sexta-feira, 13 de março de 2015

Viagem Musical : Boneca Desengonçada

Frio e não muito distante da Europa , aquele território oferecia apenas uma coisa que podia render um razoável dinheiro : peles de animais . Corria o ano de 1624 e aquele grupo de mercadores holandeses , aproveitando um excelente porto natural ali existente , criou um pequeno posto comercial ; não poderiam jamais imaginar no que aquilo se transformaria ........Em um espaço de 1.213 , 36 quilômetros quadrados cerca de 8.406.000 pessoas dos mais diversos povos , culturas , credos , opções políticas e sexuais dão um colorido todo especial a NOVA IORQUE , a antiga NOVA AMSTERDAM ( o atual nome da cidade só surgiu em 1664 , após passar ao domínio inglês ) . A nossa personagem de hoje é um dos exemplos desse multiculturalismo : é de origem alemã , suíça e italiana e de formação católica . Em 22 de junho de 1953 nascia no bairro do Queens  CINTHIA ANN STEPHANIE LAUPER , ou simplesmente CYNDI LAUPER ........Filha de pais separados , desde pequena foi estimulada pela mãe a ser independente e criativa , com 12 anos recebeu um violão de presente de sua irmã e nele tocava as canções que embalaram aquele seu final de infância e início de adolescência : entre outros BILLIE HOLIDAY , ELLA FITZGERALD e BEATLES ; também passou a colorir o cabelo e a usar roupas igualmente coloridas e diferentes , o que viria mais tarde a ser sua marca registrada  . Em 1976 , após longo período sem se decidir que profissão seguir , Cyndi optou por seguir a carreira musical e no ano seguinte quase teve de encerrá-la  prematuramente : danos vocais quase a fizeram perder a voz . Como todo artista iniciante , era muito trabalho , pouco ou quase  nenhum dinheiro  e nenhum reconhecimento : a cantora foi vocalista de diversas bandas cover que tocavam tanto em Nova Iorque quanto nas cidades vizinhas e chegou a trabalhar como garçonete , secretária e vendedora . Nessa época difícil e de dureza Cyndi conheceu o saxofonista JOHN TURI e dali surgiu a banda de rockabilly ( tipo de rock característico da década de 50 ) BLUE ANGEL . Em 1980 chegaram a gravar um disco , com o nome da banda , e cujas vendas foram mínimas , e ainda  , como se isso não bastasse , em 1982 a banda acabou e da pior forma possível : os integrante da banda moveram uma ação na Justiça contra o seu empresário , STEVE MASSARSKY  , por ter supostamente desviado parte do pequeno lucro do disco , e o empresário acabou levando a melhor na Justiça........Às vésperas de completar 30 anos , sem dinheiro e desconhecida , Cyndi teria que se reinventar ..........



       A virada começou ainda em 1982 : por meio de seu empresário , DAVID WOLF ( que conheceu a cantora em uma apresentação em um bar noturno de Nova Iorque ) , Cyndi assinou contrato com a gravadora EPIC RECORDS e no início do ano seguinte gravou seu primeiro disco solo , com o título de SHE ´S  SO UNUSUAL , lançado em outubro de 1983  . Não é exagero afirmar  que esse foi um dos grandes êxitos da história da indústria fonográfica : das 10 músicas , quatro  tornaram-se mega sucessos e até hoje são lembradas ( estima-se que até hoje foram vendidas cerca de 22 milhões de cópias do disco ! ) . Quem viveu a década de 80 ou até quem não acompanha o trabalho da cantora mas já teve a oportunidade de ouvir alguma de suas músicas , com certeza já ouviu MONEY CHANGES EVERITHING , TIME AFTER TIME , ALL THROUGHT THE NIGHT e , principalmente , GIRLS JUST WANT TO HAVE FUN ( há cerca de um ano a música foi tema de um comercial da Wolkswagen ; o clipe original da música é impagável ! ) e há ainda a divertida e impagável SHE BOP ( a música aborda como tema a masturbação e mitos populares a respeito dela ) . Baixinha, de voz muito fina ( tecnicamente ela é soprano ) , irreverente , simpática , carismática , elétrica , espalhafatosa , uma boneca desengonçada e exótica .....essa também foia imagem que o disco deixou e que muitas pessoas têm até hoje da cantora .  Ainda em 1983 a cantora iniciou uma longa turnê  chamada THE FUN TOUR e que , tendo 111 shows , só terminaria em 1985 . Aliás o ano de 1985 marca o auge da cantora e , com certeza , foi um de seus anos mais movimentados : recebeu 4 prêmios GRAMMY , participou da legendária música WE ARE THE WORLD ( idealizada por MICHEL JACKSON e cujo lucro foi revertido em prol das vítimas da fome na África )  e do filme THE GOONIES , de ninguém menos que STEVEN SPEILBERG e considerado um dos ícones da década de 80 .  A cantora chegou a atuar no filme e foi responsável pela sua trilha sonora , gravando a música-tema , GOONIES R ´ GOOD ENOUGHT ( outro clipe impagável da cantora e que acabou sendo dividido em duas partes ) . O excesso de trabalho , aliado à problemas de saúde impediram que ela participasse do concerto LIVE AID ( concerto realizado em julho de 1985 , simultaneamente na Inglaterra e Estados Unidos , e com o mesmo objetivo de We Are The World ) e adiaram o seu próximo disco para  1986 .Na mesma surgiu a seguinte pergunta : QUEM É MELHOR , MADONA OU CYNDI LAUPER ?



      Lançado em outubro de 1986 , TRUE COLORS , não chegou a atingir o mesmo sucesso do disco anterior mas mesmo assim atingiu a impressionante marca de 9 milhões de cópias vendidas  e teve 3 grandes sucessos : a romântica música-título  e as dançantes CHANGE OF HEART e WHAT´S GOING ON ( originalmente gravada em 1971 pelo cantor norte-americano MARVIN GAYE ) . Também são destaques do disco a contagiante MAYBE HE´LL KNOW ( originalmente gravada em 1980 pela BLUE ANGEL BAND ) e BOY BLUE , que embora tenha um ritmo dançante é uma triste : ela é sobre um falecido amigo da cantora ,  vítima da AIDS . O ano de 1989 trouxe uma Cyndi Lauper diferente : menos espalhafatosa e mais madura artisticamente . Melhor trabalhado  que os discos anteriores , A NIGHT TO REMENBER não fez o mesmo sucesso que o disco anteriores , emplacando apenas um sucesso : I DROVE ALL NIGHT ( a música foi composta por ROY ORBISON , um dos astros dos primórdios do rock e que havia falecido no ano anterior ) . Mesmo assim rendeu 1 DISCO DE OURO à cantora , com a ilustre presença do cantor e guitarrista ERIC CLAPTON em suas gravações e o disco tem ótimas músicas , como HEADING WEST , MY FIRST NIGHT WITHOUT YOU , UNCONDITIONAL LOVE e a própria música-título . Também são de 1989 as primeiras apresentações da cantora em terras tupiniquins ( ela esteve aqui em mais 3 oportunidades ) , mas nem tudo foi um mar de rosas.......várias brigas com a sua gravadora acabaram adindo o lançamento do disco , a princípio em  1988 para maio de 1989  e nesse mesmo ano terminou a parceria tanto profissional quanto amorosa com David Wolf .



      Desde então Cyndi gravou mais 7 discos , mas esteve longe de repetir o seu momento de glória ( em 23 de fevereiro de 2014 , numa das típicas pegadinhas da internet , surgiu o boato de que ela teria morrido......)  , e entre eles estão dois ótimos discos : HAT FULL OF STARS , de 1993 ( o disco aborda temas polêmicos como aborto , violência doméstica, racismo e homo fobia ) e MENPHIS BLUES , de 2010 ( o trabalho mais recente da cantora e que contou coma participação do saxofonista brasileiro LÉO GANDELMANN ) . A  única exceção foi em 1994 , e mesmo assim uma coletânea de grandes sucessos da cantora . O disco trouxe duas novas versões de velhas músicas da cantora : I ´M GONNA BE STRONG ( gravada originalmente em 1980 , ainda na época da banda Blue Angel ) e HEY NOW , uma versão de GIRLS JUST HAVE MORE FUN , vendendo cerca de 5 milhões de cópias . Além da música , a produção de Cyndi tem sido intensa em outras áreas : é desde 1984 também atriz ( já atuou ou apareceu em 36 filmes , peças teatrais , seriados e programas de TV ) e também  roteirista , produtora e diretora de cinema . Também tem intenso ativismo social : a cantora é uma notória defensora e militante de movimentos em prol dos homossexuais e os lucros de várias de suas músicas foram revertidos em prol das pesquisas para o combate do câncer de mama e da AIDS . O  clipe da semana é da bela música A NIGHT TO REMEMBER . OUÇA UMA DAS VOZES QUE EMBALARAM  A DÉCADA DE 80 !


Nenhum comentário:

Postar um comentário