terça-feira, 14 de março de 2017

Dama De Cetim

O ALAMEDA CULTURAL não é só cultura , história , "causos " , crônicas , vídeos e eventuais "abobrinhas " : ELE TAMBÉM É UTILIDADE PÚBLICA ! Bom , agora preste atenção em algumas características da FERA : mamíferos quadrúpedes e canídeos ( ou seja , eles têm um remoto com os nossos domésticos , fiéis e adoráveis CACHORROS ) , os CHACAIS ( o nome vem da palavra SHAGHAL , um termo de uma antiquíssima e hoje quase extinta língua , durante muito tempo falada na antiga PÉRSIA , hoje  Irã , e que quer dizer "aquele que uiva " ) são divididos em 28 espécies , sendo as mais numerosas as dos CHACAIS LISTRADA ( Canis adustus ; trata-se da espécie da espécie menos agressiva de chacais e que , ao contrário de seus "irmãos " , é muito encontrado em áreas arborizadas ) , CHACAL DOURADO ( Canis aureus ) e CHACAL-DE-DORSO-NEGRO ( Canis mesomelas ) . O peso , a altura , o tamanho da calda e o período de gestação ? Isso depende muito da espécie : geralmente os chacais pesam entre 6 e 48 quilos , medem entre 35 e 90 centímetros , têm caldas que variam entre 15 e 41 centímetros e levam entre 57 e 168 dias para nascer . Podendo atingir uma velocidade de 88 quilômetros , de maneira geral os chacais têm as seguintes características : cabeça semelhante a de um lobo e aparência de cão e raposa , vivem em bandos ,  em terras de clima quente e próximos a habitações ; os CADÁVERES  são a sua principal dieta ( Fuuuuuiiiii !!!!! Que Noooojjjjoooo !!!! ) e possuem um odor fortíssimo e bem característico . Porém , agora vem a informação mais importante : se por um acaso você topar com algum chacal , saiba que você estará diante da .....MORTE ! Calma , não precisa fugir do pobre "bichinho " como o vampiro que foge da cruz e do alho e se borrar nas calças ou na saia : essa era a imagem que os antigos egípcios , milhares de anos antes de Cristo , tinham ( Ah , bom ! ) . Na mitologia do antigo Egito a divindade relacionada à morte e que tinham função de guiar e conduzir os mortos a uma espécie de "paraíso " recebia o nome de ANÚBIS ( eram também chamado de ANUP , ANUPO , ANPU e IENPW ) : tratava-se de uma criatura com corpo  humano e cabeça de CHACAL ( há quem afirme que a cabeça era na verdade de COIOTE e a relação com a morte vem , além de o fato de o bicho se alimentar de carniça , do fato os cemitérios serem rondados por chacais ) . Sendo também patrono dos embasalmamentos ( durante a mumificação , sacerdotes conhecidos como STM realizavam rituais usando  máscaras de chacal ) e guardião dos túmulos , sua presença em cortejos , rituais e procissões religiosos era obrigatório .
 
