terça-feira, 21 de abril de 2015

Aplausos

O carioca CARLOS LEONAM ROSADO PENNA é o típico exemplo de pessoa que escolheu a faculdade errada : formado em Direito , jamis exerceu a profissão . Ainda como estudante universitário , descobriu a sua verdadeira vocação : O JORNALISMO . Talvez passagens por vários órgãos de imprensa importantes como como o extinto JORNAL DO BRASIL , o jornal O GLOBO e as revistas VEJA e O CRUZEIRO ( desde 1996 escreve uma coluna para a revista CARTA CAPITAL ) . Tornou-se também fotógrafo e documentarista : foi um dos responsáveis pelo histórico e saudoso cine-jornal CANAL 100 , exibido nas salas de cinema entre 1964 e 1986 , e também um dos responsáveis por vários documentários , como os a respeito da Copa de 1974 e sobre o piloto ÉMERSON FITTIPALDI  ( produzido em 1973 ) . Autor de 2 livros , também atacou de ator : tendo breves participações nos filmes GAROTA DE IPANEMA ( 1967 ) e BAR ESPERANÇA ( 1983 ) . Mas não foi por nenhuma dessas atividades que ele acabou chamando a atenção .......Corria o verão de 1969 e ele se encontrava no posto 9 da praia de IPANEMA  quando , de repente , maravilhado com o espetáculo do pôr do sol  , passou a aplaudi-lo e outras pessoas que estavam próximas a ele naquele momento também fizeram o mesmo ........Virou tradição : num misto de admiração com um fenômeno da natureza com o bom humor típico do povo carioca , muitos dos frequentadores daquela praia repetem aquele gesto . Mas , afinal , o que fez as pessoas , baterem as palmas de suas mãos ,  em sinal de aprovação , boa educação , incentivo , por vezes ironia ou admiração , como no caso que acabamos de descrever ? Trata-se de um gesto milenar : na antiga Grécia , por exemplo  e assim como em Roma , ocorriam lutas de gladiadores e em caso de empate eles passavam a dar cabeçadas um no outro . Batendo as palmas de suas mãos , a plateia estava reproduzindo essas cabeçadas e , portanto , incentivando a continuação da luta ......Na crônica de hoje , o escritor  JURA ARRUDA  faz uma breve viagem no tempo para explicar esse gesto tão antigo e comenta também sobre um fato bastante inusitado e divertido relacionado a isso . CONFIRA :

"Assim que terminou o discurso , o deputado recebeu aplausos .



 Tão logo entoou a última nota a cantora foi aplaudida  de pé . Por mais longo que fosse o discurso , aplausos calorosos saudavam o novo membro da Academia de letras de uma cidade qualquer . Terminada a partida , os jogadores desabaram no gramado , exaustos e vitoriosos , da arquibancada essa multidão aplaudia .



    O ato de bater as palmas das mãos em sinal de aprovação existe há pelo menos 3 mil anos , segundo matéria da revista ' Mundo Estranho ' . Engana-se , se pensa que nasceu para isso . A mesma revista informa que ' nessa época o gesto era essencialmente religioso  , popularizado em rituais pagãos de diversos povos ( ABAIXO , RITUAL VIKING )



  como um barulho destinado a chamar a atenção dos deuses  . No teatro grego , os artistas pediam à plateia que invocassem os espíritos protetores das artes . ' ( ABAIXO , REPRESENTAÇÕES DE DEUSES GREGOS )



    Aplauso , portanto , surgiu como forma de evocação , não de aprovação . Pois bem , hoje batemos palmas para aprovar , não para evocar .



 A menos que você tenha hábitos esotéricos e dance evocando um deus ou um espírito . Neste caso , contudo , pode ser que as palmas apenas marquem o ritmo da música e não sejam usados essencialmente como instrumento espiritual .

    O costume chegou ao Império Romano . Conta-se que Nero ,



 preocupado com a repercussão de suas aparições públicas  carregava consigo uma claque  com mais de 5 mil soldados e cavaleiros . Trocando em miúdos , 10 mil palmas a baterem entusiasticamente com com suas palavras . A política fazendo seu jogo já naqueles tempos .

    Recentemente , estava em uma reunião , ao lado de um velho amigo . Em um determinado momento , pediu-se aplausos para alguém que havia trabalhado com o grupo e , agora , seria substituído . Grande ovação . Dezenas de mãos chocando-se umas com as outras .



 Meu amigo , ardil sussurrou em meu ouvido : ' Estão batendo palmas por quê ? Ele só fez o trabalho que tinha que fazer . '

    Não respondi de imediato . Pus - me a pensar :



a turma aplaudiu em sinal de aprovação ao trabalho bem feito ,mas pode ser que houvesse ali uma atitude de evocação para que as coisas se ajeitem com a mudança . Vai saber .Olho para as minhas palmas  , onde jaz um pernilongo .



 Não foi essa a minha intenção . Aplaudi para não parecer mal -educado , para fazer parte do grupo . Que tremenda falsidade ! Aplauso mal  faz mala alguém ? Creio que não . A ninguém  que não seja pernilongo . "


Nenhum comentário:

Postar um comentário