quinta-feira, 2 de março de 2017

Som de Joinville : Jô e Ju

Talvez MUITAS pessoas se lembrem disso : ali por volta de 1980-1981 ( obviamente usei a palavra MUITAS como força de expressão e para me referir àquelas pessoas donos de uma memória capaz de causar inveja até naqueles elefantes que vagam pelas savanas da África ) falava-se e , é claro , PRATICAVA-SE a tal da "AMIZADE COLORIDA " , ou seja , um homem e uma mulher tinham uma amizade normal ( ABAIXO ) , ou quase isso : eles também expressavam toda essa gigantesca e fraterna amizade INDO PARA A CAMA  ......
 
É provável que isso tenha surgido e existido muito antes dessa época mas foi uma minissérie da Globo - sempre ela - quem acabou transformando isso , digamos , num modismo : " AMIZADE COLORIDA " foi o nome de uma seriado curtíssimo , que durou apenas 11 episódios , foi ao ar entre 20 de abril e 29 de junho de 1981 e teve como protagonista o ator carioca - radicado em São Paulo - ANTÔNIO FAGUNDES ( ABAIXO ) , então recém vindo de um ótimo e memorável trabalho em parceria com o ator capixaba STÊNIO GARCIA - "CARGA PESADA " - entre 22 de maio de 1979 e 2 de janeiro daquele ano de 1981 .
 
A exemplo do que já havia acontecido em "Carga Pesada " , o ator ( ABAIXO ) chegou até a escrever alguns roteiros - especialmente no mais cômico dos 11 episódios , "BARRIGA " ( na trama uma das incontáveis namoradas do personagem interpretado por Fagundes engravida supostamente dele e ele bota em sua cabeça a ideia de que também está grávido .....KKKK !!!! ) - e a linguagem adotada foi igualmente realista , dinâmica e atual , bem antenada com aquela época .
 
 Se " Carga Pesada " teve jeito de aventura e um ar mais pesado , inclusive de denúncia contra as precárias condições de trabalho enfrentadas pelos heroicos caminhoneiros Brasil afora , " AMIZADE COLORIDA "( ABAIXO )  primou pela leveza , irreverência , sensualidade e teve , digamos , um ar mais carioca ( a trama teve como cenário a "Cidade Maravilhosa " ; por sinal , ontem a antiga capital federal completou 452 anos de vida ) sem se desviar da realidade : basicamente é a história de um fotógrafo profissional solteirão e trintão , recém chegado na cidade grande , sedutor , mulherengo , gente boa , que sempre acabava entrando em apuros em virtude de suas incontáveis conquistas amorosas e que se depara com a crescente independência feminina
 
 ( coincidência ou não , esse seriado acabou sucedendo o emblemático e polêmico " MALU MULHER "- ABAIXO -  : tendo ido ao ar entre 24 de maio de 1979 e 22 de dezembro de 1980 e tendo sido protagonizado pela sempre brilhante Regina Duarte ,  explorou temas até hoje delicados , como machismo , violência contra mulheres , separação , crianças envolvidas no fim de um casamento e  imagem e direitos da mulher na sociedade atual ) .
 
 Muito provavelmente esse seriado teria durado muito mais do que 11 episódios e o público se tornaria cada vez mais íntimo do fotógrafo mulherengo , aventureiro e gente boa EDUARDO LUSCENO , ou simplesmente EDU , só que aí entrou a velha tropa de choque DEFENSORA DA MORAL E DOS BONS COSTUMES ( Como disse certa um velho amigo - ABAIXO - deste escriba : " O BRASIL É UM PAÍS OBSCURANTISTA PRA CAR- VA - LHO .....Bem , ele não disse CARVALHO ....Ah , você entendeu o que é ! ) :
 
 o episódio " MAMÃE EU QUERO " , que foi ao ar em 29 de junho de 1981 , acabou sendo o derradeira do seriado só que a sua sentença de morte foi decretada várias semanas antes ......No episódio " GATINHAS E GATÕES " , o Don Juan tupiniquim-televisivo acabou indo para a cama com um mulher ( interpretada por TAMARA TAXMAN - ABAIXO - , por sinal , um das grandes beldades nacionais naquele princípio de anos 80 ) e ......COM A SUA FILHA ( interpretada pela loiríssima e então estonteante CARLA CAMURATTI ) .
 
Acabou sendo o bastante para que uma enxurrada de telespectadores , principalmente mulheres , fizessem irados telefonemas e cartas endereçados à toda poderosa emissora carioca : não restou outra alternativa para a TV do doutor Roberto Marinho ( ABAIXO ) senão de abreviar a existência do seriado .
 
Curiosamente , muito tempo depois ( em abril de 1990 e em abril de 1995 ) , a emissora acabou reprisando 5 desses episódios ( ABAIXO ) e , ao que se saiba , não houve nenhuma reação furiosa como naquele longínquo 1981 ( talvez tenha contribuído para isso o fato de as reprises terem ocorrido no período da tarde ) ......
 
     Já que o assunto é AMIZADE COLORIDA e "pegando um gancho nisso " , ao contrário do que que muitos do que os conhecem pensam - incluindo este escriba até pouquíssimo tempo atrás - eles não são casados , jamais namoraram e são apenas bons , velhos e grandessíssimos amigos , só que mesmo assim a pergunta permanece : será que além que alguma vez , mesmo que por "acidente " , não chegou a rolar algo a mais entre eles além da velha amizade ? ( Caramba , esse escriba está muito NELSON RUBENS - ABAIXO -  pro meu gosto ! ) 
 
 Bom , para falar a verdade , não estou nenhum pouco interessado nisso - afinal é algo que é exclusivamente da intimidade deles - mas , MUSICALMENTE FALANDO , aquele rapaz um tímido , filho de militar , vindo do longínquo e ensolarado Rio Grande do Norte e que atendia pelo nordestiníssimo nome de GILENO OSÓRIO WANDERLEY DE AZEDO ( ABAIXO - nasceu em Natal em 25 de abril de 1949 )
 
e aquela garota bonita , sempre esbanjando sorrisos e simpatia , nascida no carioquíssimo bairro de Copacabana ( nasceu em 30 de março de 1948 ) , neta de inglês e que atendia pelo nome de SILVIA LILIA BARRIE KNAPP ( ABAIXO ) não só namoraram como casaram e formaram talvez o mais belo e perfeito par da música brasileira na jurássica década de 60 , só que infelizmente por pouquíssimo tempo .....
 
Você chegou a viver e , principalmente , a ouvir toda a magia daquele movimento que revolucionou a música brasileira , chamado JOVEM GUARDA , entre 1965 e 1968 ? Não reconheceu eles ? Tem certeza ? Estou falando da saudosa dupla LENO E LILIAN ( ABAIXO - de todas aqueles nomes da Jovem Guarda , particularmente essa dupla é a minha preferida ) , que tomou o Brasil de assalto no jurássico 1966 com dois roquinhos inofensivos , gostosos de se ouvir e com jeito de fábulas infantis : 
 
" POBRE MENINA " e " DEVOLVA-ME " ( Em 2000 a gaúcha carioquizada ADRIANA CALCANHOTO - ABAIXO - acabou gravando uma nova versão dessa música , bilhões de anos-luz inferior à versão original ! ) . Foi o suficiente para que emplacarem mais outro mega sucesso - " EU NÃO SABIA QUE VOCÊ EXISTIA " - em  1967 gravarem um segundo disco cujo destaque foi a música " COISINHA ESTÚPIDA " . Na verdade essa história teve início em 1959 :
 
Leno tinha então 10 anos de idade e Lilia , 11 anos , e eles acabaram se conhecendo no prédio aonde morava justamente avó de Leno . Tendo muitos gostos em comum - especialmente , musicais - eles fizeram muitas pessoas , pasmem , RIR : a dupla fazia um show de MÍMICA na hoje extinta TV RIO ....Após alguns anos de separação ( nesse período Leno chegou a morar em sua terra natal ) , em 1965 a dupla acabou ressurgindo : é claro que não para fazer mímica mas sim para cantar e por for influência da hoje extinta gravadora CBS , que na verdade jogava as suas fichas em Leno ( ABAIXO )
 
( várias músicas de um grandes ícones da Jovem Guarda - a banda RENATO E SEUS BLUE CAPS - ABAIXO - tiveram a assinatura de Leno , que quase sempre fazia versões nacionais para antigos sucessos estrangeiros , como aliás , foi algo comum naquele tempo de Jovem Guarda  ) .
 
 Lamentavelmente  , em 1968 , Leno e Lilian viriam a tomar seus respectivos rumos : embalado pelo sucesso obtido junto com a sua velha amiga , entre 1968 e 1971 Leno acabou tendo uma carreira relativamente bem sucedida , gravando 2 discos ( " LENO " , de 1968 , e " AFESTA DE SEUS QUINZE ANOS " , de 1970 - ABAIXO  ) , 3 compactos simples ( discos com apenas 2 músicas ) , 1 compacto duplo ( discos com no máximo 4 músicas ) e
 
cujos destaques foram a dramática " A POBREZA " ( 1968 ) , a romântica " A FESTA DE SEUS QUINZE ANOS " ( 1970 ) e a altro astral - romântica " SHA LA LÁ"  ( 1970 ) e , de quebra , fez uma memorável - embora pouquíssimo conhecida e reconhecida - parceria ( compuseram várias músicas juntos ) com um então produtor musical . Seu nome ? RAUL SEIXAS ( 1945-1989 - ABAIXO ).....
 
      E Lilian ? Bem , ela largou a carreira artística e passou a ser uma anônima e dedicada dona de casa : casou-se com o cantor -compositor paulista MÁRCIO ANTONUCCI ( ele fez parte de outro ícone jovem guardista : a dupla OS VIPS - ABAIXO  ) e teve com ele a sua única filha .
 
 Para a alegria dos fãs da dupla , em 1972 Leno e Lilian voltaram a se unir e , para a tristeza desses mesmos fãs , no princípio de 1974 a dupla ( ABAIXO ) veio a se dissolver definitivamente : em 1972 e 1973 gravaram 2 discos sem nenhuma música de destaque e estivaram muitíssimo longe do brilho de alguns anos antes .
 
Coincidência ou não , nestes longos 43 anos Leno gravou pouco ( apenas 6 discos , o último lançado em 2010 ) e jamais voltar a emplacar um grande sucesso embora tenha feito ótimos trabalhos , como o hippie-filosófico disco " MEU NOME É GILENO " ( 1976 ) e o eclético " ENCONTROS NO TEMPO " ( 1981- ABAIXO  ) .
 
Mesmo bem menos ativa que seu amigo ( nestes 43 anos Lilian gravou míseros 3 discos , 10 compactos simples e 2 compactos duplos ) , em compensação Lilian emplacou 3 grandes sucessos , bem antigos , é verdade : " COMO SE FOSSE MEU IRMÃO " ( 1974 ) , " SOU REBELDE " ( 1978 ; composta pelo futuro best seller PAULO COELHO , a música rendeu um Disco de Ouro , um grau de sucesso e popularidade até maior do que em seu tempo de parceria com Leno , apresentações em países como Argentina e Colômbia e , para delírio da mamanjada , em 1980 a bela diva de Copacabana posou NUA para a revista " ELLE " ) e " UMA MÚSICA LENTA " ( 1979 - ABAIXO  ) .
 
 Para magro , ou melhor , RAQUÍTICO consolo dos fãs e admiradores da dupla , ela tem retornado  em esporádicas ocasiões ( ABAIXO ) , especialmente em shows-tributo lembrando e homenageando  a Jovem Guarda e no mais recente desses retornos ( se eu não estiver enganado , em 2015 ) já estava tudo encaminhado até para um possível novo e quinto disco da dupla , apenas com músicas inéditas.....
 
.Já que o assunto agora é Leno e Lilia , estava eu outro dia vasculhando o Youtube quando deparei-me com uma agradabilíssima surpresa : um vídeo gravado no estúdio MÁRIO LIMA , localizado no bairro do Bucarein e muito próximo à ARENA REBAIXOVILLE , ops ! , Arena Joinville coma dupla joinvilense JOHANTAN MARQUES e JULIANA BORGES . Esta eu ficarei devendo para você ( Só não vale puxar a  minha orelha ! ) : não encontrei rigorosamente nada a respeito deles .....Mas , sendo muitíssimo otimista , será que em um futuro não muito distante não ouviremos falar nessa possível versão joinvilense da grande dupla jovem guardista ? Bom , quem viver verá ! Enquanto esse dia não chega , confira o som da dupla joinvilense interceptando e dando um toque pessoal e especialíssimo à música "RATHER BE " , da banda inglesa de música eletrônica CLEAN BANDIT ( ABAIXO -  Confesso que jamais tinha ouvido falar nessa banda.....) . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=5tT7L2x6yyg
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário