Felizmente , graças ao incansável e mais do que louvável trabalho de historiadores e pesquisadores - tanto profissionais quanto amadores , do passado e do presente - , como CARLOS FICKER ( 1916-1974 ) , ADOLFO BERNARDO SCHNEIDER ( 1906-2001- ABAIXO ) ,
ELLY HERKENHOFF ( 1906-2004 - ABAIXO ) ,
MARIA TERESA BOEBEL ( 1947-2005 ) , RAQUEL SANTHIAGO ( ABAIXO ) ,
VALMIR SANTIAGO , DIONEY CUNHA ( ABAIXO ) e CLÁUDIA RIBAS ; fatos , feitos e personagens notáveis do passado , tão omitidos pela história oficial , vieram e ainda vêm à tona .
Um desses personagens notáveis foi um cidadão nascido na pequena cidade suíça de Nideau ( ABAIXO ) e que atendia pelo nome de JOHANN PAUL SCHMALZ ( 1844-1915 ) :
o mais velho dos 5 filhos do casal formado pelo mestre cervejeiro ALBERT SCHMALZ ( 1821-1862 ; além de criado a primeira cervejaria de Joinville , que usava o milho em lugar da cevada - ABAIXO - , também foi um dos fundadores da SOCIEDADE HELVETIA , a primeira sociedade de canto de Joinville que a princípio reunia apenas imigrantes suíços )
e MARGARETH SCHMALZ ( 1820-1887 ; nascida Zengler ) , imigrou para Joinville a bordo do veleiro ( ABAIXO ) EMMA E LOUISE , que chegou em São Francisco do Sul em 21 de maio de maio de 1852 , depois de mais de 2 meses de viagem ( partiu de Hamburgo em 18 de março ) .
Casado coma imigrante alemã MARIA RAVACHE ( 1850-1934 ) , teve com ela a ninhada , ops ! , 11 filhos ( ! ) e era um HOMEM DE VÁRIAS CARAS , no bem sentido , é claro : OPERÁRIO PADRÃO ( durante muitos anos foi serralheiro e seus produtos tiveram grande destaque em uma feira agro-industrial realizada em 1874 em local onde está o PALACETE NIEMEYER- ABAIXO ) ,
GESTOR COMPETENTE ( de 1876 a 1907 foi administrador da usina de açúcar e álcool - ABAIXO - pertencente ao DUQUE DE ALMALE - irmão do príncipe - e que localizava-se no atual distrito de Pirabeiraba , sendo uma das principais responsáveis pelo surgimento daquela localidade ) ,
HOMEM PÚBLICO ( ferrenho defensor da República - mesmo na época em que o Brasil ainda era uma monarquia - exerceu os cargos de juiz de paz , deputado estadual e prefeito de Joinville , entre 1883 e 1887 e mais tarde , entre 1895 e 1899 , como substituto eventual do então prefeito FREDERIC BRUESTLEIN - ABAIXO - ;
algo digno de nota : foi em sua gestão - mais especificamente em 1886 - que teve o início o sistema de abastecimento de água de Joinville cuja fonte localizava-se no MORRO DO BOA VISTA , a poucos metros de onde está hoje a sede da RBS TV JOINVILLE - ABAIXO ) ,
MILITAR ( em 1895 recebeu a patente de tenente-coronel da GUARDA NACIONAL- ABAIXO - , corporação que existiu entre 1831 e 1918 ) ,
ESPORTISTA ( durante muitos anos foi mestre de ginástica ) , AVENTUREIRO ( geralmente acompanhado por vários de seus muitos filhos , foi - juntamente com CARL PABST e CARL AUGUST WUNDERWALD - ABAIXO , AGACHADO - um dos maiores desbravadores de Joinville e região , tendo descoberto uma quantidade quase que incontável de matas , serras , montanhas , rios , cascatas , praias e até ilhas......)
e finalmente , CIENTISTA ( típico auto didata , tinha admiráveis e impressionantes conhecimentos de medicina , botânica , biologia , entomologia - o estudo dos insetos - ABAIXO -
e meteorologia , sendo que as suas observações escritas sobre os mais diversos aspectos da natureza - temperatura , pressão atmosférica , precipitação de chuvas , ventos , aspectos das nuvens , eclipses , fases da Lua , geadas e , ufa ! , enchentes - hoje fazem parte do acervo do departamento de meteorologia da ESCOLA TÉCNICA TUPY - ABAIXO - ;
era também o mais profundo conhecedor da fauna e flora de Joinville , criando plantas ornamentais e chegando a ter uma coleção de 8.076 espécies de insetos- ABAIXO - ......) .
Com certeza você já deve ter se perguntado - " Já terminou ? " - , não , ainda tem mais .......Imagine alguém se aventurando no remoto ano de 1886 na então pouquíssimo povoada e quase inóspita região do VILA NOVA - ABAIXO - e - cúmulo da loucura - escalando um pico com 1.150 metros de altura .......
É claro que o autor da façanha só poderia ter sido o nosso personagem do dia : em 5 de junho daquele ano e liderando um grupo de 7 malucos , Johann Paul Schmalz teve a honra de ser um dos primeiros a desbravarem e escalarem o PICO DO JURAPÉ ( ABAIXO ) , elevação visível do centro de Joinville mas que naquele tempo ninguém se arriscava a escalar .
Metódico e detalhista , ele fez um longo relato descrevendo esse fato histórico , sendo que um dos trechos é o seguinte : " “
As 6 h da manhã, do dia 5, depois de termos tomado o restinho do café e que repartido, deu a cada um meia xícara, subimos o último declive até o cume do Jurapé.
Foi sublime o momento em que pela primeira vez pisaram, gentes civilizadas, neste lugar, o morro mais alto de toda a costa da província. Viam-se as outras serras e cumes, muito abaixo, e nenhum da mesma altura. O panorama que nós tínhamos não pode ser descrito.
(.........)
Vimos, daqui, Joinville com todas as estradas da colônia, sem exceção; São Francisco, o mar, Ilha da Graça, Remédios ( ABAIXO ) , enfim, todas as ilhas até Paranaguá, de Guaratuba, barra do Itajaí, itapocuruí e todas as serras ao sul e ao oeste e a serra chamada ' fim do mundo ' ao N.O. ( NOROESTE ) que parecia a mais alta de todas.
Às 9 h , acendemos fogo e fizemos grande fumaça para sinalizar a nossa chegada. Porém, o vento forte não deixou a fumaça subir.
Por isso foi mal percebida e só em poucos lugares. Como sinal da nossa chegada e desta primeira excursão, coloquei um frasco pequeno com rolha de vidro ( ABAIXO ) que continha uma carta de visita minha com a assinatura de todos os companheiros e a data da chegada,
no arbusto mais alto (talvez três metros) que há no cume; entre dois galhos. Amarrei-o com fio e cobri com musgo para evitar que caísse antes de que o musgo ( ABAIXO ) , que aqui muito cresce, o fixasse nos galhos.
( .......)
A subida, com o trabalho de picar e todas as dificuldades, levou só de caminhada, 19 horas. Chegamos à pousada com fome e cansados, porém cheios de bom-humor por termos conseguido o que todos duvidavam, sem que algum de nós tivesse sofrido, com exceção de pequenos ferimentos provocado por espinhos, mas sem importância. E todos se felicitaram por terem participado desta excursão. " ( ......)
Uma figura como essa , autor de tantos feitos e com uma folha de serviços enorme prestada à Joinville , pela lógica ,deveria merecer bustos , estátuas ; batizar ruas , avenidas , praças , etc......etc....mas não foi isso o que aconteceu : apenas uma discreta e pequena rua localizada nos distrito industrial de Joinville o lembra e homenageia ( ABAIXO , JOHANN PAUL SCHMALZ ) .......Tanto sacrifício enfrentado por esse verdadeiro herói esquecido , juntamente com seus companheiros , realmente acabou valendo a pena : o que você terá o prazer de ver no vídeo do dia ......VALE A PENA CONFERIR !
Nenhum comentário:
Postar um comentário