terça-feira, 31 de março de 2015

De Coração E Ouro

O paraíso não está no céu e sim na Terra . Não existe apenas um paraíso mas sim vários paraísos .......Pelo menos é essa a impressão que se tem ao se visitar locais fabulosos como a pequena cidade turca de  BODRUM , localizada em uma pequena península de mesmo nome , e repleta de belíssimas praias de água clara . Aquele ensolarado e belo povoado de pescadores , surgido a partir das ruínas de uma antiga cidade chamada HALICARNASSO , tem a cada verão a sua pequena população , que mal deve ultrapassar a casa das 40.000 pessoas , multiplicada por centenas : turistas , principalmente da gelada região da Escandinávia , no extremo norte da Europa , invadem aquele pacato lugar em busca não apenas de maravilhosas praias mas também de sua rica história  e de sua agitada vida noturna e cultural . Ali também nasceu , há quase 2.500 anos , o criador de uma das mais fascinantes ciências que existem : A HISTÓRIA . HERÓDOTO nasceu na então Halicarnasso por volta do ano 485 antes de Cristoe e foi autor de uma colossal obra relatando a invasão persa da Grécia , ocorrida no século 6 antes de Cristo . Sua obra era tão grande , que acabou sendo dividida em 9 livros , levou cerca de 20 anos para ser escrita ( provavelmente entre os anos 450 e 430 antes de Cristo ) e  acabou recebendo o nome de AS HISTÓRIAS DE HERÓDOTO ; além de colossal , também era muito importante :  por volta do ano 445 Heródoto a leu em praça pública , na cidade de Atenas . Contar os feitos históricos não era novidade : muito antes de Heródoto, eles eram contados em crônicas e histórias épicas . Porém , Heródoto foi mais além.......
      Ele foi o primeiro a questionar os fatos históricos e a mostrar a importância de sua pesquisa para a sociedade , sendo considerado o "pai da História ", como ciência . Entre as poucas coisas que se sabe a respeito da vida de Heródoto está a sua participação  em um frustado golpe de Estado para tentar derrubar a família que governava a cidade de Halicarnasso e em função disso ele acabou sendo exilado e vivendo certo tempo na ilha de Samos . Ao que tudo indica , ele viveu também certo tempo na cidade de Atenas , onde foi um LOGIOS , ou seja , um declamador de histórias que exaltavam grandes batalhas , feitos épicos e maravilhas de outros países . Heródoto é considerado também o criador da ETNOGRAFIA e da ANTROPOLOGIA e tornou-se célebre pelos seus relatos de viagens . Ele não é historiador e sim jornalista , e dos bons , mas tem paixão por essa ciência . É o que revela o jornalista ROBERTO SZABUNIA na crônica de hoje . CONFIRA :
"Sabe o leitor há sete anos que me acompanha neste espaço do meu apreço pela História . Sou , desde o tempo de criança , apaixonado pela matéria , seja na escola , seja no dia a dia , nas leituras e no trabalho . Como repórter , sempre me divertia muito escrevendo perfis e reportagens com fundo histórico . Gosto da pesquisa , da busca por origens ,

 do relato de fatos - escrito e oral - e do registro de informações . Muito dessa predileção se deve ao professor José Kormann , no Ginásio São José , em Rio Negrinho . ( FOTO ABAIXO )

 Nas aulas , de forma divertida e sempre bem ilustrada , o mestre nos levava a deliciosas viagens no tempo . Mais do que o 'quando ' , ele destacava a importância do ' porquê ' . Ou seja : é bom saber datas , porém , vital , é conhecer as motivações e consequências dos acontecimentos. ( ABAIXO , FAMOSA GRAVURA DE AUTORIA DO PINTOR PARAIBANO PEDRO AMÉRICO  REPRESENTANDO A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL )

     Até mesmo sem saber do meu gosto pela história , da distante São Paulo , ( ABAIXO , GRAVURA REPRESENTANDO A FUNDAÇÃO DE SÃO PAULO , EM 1554 )

  minha mãe me presenteava com livros adequados , o que só aumentava a admiração pelo tema . Quando a associação dos funcionários da Móveis Cimo inaugurou uma biblioteca , o meu pai logo tratou de ser um dos primeiros usuários , e abriu a ficha com o volume 1 do romance histórico ' Ivanhoé ' .( ABAIXO )

 Claro que devorei rapidinho os dois volumes - na época passava na TV um seriado com o cavaleiro arturiano como protagonista , interpretado por um Roger Moore ( ABAIXO ) pré-007 .

     Pois bem. há uma semana meu irmão Rafael me surpreendeu ao postar no Facebook o brasão da família , que ele descobriu em pesquisas . Confesso que eu nem sequer suspeitava que a família Szabunia tivesse um escudo a indentificá-la . Imagino brasões como símbolo de nobreza , e até onde sei , somos camponeses ( ABAIXO , GRAVURA DE CAMPONESES DA IDADE MÉDIA )

 desde que , há séculos , algum ancestral deixou a região conhecida como Szabunia , num lugar hoje situado em território lituano ( NOTA DO BLOG : a LITUÂNIA foi uma das 15 repúblicas que até 1991 formavam a extinta UNIÃO SOVIÉTICA ) , em direção à Polônia . O sobrenome , portanto , é um toponímico , designando um local . Entre os séculos 8 e 15 , alguém cuja origem tenha sido tal localidade , ficou conhecido como ' Fulano de Szabunia ' , aí formalizando o sobrenome familiar .( ABAIXO , MAPA DE PARTE DA EUROPA , COMA LITUÂNIA DESTACADA DE ROXO , ENTRE ESTÔNIA , BIELORÚSSIA  E  POLÔNIA )
 
     Quanto ao brasão , trata-se de um ' przyjaciel ' ( nem tente , leitor brasileiro , pronunciar essa palavra , que significa ' amigo ' ) . ' Em campo azul exibe-se um coração ferido por uma flecha e sobre um prato de ouro ' é a descrição das armas comuns a várias famílias polonesas , nobres e plebeias . ( ABAIXO , BRASÃO DA REPÚBLICA DA POLÔNIA )
 
      Bem  , ainda que não seja exclusivo , já adotei o brasão . É nosso , e já pode ser impresso , emoldurado , bordado nas roupas , hasteado sob a forma de estandarte .......É o nosso símbolo . nossa história . " ( ABAIXO , BRASÃO DA FAMÍLIA SZABUNIA )

Nenhum comentário:

Postar um comentário