terça-feira, 10 de março de 2015

O Bem de Nossa Cidade

Eles fizeram uma vasta e produtiva quantidade de grandes realizações na maioria das áreas tanto da cultura quanto da ciência , revelaram sábios como SÓCRATES , ARISTÓTELES e PLATÃO , artistas como a poetisa SAFO e o autor de peças teatrais ÉSQUILO e criaram a DEMOCRACIA , o conceito de CIDADANIA e a FILOSOFIA mas jamais formaram um império..........Curiosamente a GRÉCIA só foi unificada em 338 antes de Cristo , e em virtude de uma invasão estrangeira : o IMPÉRIO MACEDÔNIO conquistou a região . Durante séculos viveram divididos em milhares de cidades-estados ,as PÓLIS , cuja  cidadania ( o direito de votar , ser votado e ocupar cargos públicos era restrito a uma pequeno grupo de pessoas : homens livres , geralmente membros das elites locais . Embora em número reduzido , os cidadãos deveriam ser leias às suas cidades : quem cometesse algum ato contra os interesses de sua cidade era exilado.......Aliás , como tantas outras palavras ,o termo IDIOTA é de origem grega e era usado para se referir às pessoas que não tinham interesse pelos assuntos de sua cidade ........( que nome os antigos gregos dariam á quem depreda o patrimônio público e vende seu voto ? .......)  . O que acabou de ser descrito mostra a importância que as cidades tinham para os antigos gregos . Embora , por questões históricas e políticas , façamos parte de um mesmo e imenso país , qual é a relação que temos com quem vive , por exemplo , na cidade paraense de Santarém ? Mesmo em Santa Catarina , com seus pouco mais de 95.000 quilômetros quadrados as diferenças são enormes : por exemplo , o modo de vida de um habitante de Florianópolis é completamente diferente de um morador de São Miguel  do Oeste .........E é justamente as cidades o tema da crônica de hoje , de autoria do escritor ROBERTO SZABUNIA . CONFIRA :

"Sem pensar muito , leitor-leitora , responda com sinceridade : você quer bem a sua cidade ? Refiro-me aqui não apenas aos lugares onde você vive hoje , mas a todos por onde passou . Darei a minha primeira resposta : sim , eu amo minhas cidades , desde Rio Negrinho , ( FOTO ABAIXO )



 onde nasci e me criei ; São Paulo , ( FOTO ABAIXO )



a metrópole que me abrigou algum tempo e onde exerci pela primeira vez o direito-dever cívico de votar ; Joinville ( FOTO ABAIXO )



que me acolheu há tempo tempo , me deu trabalho , onde formei um novo núcleo familiar e de onde dificilmente sairei ; se um dia me mudar novamente será para Piçarras , a 'minha praia ' , ( FOTO ABAIXO )



 onde fiz tantos novos amigos , lugar que me faz sentir em casa , pequeno por natureza , cosmopolita por alguns meses . Posso acrescentar ainda São Francisco do Sul ( FOTO ABAIXO )  , lar atual da minha mãe ( e terra natal da mãe dela ) .



    Temos uma nacionalidade espalhada por 27 unidades federativas ; pertencemos a um Estado maravilhoso , mas é nos seus 295 municípios que vivemos . Cidadania é pertencer , amar e respeitar uma cidade antes de tudo . Da minúscula Bombinhas , com seus 36 quilômetros quadrados , ( FOTO ABAIXO )



 à enorme Lages cobrindo mais de 2.600 quilômetros quadrados ; dos 1.450 vizinhos de Santiago do Sul ( FOTO ABAIXO )



ao meio milhão aqui em nossa volta ; das raias à Serra , do Planalto às planícies ; do 'ichetpô' manezinho ao ' índio blueno ' itapiranguense ; ( ABAIXO , FOTO DE ITAPIRANGA )



 do alemão , do italiano , do polaco ; de todos , enfim , que aqui nasceram ou escolheram terras catarinenses , é nas cidades que eles vivem .



    E o que é ser 'Bem Joinville ' ou outra cidade ? Fácil : é ser do bem . É respeitar o patrimônio público e a propriedade alheia ; é manter a cidade limpa ; é respeitar os mais velhos ; é trabalhar e pagar em dia seus impostos ; é ser cidadão , cumprindo deveres e exercendo o direito de cobrar direitos . É denunciar o desrespeito , a incivilidade , o pouco caso , a desonestidade........



Sempre que vejo um muro ou ma parede pichados ,dá um misto de raiva e tristeza . Sinceramente não gosto da ideia de dividir espaço com vândalos . Um sujeito que suja a parede com garranchos incompreensíveis não é cidadão , assim como não é o cara que detona uma lixeira , pisoteia um canteiro, chuta um cão ou vende  seu voto .



   Mas é com bons sentimentos que iniciei esta crônica , e é com eles que encerro . Eu sou Bem Joinville - e Rio Negrinho , São Paulo , São Chico e Piçarras . Amo minhas cidades , acompanhe-me cidadão . "


Nenhum comentário:

Postar um comentário