sexta-feira, 27 de março de 2015

Viagem Musical : Musa Olímpica

A partir de 30 de outubro de 2007 , data do anúncio  do Brasil como país-sede da Copa de 2014 , uma pergunta tornou-se comum : Que legado a Copa deixará para o Brasil ? Agora , exatamente 8 meses e 14 dias após o término da Copa , infelizmente podemos responder que praticamente não houve legado algum . Caso você faça a mesma pergunta para um espanhol , só que tendo como motivo do questionamento a OLIMPÍADA DE 1992 , provavelmente ele a lembrará saudoso e orgulhoso e apontará não um mas vários legados . A começar pelo próprio resgate da auto estima : a realização da Olimpíada naquele país simbolizou o reerguimento de uma nação após séculos de atraso , incluindo um longo e tenebroso inverno vivido entre 1939 e 1975 , período em que o general-ditador FRANCISCO FRANCO ( 1892-1975 ) governou aquele país com mãos de ferro . Mas sem dúvida a grande vencedora foi a cidade-sede daquela Olimpíada : BARCELONA . A realização do evento provocou quase que a total mudança da infra-estrutura da cidade e ajudou a acrescentar um expressivo número de turistas a uma cidade banhada pelo mar Mediterrâneo e que é um centro turístico por excelência . Mas um dos fatos mais lembrados até hoje não é um recorde ou grande façanha esportiva mas sim a própria música-tema da Olimpíada : AMIGOS PARA SEMPRE . Para a honrosa missão de cantá-la foi escolhida a cantora cubana  GLORIA ESTEFAN , que numa demonstração de humildade e auto crítica e julgando o timbre de sua voz não ser o adequado para a música , acabou declinando do convite . Em seu lugar , com a honra não apenas de cantar a música como também de dividir as luzes e o palco com o tenor espanhol JOSEP CARRERAS , foi escolhida uma cantora e atriz inglesa até bastante conhecida nos Estados Unidos e Europa mas uma ilustre desconhecida para o grande público ........Em 25 de  julho  de 1992 , data da cerimônia de abertura da Olimpíada , a imensa maioria das cerca de 2 bilhões de pessoas que acompanharam o evento puderam saber quem era SARAH BRIGHTAMN ........



      A trajetória até tornar-se a musa da Olimpíada de Barcelona ( ou seria a encarnação de uma das antigas deusas gregas ? ) começou em 14 de agosto de 1960 , quando nasceu aquela que seria a mais velha dos filhos de um casal de classe média da pequena cidade de BEKHAMPTSTEAD , localizada nas proximidades de Londres . Desde os 3 anos a menina já demonstrava interesse pela atividade artística , tendo aulas de ballet  , e com apenas 12 anos já participava de uma peça teatral musical chamada I AND ALBERT , encenada em um teatro de Londres . Pouco depois ela começou a ter aulas de canto mas profissionalmente a sua carreira artística só começou em 1978 . Na época a febre da chamada disco music tomava de assalto o mundo e na Inglaterra não foi diferente : Sarah fez parte de um grupo de dança e música chamado HOT GOSSIP e que em uma curtíssima existência de um ano gravou 3 discos e emplacou um sucesso : I LOST MY HEART TO A STARSHIP TROOPER , sendo que Sarah chamou mais a atenção por seus atributos físicos do que pelo seu imenso talento . Mesmo sendo muito jovem , a cantora logo percebeu que tanto o seu sucesso quanto a própria febre da disco music eram passageiros e acabou tornando-se atriz de peças teatrais musicais . Nessa fase da carreira de Sarah , e que vai de 1979 a 1990 , vários fatos merecem registro : o seu primeiro contato com a música lírica ( um dueto com o tenor espanhol PLACIDO DOMINGO no musical REQUIEM , de 1985 ) , a primeira de suas 4 participações em filmes ( A VIÚVA ALEGRE , também de 1985 , e uma adaptação de uma opereta de mesmo nome ) , o seu primeiro disco solo ( THE THREES THEY GROW SO HIGH , de 1988 ; trata-se de um disco de música folk , tendo apenas voz e piano ) e o estrondoso sucesso do musical O FANTASMA DA ÓPERA , que estreou em Londres em 1986 e que teve justamente Sarah como a sua protagonista .



       O ano de 1990 acabou sendo um divisor de águas em sua carreira : naquele ano ela gravou seu primeiro disco pop , chamado AS I CAME OF AGE . A exceção de AMIGOS PARA SEMPRE , o período que vai de 1990 a 1993 foi para Sarah uma época de estudos e aprimoramento de suas técnicas vocais . Disposta a iniciar uma nova fase em sua carreira ,  em 1992 ela mudou-se para Los Angeles e lá conheceu o compositor e produtor musical FRANK PETERSON . Ele tornou-se conhecido por obter sucesso misturando a música erudita com um som mais popular e comercial , e era isso que Sarah queria : atingir um público mais amplo , sem se afastar da música lírica . A  parceria com Frank Peterson foi até 2008   e desde 1993 a cantora já gravou 7 discos , e com os mais variados estilos : pop , jazz , música árabe , música natalina , música religiosa e até rock gótico ! Desde 1999 os shows não se limitam a apenas  serem concertos mas também são GRANDES ACONTECIMENTOS : muita luz , colorido , dançarinos , efeitos especiais e participações de orquestras sinfônicas ; sendo que a cantora não se apresenta apenas em grandes e aristocráticos teatros mas também em locais inimagináveis para um espetáculo artístico : em 2009 , por exemplo , ela se apresentou em uma pirâmide localizada na antiga cidade maia de CHCICHÉN ITZÁ , no México .........Os números de Sarah são respeitáveis : até hoje ela vendeu 30 milhões de discos e 2 milhões de DVDs , recebendo  160 discos de ouro e platina em 34 países ! No ano 2000 , por exemplo , ela vendeu mais discos  que 2 tradicionais campeões de vendas : ELTON JOHN e ROLLING STONES . Esses números tornam-se ainda mais impressionantes sabendo-se que mesmo fazendo um som mais pop e comercial ela jamais deixou de ser uma cantora lírica  e , como se sabe , esse é um gênero musical com um público bem seleto . O clipe da semana é da bela  e épica AMIGOS PARA SEMPRE . OUÇA A MUSA OLÍMPICA !


Nenhum comentário:

Postar um comentário