguém mais fosse enviado e internado no hospício de Joinville e ainda por cima ameaçou deixar doidos varridos à solta ! Felizmente e para alívio daqueles quase 47.000 pacatos joinvilenses de então , essa ameaça não veio a ser cumprida : em 20 de março de 1942 os últimos internos do Oscar Schneider e mais os internos do hospício Azambuja , de Brusque foram transferidos para o então recém criado HOSPITAL COLÔNIA SANTANA , em São José , aquele município que é colado à Florianópolis . ( ABAIXO , OUTRO REGISTRO DA JOINVILLE ANTIGA , MAIS PRECISAMENTE DA TIPOGRAFIA E PAPELARIA PERTENCENTE AO IMIGRANTE HÚNGARO EDUARD SCHWARZ E QUE ESTAVA LOCALIZADA NA RUA TRÊS DE MAIO , NO CENTRO )
 
Além das alegada faltas de estrutura e espaço do hospício da cidade - apesar de já naquela época Joinville ter um considerável poderio econômico e condições , portanto , para construir um estabelecimento psiquiátrico muito maior e mais bem estruturado do que aquele que existia - e daquela tradicional imagem de Joinville e dos joinvilenses ( ABAIXO , UMA VISÃO DO QUINTAL DA RESISDÊNCIA DO GRANDE FOTÓGRAFO  FRITZ HOFMANN , EM FOTO TIRADA NA DÉCADA DE 20 ) que comentei ainda há pouco , o outro motivo da desativação do Oscar Schneider foi estrutural :
 
 como você já chegou a perceber , naquele tempo loucura era UM CASO DE POLÍCIA , literalmente , com a Secretaria Estadual do Interior e da Justiça sendo o órgão responsável pelo encaminhamento dos doentes mentais aos hospícios e também pelo repasse de verbas à esses . Além do já citado Hospital Colônia Santana ( ABAIXO ) ,  em 1940 o governo do Estado criou exclusivo para tratar dessa área , o SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA A PSICOPATAS ( só pelo nome já dá para se perceber ainda continuou a ser tratada como um caso de polícia ) .
 
 Mesmo com a desativação do Oscar Schneider e com essa mudança estrutural , Joinville continuou a ter o seu "hospício " : eram na verdade apenas dois quartos localizados nos fundos do Hospital São José ( ABAIXO , PARTE ANTIGA DESSE HOSPITAL ) e onde eram internados os doentes mentais da cidade , digamos , mais mansos sendo que um dos médicos que ali trabalhavam atendia pelo nome de OSMAR SCHROEDER ......
 
      Um dos pouquíssimos médicos daquela Joinville de cerca de 60.000 habitantes ( ABAIXO , UMA FOTO DA DÉCADA DE 50 TIRADA NA RUA ENGENHEIRO NIEMEYER : O SUJEITO POSUDO DA FOTO É O DENTISTO RODOLPHO NEUMANN AO LADO DE SEU POSSANTE FORD 1951 )  , conhecido por quase todas essas pessoas e respeitabilíssimo , Osmar era adepto de uma escola de psicologia conhecida como KERSHNER ( Trata-se de um já abandonado método de tratamento de doentes mentais , que incluía até mesmo choques elétricos .....Que horrrrror !!!! )
 
 e em 1956 chegou a apresentar uma proposta : o hospício Oscar Schneider seria reativado , aquele velho e já abandonado prédio ( ABAIXO ) onde ele funcionara seria reformado com verbas do governo federal e a sua manutenção ficaria a cargo do governo do município .
 
Não estando disposto a pagar pela "brincadeira " e , certamente , também para não desagradar seus eleitores , o carismático e então prefeito JOÃO COLIN ( 1911-1957 ) acabou recusando o projeto , para a alegria e alívio da "laboriosa , ordeira e disciplinada " população joinvilense !( ABAIXO , OUTRA RELÍQUIA HISTÓRIA , DESTA VEZ DA RUA VISCONDE DE TAUNAY , VISTA A PARTIR DA RUA PEDRO LOBO )
 
 Mas Osmar Schroeder era persistente : em 1962 criou a clínica NOSSA SENHORA DA PAZ , conhecidíssima dos antigos moradores de Joinville ( consta que os loucos ali internados tornaram-se uma espécie de atração da cidade , chegando até a conversar com pessoa que se penduravam na cerca daquele estabelecimento ) e funcionou na rua XV de Novembro , quase em frente ao Cemitério dos Imigrantes ( O CASARÃO QUE PARECE EM PRIMEIRO PLANO , Á DIREITA , NA FOTO ABAIXOE EM FOTO TIRADA ANA DÉCADA DE 30 POR FRITZ HOFMANN  )  , até 1986 , quando foi desativada .
 
Algo que certamente também raríssimas pessoas sabem : desde 1997 existe uma ala , chamada de "DOUTOR OSMAR SCHROEDER " , do HOSPITAL REGIONAL HANS DIETER SCHMIDT ( ABAIXO ) e que é exclusiva  para internamentos de pacientes com transtornos mentais agudos . Além dela existe uma rede de Centros de Atendimento Psicossocial ( CAPS ) espalhados pela cidade e ainda equipes de especialistas nas Unidades Básicas de Atendimento , popularmente chamadas de " postinhos "......
 
Como eu havia comentado na semana passada , pesquisar a respeito do antigo hospício de Joinville é um verdadeiro ato de HEROÍSMO devido à escassez de documentos e outros tipos de fontes , portanto agora peço que você bata palmas para essas pessoas : ALLAN HENRIQUE GOMES ( psicólogo e professor do curso de Psicologia da Associação Catarinense de Ensino - ACE ) , LILIA VEGINI BATISTA ( psicóloga formada pela ACE ) , MARIANA ZABOT PASQUALOTTO ( ABAIXO - outra psicóloga formada pela ACE ) , VICTOR HUGO VIEIRA e SARAH GUERRA DA ROCHA SOARES ( ambos estudantes do curso de Psicologia da ACE ) .....Graças ao hercúleo trabalho deles foi escrito e publicado  o livro " MEMÓRIAS DA LOUCURA EM JOINVILLE : O ( DES ) APARECIMENTO DO ABRIGO DE ALIENADOS NA CIDADE " , de 2015 , e que é uma pertinente e valiosíssima obra a respeito desse tema tão delicado .
 
 Então na narração da história do Oscar Schneider acabou ? Nãããõoo !!!! Na semana  que vem retornarei com o último capítulo dessa história que a maioria das pessoas quer esquecer e  contando a respeito de outra coisa que funcionou naquele local e que não deixe de também ter relação com a loucura .....O personagem pode ter mudado mas a LOCURA continua : o vídeo de hoje traz outro maluco do ZARCO - a versão joinvilesa para ÔNIBUS ( ABAIXO , EIS UMA RELÍQUIA : UM DOS PRIMEIROS ÔNIBUS A CIRCULAREM EM JOINVILLE E EM FOTO PROVAVELMENTE TIRADA EM 1926 )  - e eu diria que maluco é UM MALUCO MUSICAL ! PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=vlcRYpK4pjw
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário