Alguns afirmam que o pioneiro foi o francês JOSEPH NICEFORE NIÉPCE ( 1765-1833 ) , autor - em 1826 - da mais antiga fotografia que se conhece : a paisagem vista da janela de sua casa ( a foto só acabaria sendo descoberta em 1952 , pelo alemão HELMUT GERNSHEIM , e atualmente faz parte do acervo da universidade norte-americana do Estado do Texas , na cidade de Austin ) e utilizando uma câmara escura semelhante àquele planejada por Da Vinci e cujo processo de revelação das fotos levava 8 horas ! A grande maioria acredita que o autor da façanha foi o também francês JACQUES LOUIS MANDÉ DAGUERRE ( 1787-1851 ) , por sinal amigo e parceiro de pesquisas de Niepce : em 1835 ele criou uma espécie de máquina fotográfica , o DAGUERRÓTIPO , que produzia as fotos utilizando sais de prata e placas de cobre . Existe ainda um terceiro nome : o francês , radicado na então vila de São Carlos - hoje Campinas - HÉRCULE FLORENCE ( 1804-1879 ) e que teria tirado as primeiras fotos por volta de 1834 . Porém , uma pesquisa mais detalhada e rigorosa revelará que o autor do feito foi na verdade o físico inglês THOMAS WEDGWOOD ( 1771-1805 ) , que em 1802 utilizou uma fina camada de sais de prata por sobre um papel . Detalhe : o cientista inglês não descobriu uma maneira de fixar a imagem no papel e a foto infelizmente acabou se apagando .......Para Kalina , ou KIKA - como adora ser chamada - nada disso importa ! Essa jovem fotógrafa , que nasceu em 26 de junho de 1992 e também é cantora , define o que é FOTOGRAFIA da seguinte maneira : " REGISTAR IDEIAS FAZENDO COM QUE EMOÇÕES TRANSFORMEM-SE EM IMAGENS , TORNANDO POSSÍVEL RELEMBRAR BONS MOMENTOS COM FOTOS FEITAS COMA INOVAÇÃO E A CRIATIVIDADE DE QUEM AMA O QUE FAZ ! " ......Sábias e belas palavras Kika ! Não é a primeira vez que Kika abrilhanta este modesto blog : no último dia 2 de maio publicamos um texto-perfil a seu respeito e que tem o título de ERA UMA VEZ UM PRESENTE......Desta vez é hora de conversar com ela : na entrevista a seguir Kika ( ABAIXO ) revela seus pontos de vista , sensações e impressões não só a respeito da arte de fotografar como também do próprio cenário cultural de Joinville .....CONFIRA :
1 - ALÉM DAQUELE MARAVILHOSO E ESPECIAL PRESENTE QUE VOCÊ RECEBEU AOS 13 ANOS DE IDADE - A MÁQUINA FOTOGRÁFICA DIGITAL - O QUE A ACABOU INFLUENCIANDO E SE TORNANDO DECISIVO PARA QUE VOCÊ SE TORNASSE UMA FOTÓGRAFA PROFISSIONAL ? NESTES ANOS TODOS QUAL FOI A SITUAÇÃO MAIS MARCANTE QUE VOCÊ JÁ VIVENCIOU ?
KIKA - Meu primeiro emprego, aos 16 anos, foi num laboratório fotográfico digital ( ABAIXO ) , onde atendi profissionais fotógrafos da região, sempre admirei esse trabalho e sempre gostei da pós-produção. Juntei as duas coisas e acabou dando certo.
Antes de entrar na faculdades de Publicidade, com 17, já estava fotografando. Trabalhei um pouco na área de Publicidade mas sempre foquei meus objetivos na fotografia. Depois que me formei eu procurei abrir meu estúdio fora. ( ABAIXO , KIKA EM AÇÃO )
O momento mais marcante até hoje foi fotografar meu primeiro nascimento. Foi um momento muito emocionante e impactante pra mim. ( ABAIXO , KIKA E UM BEBÊ )
2 - COMO FOTÓGRAFO PROFISSIONAL VOCÊ TEM ALGUM SONHO OU PLANO QUE AINDA NÃO FOI REALIZADO ? COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DOS FOTÓGRAFOS PROFISSIONAIS EM JOINVILLE ? O QUE VOCÊ ACHA QUE DEVERIA SER FEITO ?
KIKA - Eu digo que eu não gosto de ter sonhos, eu gosto de querer as coisas. Então sempre busco o que eu quero, corro atrás para conseguir. Vamos dizer que eu sinta várias vontades, como por exemplo fotografar fora do Brasil, mas essa é uma vontade que será satisfeita logo . ( ABAIXO , KIKA E SUA FERRAMENTA DE TRABALHO )
No geral, tenho vontade de expandir meu estúdio e também de atender mais fortemente outras regiões do país. Mas nada que não esteja já no meu planejamento, tudo o que eu faço é traçado, planejado. Nada fica só no sonho
Acho que, não só em Joinville, mas em muitos lugares, acontece do mercado não ser muito unido, gerando disparidade de qualidade e valores para um mesmo serviço. Creio que isso só se resolva com a busca de conhecimento dos profissionais. ( ABAIXO , FOTO DE AUTORIA DE KIKA )
Claro que, para isso, eles precisem querer buscar conhecimento. Acho que, no final das contas, quem ganha ou perde é o cliente. Por isso é crucial ser transparente, honesto e coerente com o que se oferece e o que se cobra.( ABAIXO , OUTRA FOTO DE SUA AUTORIA )
3 - MUDANDO DE ASSUNTO , O QUE A LEVOUA SER CANTORA E QUAIS SÃO AS SUAS INFLUÊNCIAS ? DE TODOS OS SEUS TRABALHOS COMO CANTORA QUAL FOI O MAIS MARCANTE ? MUITAS PESSOAS ESTRANHAM O FATO DE VOCÊ - UMA MULHER - FAZER PARTE DE UMA BANDA DE ROCK - UM UNIVERSO QUASE QUE EXCLUSIVAMENTE MASCULINO ?
KIKA - Nunca houve estranhamento, pelo menos não comigo, sobre o fato de eu ser uma mulher no meio do Rock. Acho que esse é um ambiente já mais destabulizado de preconceitos. Eu já estou no meio musical faz um bom tempo, com 15 anos tive minha primeira banda, a Endemia, onde fazíamos cover de Paramore. ( ABAIXO )
Depois disso cantei só dando “palhinha”, mas por prazer mesmo. Na verdade, hoje, cantar é mesmo um hobby, um prazer, uma maneira de me desligar do mundo fotográfico um pouquinho. ( ABAIXO , KIKA EM SHOW DA BANDA JOINVILENSE "SILVIO SAINT " )
Com a Silvio Saint foi perfeito, os meninos são muito malucos, a gente se dá muito bem e o repertório é super eclético, coisa que eu adoro. Minhas influências, justamente, vão de Paramore, The Pretty Reckless à Roxette ( ABAIXO ) , ABBA, ACDC. Não sou nenhum pouco prendida à um estilo só .
4 - EM BREVES PALAVRAS , COMO VOCÊ DEFINE A PALAVRA '' ARTE " ? EM RELAÇÃO AO SETOR CULTURAL DE JOINVILLE , O QUE ACHA QUE DEVERIA SER FEITO ?
KIKA - A Arte em Joinville é um diamante a ser lapidado. Acredito que existam tantas pessoas incríveis na cidade, mas que infelizmente ainda não são vistas ou ouvidas. Acho que seria interessante aumentar a roda e expandir alguns horizontes. ( ABAIXO , ANDERSON ALBERTON , UM DOS GRANDES NOMES DA NOVA GERAÇÃO DE ARTISTAS PLÁSTICOS DE JOINVILLE )
Não vejo nada de errado no que já exista, só acho que o que já exista não seja a totalidade, acredito que tem muita gente aí que não conhecemos e que poderia estar representando a cidade. ( ABAIXO , A COMPANHIA JOINVILENSE DE TEATRO " DIONÍSIOS " )
O fato de ainda termos pouquíssimo investimento no setor, no que diz respeito à área de atuação e divulgação, com certeza ajuda nessa sombra que existe no meio cultural da cidade. ( ABAIXO , O FUNCIONÁRIO DA BIBLIOTECA PÚBLICA DE JOINVILLE , ESCRITOR , CONTADOR DE HISTÓRIAS , POETA E PERFORMER MARINALDO DE SILVA E SILVA )
5 - POR ÚLTIMO , QUE MENSAGEM GOSTARIA DE DEIXAR AOS LEITORES DO ALAMEDA CULTURAL ?
KIKA - Acompanhem a fanpage da Silvio Saint www.facebook.com/ bandasilvio.saint ( ABAIXO , A BANDA "SILVIO SAINT " )
e também meu trabalho em http://facebook.com/ kalinagfotos ! Até a próxima ! ( ABAIXO , KIKA EM SEU ESTÚDIO : ELE ESTÁ LOCALIZADO NA RUA PRESIDENTE CAMPOS SALLES - 75 - BAIRRO GLÓRIA )
Nenhum comentário:
Postar um comentário