terça-feira, 3 de março de 2015

Feche A Torneira !

Já comentamos sobre ela inúmeras vezes e não custa anda mais vez comentar mais uma vez sobre esta palavra mágica : EDUCAÇÃO . Ela não apenas abre todas as portas , gera oportunidades , é fundamento básico para o desenvolvimento e prosperidade de uma nação e trona uma sociedade mais justa e igualitária como também é responsável pela QUALIDADE DE VIDA . E a qualidade vida passa obrigatoriamente por um planeta preservado , afinal a TERRA é nossa única casa e somos apenas HÓSPEDES  dela e não DONOS .........Dizem os mais pessimistas e alarmistas que a próxima guerra mundial será pela posse da água , e pelo maneira irresponsável com que a espécie humana trata o planeta  , é bem possível que isso aconteça .......Para evitar que esse pesadelo se torne algo real pequenos gestos são fundamentais , como por exemplo , não deixar a torneira aberta ao fazer abarba ou escovar os dentes . Isso evita o desperdício desnecessário de centenas de litros de água e a crise de água em várias regiões do país e do mundo prova que suas fontes são FINITAS e que as atitudes de muitas pessoas devem ser repensadas . Na crônica de hoje o experiente jornalista ROBERTO SZABUNIA comenta esse tema tão importante . CONFIRA :

"Vejam que boa notícia :  terça-feira o sistema Cantareira ( FOTO ABAIXO )  , manancial que abastece de água a Grande São Paulo ,



 teve o maior aumento de nível desde o início da atual crise hídrica : 0, 5 % . É isso mesmo minha gente :meio ponto percentual ! A essa altura algo a se comemorar , e efusivamente . De fato , na terça-feira gorda as páguas rolaram ; e não foi cerveja ou cachaça , foi água mesmo , de chuva-claro que , como sempre , a chuvarada causou todo aquele estrago de sempre na capital paulista e cidades do entorno ;



 e vejam só como a morbidez predomina : nos telejornais , mais espaço e importância foram dados  aos prejuízos do que aos benefícios da chuva . Enfim , sem deixar de lamentar os danos sofridos pelo povo , comemoremos a subida do nível dos reservatórios , mesmo que irrisório .



   Isso tudo não se configuraria em crise hídrica , se a humanidade fosse um pouco mais consciente . Ouço e leio esses dados desde que cursava o ginásio : ainda que 70 % da superfície terrestre sejam cobertos de água , apenas 2, 5 % são de água doce ; 99, 7 % desse volume estão concentrados na forma de geleiras cobertas de neve



 e águas subterrâneas . Ou seja : apenas 0,3 % desse recurso próprio para consumo está disponível em rios e lagos .



   Mesmo assim uma pequena percentagem seria suficiente para abastecer a vida na Terra caso ação do homem não fosse predatória . Digo mais : além de predatória , inconsequente . Por que ? ora , se os dados são conhecidos há tanto tempo , e se o desperdício é histórico , faltou prevenção . Como esforço de prevenção , refiro-me tanto a combater o desperdício e investir em captação de mananciais subterrâneos e em processos de desalinização .



   Sinceramente não me recordo,  no tempo de infância e juventude , de ter testemunhado campanhas anti desperdício . O leitor que me acompanha neste espaço sabe do imenso apreço que nutro pelo estabelecimento de ensino no qual fiz carreira escolar em Rio Negrinho ( FOTO ABAIXO )



, sempre considerando-o uma extensão da família . pois bem , devo admitir : já que na época os castigo era admitido , as queridas irmãs do Educandário Santa Terezinha poderiam ter aplicado mais rigor nas punições ao desperdício de água . Uma das diversões da piazada - e quem estudou lá pôde testemunhar - era abrir ao máximo as torneiras do bebedouro , daquelas viradas para cima , com muita pressão , e tentar molhar os meninos . Mais tarde as torneiras foram trocadas por outras com menor pressão , mas aí era só colocar o dedo no bocal que a água espirrava longe .



   É só um exemplo de uma pequena cidade . Agora , multiplique essa brincadeira pelos colégios do país inteiro , e ela deixa de ser inocente . Na época não tínhamos TV para disseminar campanhas , mas havia o rádio , presente em em todos os lares ; além disso , o próprio currículo escolar poderia incluir o tema ' desperdício de água ' , alertando as crianças para o risco da escassez . Aliás , em tempos de ' pátria educadora '  ( ABAIXO , ESCOLA PÚBLICA EM 1975 , ÉPOCA DA NADA SAUDOSA DITADURA ) , o assunto deveria ganhar mais destaque nos sistemas de ensino .



    Bem , lá se foi o espaço de hoje , e muito há ainda a extrair deste manancial de debates ( aqui , claro , é proibido economizar ; quanto mais ideias jorrarem melhor ) . "


Nenhum comentário:

Postar um comentário