Se a resposta para as duas últimas perguntas for NÃO trata-se de uma das coisas mais normais do mundo : OS MÚSICOS DE ESTÚDIO ( ABAIXO ) - assim como os COMPOSITORES - fazem parte do grande grupos dos ESQUECIDOS DA MÚSICA , ou seja aqueles que trabalham incansavelmente e que fazem do talento , da inspiração e um pouco da transpiração as suas armas para fazer as estrelas do espetáculo brilharem com intensidade cada vez maior......
RAUL SEIXAS , ODAIR JOSÉ , BELCHIOR , CLARA NUNES ( ABAIXO ) , ELIS REGINA , TIM MAIA .......a princípio , além do fato de terem sido brilhantes cantores não há nada em comum entre eles . Isso aparentemente ......
O elo em comum entre artistas tão distintos e também entre outros que acabaram não sendo citados , começou a surgir em 1968 : três músicos de músico cariocas - o tecladista JOSÉ ROBERTO BERTRAMI , o contrabaixista ALEX MALHEIROS e o baterista IVAN CONTI ( ABAIXO ) - que trabalhavam em uma pequena gravadora chamada EQUIPE resolveram formar uma banda , a princípio sem grandes pretensões e nem sequer tendo um nome .
Em 1970 acabaram se juntando a eles a cantora FABÍOLA o percussionista ARIOVALDO CONTESINI e a então banda sem nome passou a se chamar SELEÇÕES : limitavam-se a cantar e tocar covers de grandes sucessos na boate carioca MONSIEUR PUJOL( ABAIXO , UM DE SEUS PROPRIETÁRIOS : O JÁ FALECIDO LUIZ CARLOS MIELLE ) , mas o que a princípio era para ser algo despretensioso virou coisa séria......
Entre os expectadores dessas apresentações e uma das raras pessoas a prestarem mais atenção nelas do que em outras atrações da boate estava um figura de peso da música brasileira : o cantor , compositor , arranjador e produtor musical MARCOS VALLE ( ABAIXO ) , famoso entre outras coias , por ter composto e cantado a música de final de ano da TV GLOBO , originalmente gravada em 1971 e que desde então está no ar .
No entanto esse casamento que parecia ser feliz revelou-se um fracasso : ao longo de 1972 gravaram 3 discos obscuros , sendo que dois deles - aparentemente sem motivo - nem sequer traziam os nomes do cantor e da banda ( os discos foram SOM AMBIENTE e BRAZIL BY MUSIC BY CRUZEIRO - ABAIXO - , sendo que esse último foi distribuído de graça aos passageiros da hoje extinta companhia aérea CRUZEIRO DO SUL ......) e o outro era um disco de apenas duas músicas : CONCERTO PARA UM VERÃO e THE GIRL FROM PARAMARIBO ( como na época estava na moda cantar em inglês e parecer ser americano , adotando um pseudônimo estrangeiro , oficialmente o pequeno disco foi da ALAN AND HIS ORCHESTRA......) .
Apesar dos insucessos , em 1973 Marcos , assim como o seu irmão , o também compositor PAULO SÉRGIO - foi convidado para fazer a trilha do documentário O FABULOSO FITTIPALDI ( ABAIXO , EMERSON FITTIPALDI , EM 1974 ) , de autoria da dupla de cineastas ROBERTO FARIAS - HÉCTOR BABENCO e que teve como produtor ARMANDO PITTIGLIANI . Também por influência de Marcos , a banda acabou participando da trilha sonora .
Havia um desejo , por parte dos produtores do documentário , de que a principal música da trilha sonora fosse AZIMUTH , um sucesso de Marcos Valle de 1969 e que chegou até a fazer parte da trilha sonora da novela VÉU DE NOIVA . Só que havia um porém : a trilha sonora seria gravada pela PHILIPS e Marcos ( ABAIXO ) era contratado de outra gravadora ( Odeon ) .......
Para acabar com essa verdeira "saia justa " , o produtor Armando Pittigliani sugeriu o seguinte : oficialmente o disco seria da banda , que teria o esquisito nome de PROJECTO III . Com esse nome seria difícil fazer sucesso , não é mesmo ? O nome escolhido para a banda acabou sendo até óbvio : AZYMUTH ( ABAIXO ) ......A parceria com Marcos Valle ainda renderia um disco - PREVISÃO DO TEMPO ( lançado naquele mesmo ano )e uma excursão pelo país com o cantor-compositor .
Embora tenha gravado uma música que foi incluída na trilha sonora da novela global O ESPIGÃO ( 1974 - ABAIXO ) - o que naquele longínquo tempo pré-internet era o passo decisivo para a consagração de algum cantor ou banda - a banda ainda continuou no anonimato : em 1975 gravou por conta própria o disco HAVAÍ e inciou uma peregrinação em busca de alguma gravadora que acreditasse em seu trabalho ......
Após muitos Nãos , o Sim acabou vindo da poderosa SOM LIVRE , gravadora ligada à Globo e que curiosamente no ano anterior não havia dado muita bola para o trio ( o nome do disco acabou sendo mudado de Havaí para Azimuth ) . Provavelmente arrependidos pela besteira que haviam feito , os executivos da gravadora acabaram sendo generosos : a música NA LINHA DO HORIZONTE acabou sendo incluída na trilha sonora da novela CUCA LEGAL ( ABAIXO ) , que foi ao ar entre 1975 e 1976 . Belíssima canção , daquelas que fazem qualquer viajar sem sair do lugar , ela elevou os membros da Azymuth à condição de estrelas e a banda ainda teria outras duas músicas incluídas em trilhas sonoras de novelas globais : MELÔ DA CUÍCA ( na novela PECADO CAPITAL , de 1975-1976 ) e VOO SOBRE O HORIZONTE ( na novela LOCOMOTIVAS , de 1977 ) .
Em 1977 , definitivamente , a Azymuth ( ABAIXO ) já havia deixado de ser uma anônima banda de estúdio e que vivia à sombra de Marcos Valle para exibir luz própria : com quase todas as suas músicas sendo instrumentais , eram ecléticas , indo desde o samba até a sofisticação do jazz ; um tipo de som que chegou a ser taxado pelos seus próprios membros de SAMBA DOIDO.......
E foi aí que outra figura peso-pesado , só que da música mundial , entraria de novo em cena : o suíço CLAUDE NOBS ( ABAIXO ) , diretor do já tradicional festival de música realizado anualmente na cidade suíça de Montreux . Além de ter tido a honra de ter sido a primeira banda brasileira a se apresentar no afamado festival , logo a seguir a Azymuth botou o pé na estrada , fazendo uma turnê pelos Estados Unidos : a repercussão dessa turnê acabou sendo enorme , o que renderia um contrato com gravadora norte-americana MILESTONE RECORDS , totalmente voltada para o segmento do jazz
Paradoxalmente tendo caído no esquecimento em terras tupiniquins , a banda teve no período entre 1979 e 1989 a sua época áurea : todos os discos gravados nessa época acabaram sendo sucesso , tanto de crítica quanto de público na Europa e nos Estados Unidos , com destaques para o disco LIGHT AS A FEATHER ( ABAIXO ) e a música CARNIVAL JAZZ , ambos de 1979 ( o disco chegou a ser o décimo nono mais ouvido no Reino Unido em janeiro de 1980 ! ) .
Depois da bonança a tempestade : o insucesso dos discos TUDO BEM ( 1989 ) e CURUMIM ( 1990 ) , o fim do contrato com a Milestone Records e constantes mudanças na formação da banda , acabaram fazendo com que a Azymuth ( ABAIXO ) perdesse a sua identidade e ficasse longos 6 anos sem gravar um disco ......
Um repentino interesse por uma ramificação do jazz com que a banda está associada , o ACID JAZZ ( nele o BAIXO predomina e é resultado da fusão do jazz com o soul , o funk e a disco music ) , bem como remixes de antigos sucessos da banda por DJs europeus , fizeram com que a Azymuth voltasse a ficar "na crista da onda " a partir de 1996 : tendo contrato coma gravadora inglesa FAR OUT RECORDINGS , daquele ano até 2011 a banda gravou 8 discos , dos quais o grande foi BUTTERFLY ( 2008 - ABAIXO ) .
Em 9 de julho de 2012 foi a vez de a tragédia bater às portas da Azymuth : o tecladista José Roberto Bertrami faleceu ......Apesar da grande perda , o show não pode parar : a banda ainda existe , sendo formada por Fernando Morais , Alex Malheiros e Ivan Conti ( ABAIXO ) e tendo gravado , em 2013 , o seu mais recente trabalho : BY REQUEST . Agora chega de papo : COM VOCÊS O CLIPE DA BELÍSSIMA "NA LINHA DO HORIZONTE " !
Nenhum comentário:
Postar um comentário