     Bastante cultuado , Anúbis era também conhecido como AQUELE QUE ESTÁ SOBRE A MONTANHA e AQUELE QUE ESTÁ NO LOCAL DO EMBASALMAMENTO  e nas cidades aonde esse era mais intenso havia um considerável número de múmias e até , pasmem , de CEMITÉRIOS DE CÃES ( É ruim , hein ! ) .....Diziam e acreditavam os antigos egípcios que ao morrer , uma pessoa tinha o seu coração retirado e pesado em uma balança junto com a PENA DA VERDADE , que pertencia a uma divindade relacionada à verdade e chamada de  MAAT : caso o peso do coração fosse maior que o da pena , coitado do defunto ou da defunta ( Ele ou ela era comido , ou comida , por um ser demoníaco chamado AMMIT  e que era um misto de leão , hipopótomo e crocodilo ......Que horrrooorrr !!!! ) , e caso fosse mais leve que a pena , ele era conduzido , depois de uma longa viagem pelo rio Nilo ao deus OSÍRIS ( divindade relacionada à vegetação e à vida ) e passaria a eternidade em uma espécie de " paraíso " . A exemplo do aconteceu em outras civilizações , especialmente a grega , para os antigos egípcios , os deuses também tinham formas e comportamentos humanos : fruto do relacionamento da deusa NÉFTIS ( divindade relacionada , entre outras coisas , à natureza , ao entardecer e aos últimos momentos de vida de uma pessoa ) com OSÍRIS , Anúbis era casado com ANPUT ( divindade relacionada aos funerais e que sempre era representada com uma mulher acompanhada geralmente de um gigantesco cão preto ou chacal ) e era pai de KEBECHET ( divindade relacionada ao líquido usado nos embasalmamentos e que , segundo algumas escrituras , teria o formato de uma serpente ) .....Como este espaço é curto estou me limitando apenas ao antigos egípcios , mas poderia me referir e comentar a respeito de  figuras tão ou mais curiosas que estas que acabei de descrever e que representam a única certeza que temos :a tão esperada e temida MORTE .....Fazer uma POESIA a respeito da morte ? É ruim , hein ! Só que para os POETAS , esses verdadeiros artesãos das palavras , qualquer coisa pode virar poesia .....Conhecido , entre outras coisas , por seus textos inteligentes , bem atuais , críticos e até certo ponto ácidos , o falador e bem humorado consultor empresarial e escritor são bentense DONALD MALSCHITZKY nos brinda hoje com inspirados versos e que revelam o seu lado doce , lírico e COR-DE-ROSA .....NO BOM SENTIDO , É CLARO ! CONFIRA :
 
"
 
Levante o dedo quem nunca ouviu ou até falou que a morte ( ABAIXO ) é o único destino certo da vida, inexorável,  a partir do instante em que nascemos. E nos acostumamos ? 
 
 Não importa a fé ( ABAIXO ) ou sua ausência, ela paira como uma ameaça a nossas esperanças, ao que falta fazermos antes dela chegar. Se puder deixar para amanhã, ao menos.
 
    Como ficarão nossos entes queridos ( ABAIXO ) e os nem tanto sem nossa presença ? Sobreviverão ? Se ao menos pudéssemos saber !  E ela virá, e eles ficarão e continuarão suas caminhadas após os ritos de despedida de costume.
 
 E seremos pó de estrelas ( ABAIXO ) ou nada, seja lá o que acreditamos.
 
    Há um direito a que nos negamos e que, na maioria das vezes, é negado a quem se vai : partir em paz ( ABAIXO ) , sem medo do que foi ou do que virá ; partir, simplesmente.
 
Não é preciso que seja com a alma leve pelo dever cumprido, pois não nos perdoamos nunca pelas coisas que deixamos de fazer, mas com a alma leve porque é preciso partir.
 
Partir, deixando coisas inacabadas, pessoas não perdoadas, pessoas a quem não pedimos perdão, lugares que ficamos de visitar, a caridade que esquecemos de praticar, os ' obrigados '  que deixamos de pronunciar. Partir sem arrumar as malas.
 
    Esta pequena reflexão vem-me ao lembrar das palavras do pastor ( ABAIXO ) no enterro de minha avó, a ' omama ' ( expressão para AVÓ , em alemão ) Schwedler : enfatizou que ela insistia que não queria morrer, queria ficar mais um pouco.
 
Não creio que fosse o medo da morte que traduziu seu desejo, mas o apego à vida ( ABAIXO ) , uma vida rica em sua simplicidade extrema, sem nunca sair mais do que alguns quilômetros de sua casa, sem luz elétrica, sem qualquer luxo maior do que o de viver da terra e com a terra.
 
    Viktor Frankl ( ABAIXO ) , psiquiatra austríaco e judeu, viveu os horrores de um campo de concentração na 2ª Guerra e lá procurou um sentido para a vida.
 
  Aprendeu que os prisioneiros ( ABAIXO ) , mesmo frente à certeza da morte iminente, buscavam um sentido para a vida deles, transformando a morte em algo inexato, embora batendo à porta.
 
Sua experiência levou-o a estudar o sentido existencial das pessoas ( ABAIXO )  e a dimensão espiritual da vida e, apesar de todo sofrimento – sua mulher, grávida, morreu de esgotamento logo após ser libertada, seus pais e um irmão morreram nos campos de concentração –
 
persistiu em sua ideia e fundou a logoterapia, cuja essência diz que o sentido da vida ( ABAIXO ) está em cada simples momento, independentemente dos fatores externos.
 
Em cada momento, até no momento da morte. Em paz. "
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário