sexta-feira, 27 de março de 2015

Entrevista : VALMIR JOSÉ SANTHIAGO

Essa história começa no longínquo ano de 1759  e , para ser mais preciso , com a construção de uma modesta capela dedicada a São  João Batista . Ali  , na quela região conhecida como ITAPOCOROY ( palavra de origem indígena e que significa PARECIDO COM MURO DE PEDRA ) , surgiu uma das maiores armações de baleia  do Brasil . A cerca de 6 quilômetros da armação surgia também um modesto povoado e dali . talvez em breve , surgiria uma grande cidade ; doce ilusão........No início do século 19 , com a quase dizimação das baleias do litoral brasileiro , a armação acabou fechando e aquele modesto povoado acabou entrando em um prolongado período de decadência . Distrito de Itajaí desde 1860 , PENHA só conquistaria sua emancipação política em 1958 e só acordaria de seu secular sono em 1992 ; naquele ano foi inaugurado o mega empreendimento BETO CARRERO WORLD . Muitos dos filhos daquela pequena cidade litorânea  não esperaram tanto : ao longo das décadas de 60 e 70 um número expressivo de moradores locais acabou  migrando para outras cidades . Como tantas milhares de pessoas , não apenas de Penha , mas também de tantos recantos do Estado e do Brasil aquele rapaz escolheu Joinville para recomeçar sua vida e correr atrás de seus sonhos .......Aliando a paixão pela cidade que o acolheu e o adotou com a curiosidade própria de sua personalidade ele logo acabou se interessando pela história de Joinville ........Quem entra no centenário Mercado Público de Joinville não encontra apenas uma verdureira cheia de frutas e verduras gostosos e frescos mas também um dos guardiães  da memória de Joinville......Comerciante por profissão e historiador por paixão , hobby , curiosidade e dedicação , VALMIR JOSÉ SANTHIAGO ( FOTO ABAIXO )  é uma daquelas pessoas que remam contra a maré : em um país que despreza a educação , a cultura e a sua própria memória , em 18 de fevereiro de 2014 ele decidiu compartilhar de seus imensos conhecimentos e criou no facebook a comunidade virtual JOINVILLE DE ONTEM , que até a tarde de ontem ( 26 de março ) tinha o impressionante número de 15 , 291 membros ! A seguir , confira a nossa conversa com esta verdadeira formiguinha do resgate da história de Joinville :



     1- O QUE O LEVOU A VIR MORAR EM JOINVILLE ? QUAIS FORAM AS SUAS PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE A CIDADE ?

  • VALMIR - Bom o que levou a eu vir a morar em Joinville foi o fato de eu ter sido criado por meus avós maternos ,e como seus filhos moravam em três cidades distintas ,sendo Itajaí , ( FOTO ABAIXO )

  • Joinville e Santos , ( FOTO ABAIXO )

  • desta forma sempre eu estava visitando estas cidades junto com meus avós ,mas Joinville ficou mais marcado em mim mesmo quando pequeno eu em alguma oportunidade olhava do acostamento da BR próximo a ponte de Itajaí ( FOTO ABAIXO )

  • e pensava olhando para o sentido norte lá fica Joinville para lá eu vou morar um dia,desta forma sempre tive as melhores impressões sobre Joinville.

  • 2 - COMO SURGIU SEU INTERESSE PELA HISTÓRIA DE JOINVILLE ? QUE FATOS DA HISTÓRIA DE JOINVILLE VOCÊ DESTACARIA ? 
    VALMIR - Sobre o interesse sobre a História de Joinville,bem pelas andanças por estas três cidades mencionadas eu vivi momentos peculiares convivi em escolas diferentes pessoas com sotaques diferentes e tudo isto acaba ficando guardado em minha mente talvez isso tema sido preponderante para meu interesse pela História ,neste caso a História desta maravilhosa Cidade . ( ABAIXO , O ANTIGO COMÉRCIO TILP , QUE LOCALIZAVA-SE EM FRENTE A EMPADARIA JERK )


  • 19/São muitos fatos a destacar ,difícil enumera-los pois a História começa quase como um conto de fadas .tipo era uma vez um Príncipe e uma Princesa ( ABAIXO , GRAVURA DA PRINCESA DONA FRANCISCA E TAMBÉM UMA DAS PRIMEIRAS GRAVURAS RETRATANDO O QUE VERIA A SER JOINVILLE E QUE FOI PUBLICADA EM 1850 ) ,

  • que acaba despertando interesses de outros para a formação desta magnifica Cidade ,o que eu destaco a luta é o trabalho árduo de bravos homens e mulheres que nos propiciaram a Joinville de Hoje .




  • 3- O QUE O LEVOU A CRIAR UM GRUPO VIRTUAL SOBRE A HISTÓRIA DE JOINVILLE ?  TEM PROJETOS COM RELAÇÃO AO FUTURO DO GRUPO JOINVILLE DE ONTEM ? 
    VALMIR - A ideia de criar este Grupo vem da primícia de um amor por Joinville ,meus pés aos seis anos pisaram este solo ,e hoje aos 55 anos continuam pisando, sobre os Projetos eu não os tenho no momento ,mas eles podem surgir sim e ao seu tempo então conheceremos.( ABAIXO , O ANTIGO CINE NICODEMUS , MAIS TARDE , CINE PALÁCIO )


  • 4 - EM POUCAS PALAVRAS , COMO VOCÊ DEFINIRIA A PALAVRA HISTÓRIA ?
    Sobre definir a História , simplesmente falando é um conjunto de conhecimentos relativos ao passado da humanidade e sua evolução ,

  • mas é muito mais do que isso ,a História é algo que nos abraça nos acalenta ,refletimos sobre e sob ela,ela nos faz viajar,é como um pai que segura a mão de seu pequeno filho e começa a dar explicações , a História revela um tempo ,e é neste momento que percebemos que devemos tributar nosso respeito aos que nos precederam aos que marcaram um tempo.


  • 5 - POR ÚLTIMO , QUE MENSAGEM DEIXARIA AOS LEITORES DO ALAMEDA CULTURAL ? 
    VALMIR - Aos Leitores do Alameda Cultural eu diria que História é Cultura ,que a História esta intrínseca em nós ,fazemos parte dela ,nós somos História ,um forte abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário